QUAL A PROFUNDIDADE MÍNIMA DAS BANCADAS DE BANHEIRO

Questão:  Comprei uma cuba redonda de 42 x 42 cm. Qual seria o tamanho ideal de profundidade do gabinete? Até quantos centímetros a cuba pode passar para fora do gabinete?”

Resposta: A profundidade mínima das bancadas de banheiro depende de vários fatores, e é uma dúvida muito freqüente pois é comum que não exista muito espaço disponível para fazer as bancadas. Mas alguns pontos precisam ser respeitados:

– Posição da válvula e tipo de sifão: O ralo da cuba precisa ser posicionado de uma forma que seja possível instalar o sifão que o liga à parede. Quando o sifão é rígido, esse ponto tem uma medida certa, determinada pela profundidade do sifão. Nesse caso, a bancada acaba tendo que ter pelo menos 55cm de profundidade, dependendo também das dimensões da cuba. Porém é possível usar sifões flexíveis, com os quais o furo do ralo pode ficar mais próximo da parede, na medida que se desejar.

– Tipo de torneira a ser utilizado: Se a torneira for de mesa, é preciso que ela caiba entre a cuba e a parede, e para isso, dependendo do modelo da torneira, cerca de 12cm são suficientes. Se ela for de parede, essa medida pode ser reduzida para cerca de 4 ou 5cm, apenas permitindo que seja possível fazer a limpeza da parte de trás. Para manter essa distância mínima, além da torneira de parede pode ser usada uma torneira na bancada mesmo, porém na lateral da cuba, ao invés de atrás.

– Tipo e forma da cuba a ser utilizada: A maneira de economizar o máximo de espaço e ter uma bancada com a menor profundidade possível, é utilizar a cuba de parede, para deixar a bancada independente, com a profundidade que se desejar, já que ela não é necessária, nesse caso, para apoiar a cuba. A segunda opção é usar uma cuba de apoio com base menor do que a parte superior, com uma parte dela avançando para a frente, contanto que o furo para ligar o ralo ao sifão fique a pelo menos 10cm de distância da frente da bancada. Essa distância é necessária para não deixar a cuba avançando demais, a ponto de deixar a base para fora, e também para não deixar a bancada com um filete muito pequeno entre a ponta e o furo, que possa eventualmente se quebrar. Cubas de embutir precisam ficar totalmente contidas na bancada, com pelo menos 7cm de borda se a bancada for de pedra.

– Espaço disponível para circulação e abertura da porta: Se todas essas medidas forem tomadas, do ponto de vista da bancada da cuba está tudo certo. Porém às vezes a porta está tão perto da cuba que é preciso tomar cuidado também com o modelo utilizado e até com a posição do ponto de água na parede, para que nem a bancada nem a cuba fiquem no caminho. E em relação à passagem de pessoas, a medida mínima para garantir um certo conforto é de cerca de 70cm entre o final da bancada e a parede oposta.

PROFUNDIDADE BANCADA BANHEIRO

Então, no exemplo da questão acima, com a cuba de 42cm, se ela for do tipo que tem a base menor e a torneira utilizada for de parede ou na lateral, a profundidade mínima da bancada deverá ser de 38cm, para deixar os 5cm na parte de trás e os 10cm entre o furo e a ponta da frente da bancada. Isso deixa a ponta da cuba avançando 8cm em relação ao limite frontal da bancada, o que não tem problema contanto que a base da cuba fique inteira sobre a bancada. Mas se a torneira tiver que ficar atrás da cuba, a profundidade total da bancada aumenta então para 46cm, pois o espaço entre a cuba e a parede passa a ser de 12cm ao invés de 5.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

5 comentários em “QUAL A PROFUNDIDADE MÍNIMA DAS BANCADAS DE BANHEIRO”

  1. Boa noite. Antes de mais nada, meus parabéns pelo portal, que está repleto de dicas valiosíssimas!

    Estou com um problema para a reforma do banheiro, cujas medidas são 1,90 m X 1,50 m. Tenho de distribuir em 1,90 m de parede a bancada, o vaso sanitário e o box (que atualmente tem a largura de 0,70 m). A parede (1,50m) onde está o basculante não pode ser modificada, tendo em vista restrições em trocar o revestimento externo do imóvel.

    As medidas possíveis que vejo são 0,50 m para a bancada, 0,55 m para o vaso sanitário e 0,85 m para o box. Vi na internet que as medidas mínimas ideais seriam 0,55 m para a bancada, 0,30 m para cada lateral do vaso sanitário e 0,90 m para o box.

    Mas eu queria colocar um nicho vertical de medidas aproximadas de 0,30 m largura X 0,90 m ou 1,00 m de altura (a mesma altura do espelho) acima do vaso sanitário, na parede, mas não consigo visualizar algo harmônico.

    Enfim, seria possível sugerir outra distribuição das peças a fim de aproveitar melhor o pequeno espaço de que disponho? Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *