QUANTIDADE IDEAL DE SOL NAS CONSTRUÇÕES

Existe um mito na hora de construir que supõe que quanto mais sol bater nos ambientes, melhor. Isso não é verdade, porque a falta de sol é ruim, mas o excesso de sol também pode ser.

Por que ausência de sol nos ambientes é ruim

Ambientes que não recebem luz solar tendem a ser mais úmidos, além de frios. E por essas condições acabam sendo propícios para a presença de micro organismos que causam alergias e outros problemas. Por isso não são ideais para a saúde e o bem estar. Se for preciso ter ambientes sem luz do sol, então, melhor que sejam banheiros ou outros ambientes de pouca permanência.

Por que muito sol nos ambientes é ruim

Se ausência de sol nos espaços é ruim, o excesso dele também, porque calor demais também incomoda e faz mal para a saúde de outras formas, seja por insolação ou por excesso de radiação ultravioleta, por exemplo.

Quantidade ideal de sol nas construções

A quantidade ideal de sol nas construções pode ser obtida com alguns cuidados simples mas essenciais na hora de projetar. Eles têm a ver principalmente com a posição, a quantidade e o nível de proteção das aberturas ou janelas.

Quantidade e proteção das janelas

É ótimo quando a construção tem muitas aberturas, porque assim ela fica mais ventilada e mais integrada com a área externa, Então elas ajudam muito a criar bem estar nos ambientes. Mas se essas aberturas ou janelas receberem muito sol, o espaço interno pode acabar ficando quente demais. Principalmente se não tiver muita ventilação natural.

janelas com brise solar

Por isso o ideal é dosar a quantidade de aberturas, ou então deixá-las protegidas de alguma forma. Essa proteção pode ser uma varanda, por exemplo, ou então brises solares, que são como se fosse uma persiana que fica na própria janela, podendo se movimentar de acordo com a posição do sol ou então só criando uma proteção fixa mesmo. Assim é possível continuar tendo a visão do ambiente externo mas sem tanta incidência de sol.

varanda brise solar

Outro jeito de proteger as janelas é usar películas anti radiação UVA e UVB ou então persianas screen, que também bloqueiam esses raios e mantêm uma certa visibilidade.

Posição das janelas

A quantidade de sol que bate em uma abertura tem a ver com a posição que ela está em relação ao sol. Aqui no Brasil, a face da construção que mais recebe sol é a norte, que pega sol o dia todo. Já a leste recebe sol só de manhã, quando o sol nasce, enquanto a oeste pega sol à tarde, quando o sol se põe. A face sul é a que fica do lado oposto ao movimento do sol, então não recebe luz solar em nenhum horário.

E se a dose ideal de sol nas construções é uma quantidade intermediária, nem de menos nem demais, é preciso então tomar muito cuidado com as faces sul e norte. A face sul porque só serve para ambientes de baixa permanência, já que ficam sem sol nenhum. E a face norte porque pode ficar com sol demais, então melhor ter algum tipo de proteção nas janelas se elas ficarem voltadas para esse lado. (Veja também: “Posição do Sol em Relação ás Construções“)

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *