TELHA SANDUÍCHE TEM ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

A telha sanduíche é composta por grandes chapas metálicas ao invés de várias pequenas telhas. É parecida, nesse sentido, com as telhas de amianto ou de fibrocimento. Porém com muitas vantagens em relação a elas.

Tipos de telha sanduíche

A telha metálica conhecida como sanduíche na verdade mais eficiente é sua versão dupla, ou seja, com duas chapas de aço galvanizado ou galvalume e um material isolante no meio. Esse material pode ser poliuretano ou poliestireno, também chamado de isopor.

Mas existe também a versão simples desse tipo de telha. Esse tipo, mais econômico, tem uma camada externa de chapa de aço ou galvalume, mais o material isolante no meio e apenas uma folha de alumínio na parte interna.

Vantagens da telha sanduíche

A telha sanduíche tem várias vantagens em relação às telhas comuns e principalmente em comparação com as telhas de amianto ou telhas metálicas comuns. Entenda cada uma delas:

– Isolamento térmico

As telhas em formato de chapa normalmente absorvem muito calor, deixando os ambientes muito quentes. A telha sanduíche, por outro lado, confere isolamento térmico até maior do que as telhas cerâmicas, por exemplo. Isso acontece pela presença de uma camada de material isolante. (Ver também: “Tinta Térmica“).

Imagem: Zacelis

– Isolamento acústico

O índice de isolamento térmico desse tipo de telha pode ser de até 90% em ambientes fechados. Esse valor é maior do que o encontrado em outras telhas com valor similar, e representa uma boa economia ao tornar desnecessário o ar-condicionado, em alguns casos.

Além de isolamento térmico, a telha sanduíche tem também um bom isolamento acústico. Ela limita a quantidade de sons externos que entram no ambiente, e também dos que saem. Por isso é uma boa opção para locais muito barulhentos ou então que produzam muito som, como salões de festas, bares ou estúdios musicais.

– Material impermeável

Por ser um material impermeável, o aço galvanizado não apresenta grandes riscos de ter goteira, ou de acumular umidade. Além disso, as telhas sanduíche não corroem nem enferrujam.

Imagem: Solusol Toldos

– Possibilidades de medidas

A telha sanduíche é feita sob medida, do tamanho que se quiser. Isso confere grande versatilidade e também elimina as sobras. Ou seja, o material gasto é apenas o necessário, sem precisar de recortes que deixam pequenas partes da telha sem uso.

Imagem: Brasitelhas

– Possibilidades de inclinação

Outra característica que deixa a telha sanduíche bastante versátil é sua inclinação, que pode ser de 5 a 55%. Essa possibilidade de inclinação tão baixa é o que costuma ser interessante em outras coberturas feitas com grandes chapas. Porém nas outras opções existe o problema de acúmulo de calor e de ruídos, enquanto na telha sanduíche existe o isolamento muito maior.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Um comentário em “TELHA SANDUÍCHE TEM ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *