TIPOS DE COLCHÃO

Quando pensamos em colchão, normalmente a primeira coisa que vem à cabeça é o tamanho. (Ver também “Medidas dos Colchões“) Mas ao começar a pesquisar para comprar surgem também algumas palavras misteriosas quanto ao tipo de composição do colchão, como bonnel, pocket, entre outras.

Na verdade, os colchões podem ser de mola ou de espuma, para começar. Mas as molas podem ser de dois tipos:

– Molas bonnel ou nanolastic: São dois nomes para o mesmo sistema de molas, que consiste em uma única peça na cama toda, ou seja, uma mola contínua por todo o colchão. Clique aqui para ver colchões com mola bonnel na loja.

– Molas pocket ou ensacadas: São molas separadas umas das outras em pequenos sacos isolados, por isso o nome, e tem como vantagem o fato de impedirem que o colchão chacoalhe inteiro quando alguém se movimenta ou senta na cama. Clique aqui para ver colchões com mola ensacada na loja.

Já os colchões de espuma são mais leves e não possuem o risco de começarem a fazer barulho de molas rangendo no futuro, mas em compensação se não forem de qualidade ou não tiverem a densidade adequada podem ficar com áreas afundadas onde se deita. De qualquer forma eles tendem a ficarem mais macios com o passar do tempo. E a densidade é a concentração de espuma de dentro do colchão, que varia de acordo com o peso e altura de cada um e determina a rigidez do colchão. Quanto maior a densidade, maior a rigidez e estabilidade. Clique aqui para ver colchões de espuma na loja.

Em geral, os colchões de densidade 23 são indicados para pessoas que pesem até 50Kg, os de densidade 28 para pessoas com 50 a 75Kg, os de densidade 33 para 75 a 95Kg e densidade 45 para suportar mais de 95Kg. Mas pode ser escolhida uma densidade maior do que a necessária caso se goste de colchões mais firmes. O que não é indicado é optar por uma densidade menor do que a mínima, pois a espuma logo se estraga nesse caso.

pillow-top-pfrioPillow Top – Clique para ver pillow tops avulsos na loja.

Existem também colchões de mola que possuem o chamado “pillow top” na parte de cima, que é uma camada extra para deixar o colchão mais macio. Essa parte é feita de espuma, por isso na descrição de um mesmo colchão pode aparecer o tipo de mola, referente à parte de baixo, e também a densidade da espuma, referente à parte de cima, que fica visivelmente separada mas é presa no colchão. É possível adquirir o pillow top separadamente, e colocar sobre o colchão.

colchão inflavel mbClique para ver colchões infláveis na loja.

Existem ainda os colchões infláveis, para uso menos frequente, pois são menos resistentes mas muito práticos e econômicos, ideais para quando o colchão precisa ser levado de um lugar para outro.

Imagem de capa: Pixabay

Vídeo “Tipos e Tamanhos de Colchão”

Veja no vídeo abaixo um resumo sobre os tipos e tamanhos de colchão existentes no mercado:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

3 comentários em “TIPOS DE COLCHÃO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *