TIPOS DE CUBAS

As cubas são uma peça chave na decoração dos banheiros. Elas são classificadas de acordo com a forma que são fixadas na bancada ou na parede.

Veja no vídeo abaixo as principais diferenças entre as cubas:

  • CUBAS DE EMBUTIR

Modelos mais tradicionais de cuba, são coladas na parte de baixo da bancada, ficando assim totalmente embutidas. Pode existir um gabinete ou um perfil sob a bancada para esconder o fundo da cuba, para não deixá-lo aparente e sem acabamento.

cubas embutidas

  • CUBAS DE APOIO

Cubas de apoio são aquelas que ficam inteiras sobre a bancada, e são muito procuradas por conferirem mais leveza e estilo aos ambientes. Muitas vezes é dito que este tipo de cuba é mais funcional e mais adequado para pequenos espaços por não ocupar o espaço do armário sob a pia. Porém, quando é utilizada uma cuba de apoio, a bancada tem que ficar mais baixa, fazendo com que a área do armário diminua da mesma forma.

cubas de apoio

  • CUBAS DE SOBREPOR

Muito confundidas com as cubas de apoio pelo seu nome, as cubas de sobrepor são na verdade aquelas que ficam encaixadas na bancada, porém com uma borda sobressaliente. São diferentes das cubas de embutir por ficarem apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada. São portanto mais robustas e ficam com melhor acabamento, além de ocuparem menos espaço dentro do gabinete.

cubas de sobrepor

  • CUBAS DE SEMI-ENCAIXE

As cubas de semi-encaixe ficam com a ponta da frente saltando para fora da bancada, apoiadas somente pela parte de trás. São uma boa opção no caso de bancadas de profundidade muito reduzida, onde não cabe uma cuba inteira.

cuba de semi encaixe

  • CUBAS DE PAREDE

Cubas de parede são, como diz o nome, presas na parede. Sendo assim, elas dispensam a necessidade de uma bancada sob elas. A bancada pode existir, mas é opcional e não serve para apoiar ou fixar a cuba de nenhuma forma. É uma boa alternativa então quando a bancada é muito delicada, como uma bancada de vidro, ou então para substituir com mais estilo os lavatórios comuns, quando não existem armários.

cubas de parede

  • CUBAS MONTADAS

As cubas montadas são feitas com o mesmo material da bancada, como uma peça única. Elas podem ser de pedra, porcelanato, resina, concreto ou outros materiais. (Veja também: “Materiais para Bancadas“). Cubas montadas deixam o visual muito clean e elegante devido a essa homogeneidade e também pelo desenho da cuba, que pode inclusive ser feito no sistema de “válvula oculta”, com uma rampa no fundo da cuba para esconder o ralo. (Ver também: “Cubas com Válvula Oculta“).

cuba montada

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

8 comentários em “TIPOS DE CUBAS”

  1. Olá, preciso instalar uma cuba oval de apoio numa pedra, para fixar ela tem alguma valvula trava ou algo que trave? Ou usa cola ou silicone pra fixar ela na pedra? E que tipo de valvula é usado, me falararam que não pode ser valvula comum?

    1. Olá, Tana. A válvula ajuda a travar a cuba, mas não é suficiente. Para colar e vedar é importante passar silicone na base. E a válvula é um pouco mais comprida, específica para cubas de apoio. Ela deve também ser do diâmetro adequado para o furo existente na cuba. Em uma loja de materiais de construção o vendedor pode lhe dizer o tamanho e tipo corretos, é só levar a cuba na hora de comprar a válvula, para ele dar uma olhada. Abraços!

    1. Olá, Juçara! O que tem embaixo da cuba, a válvula? E qual o material da cuba? Ela é uma cuba de apoio? A princípio qualquer material pode ser usado com a bancada de vidro, é preciso apenas que existam os recortes necessários para o ralo (que é onde vai a válvula) e para a torneira. Esses recortes precisam estar no local que encaixe direitinho com o tamanho da cuba. Abraços.

  2. Boa noite!vou colocar no meu banheiro uma bancada de 70cm de largura por 50 de profundidade.Qual devera ser o tamanho da minha cuba sobreposta?Desde já obrigada!

    1. Olá, Celia! Depende também da forma da cuba, mas de maneira geral você pode ocupar a largura de 40cm e a profundidade de 35cm caso a torneira seja colocada na bancada atrás da cuba. Se for uma cuba que já tenha o espaço para a torneira você pode usar os mesmos 40cm na profundidade, deixando 5cm para a frente e 5cm para trás. No caso das cubas de sobrepor é interessante deixar esses poucos centímetros na frente depois da borda, mas se fosse uma cuba de apoio com base menor do que a borda superior a frente poderia ser alinhada com a bancada, se preciso. Abraços, espero ter ajudado! Se quiser mais informações sobre tamanho de cuba veja o seguinte post: https://dicasdearquitetura.com.br/qual-tamanho-de-cuba-usar-no-banheiro/

  3. Legal o Post, deixa bem claro ao cliente a importância de definir primeiro a parte de louças e metais, para só então resolver as dimensões do gabinete.
    Att
    Carlos Corrêa
    Marceneiro-Torres RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *