TIPOS DE FUNDAÇÃO PARA CONSTRUIR CASAS

A fundação é uma parte extremamente importante em qualquer construção. Por isso ela deve ser feita com cuidado, e de acordo com cada situação.

A fundação é importante porque sustenta toda a construção. Além disso, ela é a parte que conecta toda a casa ao solo, portanto ela mantém a casa estável. E deve, por isso, ser feita de acordo com o tipo de solo do local, que pode ser mais ou menos firme.

Quem decide qual será a fundação usada em cada construção é o engenheiro, que decide também qual será seu tamanho exato. Elas são feitas quase sempre em concreto armado, que é uma mistura de cimento com aço.

Tipos de fundação

Os dois tipos de fundação principais que existem são as fundações rasas ou diretas, ou as fundações profundas, também chamadas de indiretas.

Fundações rasas ou diretas

Fundações rasas ou diretas são, como diz o nome, mais rasas, ou seja, têm altura menor. Elas são normalmente indicadas para terrenos que tenham solo firme, mais argiloso do que arenoso. Isso porque eles seguram melhor a fundação, mesmo se ela não for tão profunda.

Fundações profundas ou indiretas

Já as fundações profundas ou indiretas, que vão mais fundo no solo, são usadas quando o terreno é mais instável. Ou seja, quando o solo é muito arenoso ou se movimenta muito. A fundação mais profunda vai até um ponto do solo que seja mais firme que a superfície.

tipos de fundação

Tipos de fundação rasa

Alguns exemplos de fundação rasa ou direta são as sapatas isoladas, as sapatas corridas ou o radier. Saiba um pouco sobre cada uma delas:

Sapatas isoladas

Sapatas isoladas são pequenos blocos quadrados de concreto que ficam enterrados no solo, logo abaixo da superfície. Elas são usadas em conjunto com a viga baldrame, que é uma peça retangular que fica apoiada nas sapatas, também enterrada, para sustentar as paredes. As sapatas isoladas são colocadas em todas as pontas da construção, e também no meio de cada viga baldrame, para sustentar maiores vãos. Apenas uma sapata no meio pode ser suficiente, ou podem ser necessárias várias, dependendo da distância.

Sapatas corridas

As sapatas corridas são também blocos de concreto enterrados no solo, mas nesse caso são peças retangulares, mais robustas que as sapatas isoladas. Por terem essa forma, elas dispensam o uso de vigas baldrames, pois elas mesmas já têm a função de sustentar as paredes.

Fundação radier

A fundação radier é basicamente uma laje de concreto, que cria uma base embaixo de toda a construção. É um tipo simples de fundação, fácil de fazer.

Tipos de fundação profunda

São exemplos de fundação profunda ou indireta as estacas e os tubulões. Veja então um pouco sobre cada uma delas:

Estacas

São fundações verticais, embutidas no solo, para construções em terrenos instáveis porém sem muito peso, como casas de até dois pavimentos. Pode ser de concreto, madeira, metal ou outros materiais, e pode também ser de vários tipos. Veja no vídeo abaixo alguns tipos de estacas:

Tubulões de concreto

Tubulões são fundações para construções de grande porte em terrenos instáveis, pois vão fundo no terreno e são bem robustos, além de terem a base alargada A principal diferença entre o tubulão e a sapata é essa base, que no tubulão é feita com a descida de uma pessoa até o fundo, para reforçar essa parte, antes de finalizar a fundação.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *