TIPOS DE IMPERMEABILIZANTES PARA LAJES

Os tipos de impermeabilizantes têm a ver com o local que precisa de impermeabilização. Se é parede, laje ou uma piscina, por exemplo. Mas até os impermeabilizantes para lajes, especificamente, podem ser de vários tipos.

A impermeabilização de lajes não é algo simples, especialmente em relação à escolha do material. Isso porque existem muitas opções de produtos e inúmeras situações diferentes, que precisam de análise cuidadosa e o produto certo. O que acontece muitas vezes é que se acha que um determinado produto é ruim, quando na verdade o que aconteceu foi seu uso inapropriado, ou seja, em um local ou situação que não eram adequados para ele. Ou então uma aplicação errada, sem os cuidados necessários.

Tipos de impermeabilizantes para lajes

Os materiais impermeabilizantes que funcionam bem em lajes são os flexíveis, ou seja, que têm uma certa elasticidade. Isso porque as lajes de cobertura têm uma certa movimentação e dilatação com o calor, então o impermeabilizante precisa suportar esse movimento sem rachar. Caso contrário, as fissuras do impermeabilizante servirão como local de passagem para a umidade ou para a água.

Veja então algumas opções de impermeabilizantes para lajes:

– Manta líquida ou manta acrílica

A manta líquida, também chamada de manta acrílica ou membrana acrílica, tem na sua composição uma resina acrílica, como diz o nome. Ela tem aplicação fácil, com rolo de pintura, como se fosse uma tinta. Mas precisa de vária demãos e funciona melhor apenas em lajes pequenas, de até 50m² aproximadamente. Ela serve para lajes sem circulação e também para muros e beirais, por exemplo, mas não deve ser usada em locais que acumulem água.

impermeabilizante para laje

Algumas mantas líquidas têm também a função de reduzir calor, pois refletem a luz do sol que bate na laje. Mas para isso é preciso escolher os produtos específicos que tenham essa função, e não qualquer manta líquida. Além disso, existem mantas líquidas incolores, de aplicação sobre pisos existentes. Então essa opção é ideal para impermeabilizar terraços que já estejam prontos, sem alterar a sua cor.

– Argamassa polimérica

Uma mistura de polímeros acrílicos e cimento, a argamassa polimérica pode ter várias marcas e nomes. Mas é fácil de reconhecer por sua cor acinzentada, devido ao cimento. Funciona bem em lajes e até em piscinas, porque é bastante resistente ao sol e também resiste ao acúmulo de água, ao contrário da manta líquida ou acrílica.

– Manta asfáltica

A manta asfáltica vem em forma de rolo e tem como principal elemento o asfalto. Mas pode incluir outros materiais, como a fibra de vidro e o polietileno, de acordo com os objetivos. Ela é bem eficiente em relação à impermeabilização em si, e funciona em praticamente qualquer laje, piso, varanda ou em piscinas. Mas tem aplicação um pouco mais complicada do que a dos outros impermeabilizantes para lajes, porque ela é a única que precisa de altas temperaturas para se colar às superfícies.

impermeabilizantes para lajes

Impermeabilizantes que não funcionam para lajes

Alguns exemplos de impermeabilizantes que não funcionam bem em lajes, por serem materiais rígidos, são a pintura rígida, seja de qual material for, ou o sistema hidrofugante. Ambos não possuem elasticidade suficiente para funcionar na cobertura, recebendo calor constante e com a movimentação estrutural dessa parte das construções.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *