TONS TERROSOS – Quais São e Como Usar na Decoração

Tons terrosos são as cores que remetem à terra, basicamente. Mas o que isso significa, na prática?

Paleta de tons terrosos

Como a terra pode ter uma variação de tonalidades muito grande, os tons terrosos podem também ser vários.

De maneira geral, algumas cores que se enquadram nessa nomenclatura de tons terrosos são o marrom, cáqui, caramelo, mostarda, terracota, bege, palha, areia, nude, ocre, cobre, bordô, coral.

cores de terra

E todas essas cores em várias intensidades, mas sempre em tons mais secos, não muito chamativos. Porque a terra em si, mesmo quando é alaranjada, por exemplo, não é um laranja “cheguei”, e sim um laranja puxando para o marrom. O mesmo acontece com o amarelo ou com o avermelhado também, nesse caso.

paleta tons terrosos

Até alguns tons de verde acabam sendo incluídos nessa paleta de cores, muitas vezes. Mas não exatamente por remeterem à terra, ao solo, e sim à natureza como um todo, nesse caso as plantas. E de qualquer jeito o verde combina bem com as outras tonalidades dessa paleta, então pode ser usado junto sem problemas.

Dicas para decorar com tons terrosos

Confira então algumas dicas para usar essas cores que remetem à terra na decoração dos ambientes:

Efeito dos tons terrosos na decoração

Por remeterem à natureza e serem cores não muito chamativas, as tonalidades terrosas criam sensação aconchegante. Dependendo da cor específica, o ambiente pode ficar mais alegre ou mais discreto, por exemplo, mas essa sensação de acolhimento e conforto é o efeito comum de todos os tons terrosos.

Efeito de cada cor

Mas cada cor, então, pode ter um outro efeito que se acrescenta a essa sensação de aconchego. As cores mais vibrantes entre esses tons, como o alaranjado, o bordô ou o mostarda, por exemplo, criam um efeito mais marcante. Ou seja, deixam a decoração com mais impacto visual.

Já as cores mais neutras, como o areia, bege, palha ou nude, por exemplo, deixam a decoração mais discreta, com visual mais leve. E o marrom segue essa mesma linha, por não ser uma cor de impacto, mas como é mais escuro, ele é um pouco menos leve, servindo melhor para criar contrastes e não como cor de base no ambiente.

Misturas de cores terrosas

Em teoria, todas as cores terrosas combinam entre si. Mas para que a decoração fique equilibrada, é interessante criar contrastes. Então os tons mais claros ficam melhores com os mais escuros, e os mais suaves com os mais vibrantes.

Se duas cores estiverem presentes em grande quantidade, então, criando a base do ambiente, é melhor que uma seja um areia e a outra um marrom do que deixar tudo em laranja escuro e marrom também escuro, por exemplo. Já se a base for toda mais clara, de uma cor só, as outras podem ser usadas livremente para criar pontos específicos de destaque.

Mas sempre lembrando de manter tudo mais ou menos espalhado, ou seja, não ter cada cor só em um canto, e sim distribuída pelo ambiente.

Confira aqui mais dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

2 comentários em “TONS TERROSOS – Quais São e Como Usar na Decoração”

  1. Gosto dos tons terrosos mais neutros, mas tenho receio que o espaço fique muito monocromático. Deveria usar uma cor de contraste como o verde oliva, por exemplo?

    1. Você pode então usar toques de cores, nada em grande quantidade. E para manter a elegância ainda mais, mesmo tirando o visual monocromático, é uma boa usar cores secas ao invés de cores muito chamativas (Veja o que são cores secas aqui). Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *