UMA CASA INSPIRADA NAS ÁRVORES

A casa Maison Escalier, na França, projetada pelo escritório de arquitetura Moussafir Architectes Associés, foi feita com a forma das árvores como inspiração.

Olhando de fora, a casa inspirada nas árvores parece uma casa toda regular e quadrada. Isso porque ela fica entre duas construções que já existiam quando ela foi feita, e sem recuos nas laterais. Apenas os desenhos nos fechamentos das grandes aberturas é que remetem à vegetação, pois lembram folhas.

casa inspirada nas árvores
Imagem: Moussafir Architectes Associés

Essas grandes portas, quando fechadas, protegem a casa do sol e deixam esse desenho vazado de folhas bem visível do lado de dentro. Mas quando abertas, a casa fica toda integrada com o exterior.

Imagem: Moussafir Architectes Associés

Disposição dos ambientes inspirada em árvores

Assim como um tronco central e seus vários galhos, a casa tem um bloco central, com a cozinha e o banheiro, e ao redor dele ficam vários ambientes.

Imagem: Moussafir Architectes Associés

E do mesmo jeito que os galhos, esses pisos têm alturas e formas diferentes. Cada ambiente fica separado do outro por alguns degraus, e tem tamanhos variados.

casa inspirada nas árvores
Imagem: Moussafir Architectes Associés

E o projeto foi ainda mais além na ideia do tronco como a parte principal e central da casa, deixando toda a tubulação hidráulica e também a fiação elétrica apenas nesse local. Sendo assim, todas as tomadas e pontos de água e esgoto ficam apenas nesse local.

Imagem: Moussafir Architectes Associés

Com isso a construção ficou mais fácil. E mesmo assim, pela disposição dos ambientes, todos à sua volta, nenhum fica longe desses pontos.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *