UMIDADE DA PAREDE RESOLVIDA SEM IMPERMEABILIZAR

Essa pequena casa de 1 dormitório recebeu uma reforma que acabou com a umidade das paredes.

As paredes ficavam sempre emboloradas devido à umidade das paredes do fundo e da lateral da casa, que ficam em contato com a terra. E nenhum impermeabilizante foi capaz de resolver o problema. Mas as soluções de arquitetura dessa reforma sim.

Como a umidade das paredes foi resolvida

Veja então quais foram as soluções de projeto que acabaram com a umidade das paredes:

Retirada dos impermeabilizantes

Para começar, o impermeabilizante que já estava na parede foi retirado. Isso pode parecer contraditório, mas na verdade foi melhor para deixar a parede respirar, ou seja, liberar no ambiente a umidade que chegava até ela. Assim ela deixou de reter toda a umidade em si mesma, acumulando cada vez mais. Mas então foi preciso pensar em outras soluções para desumidificar tanto a parede quanto o ambiente.

Uso de plantas

Uma dessas soluções foi o uso de plantas espalhadas pelo espaço. Essas plantas absorvem a umidade do ar, usando a água do ar para sobreviver. Assim elas acabam ajudando a deixá-lo um pouco mais seco. Por isso elas ficam espalhadas em grande quantidade pelo ambiente, justamente nas bordas onde estão as paredes mais úmidas.

Luz natural

Nessa área onde ficam as plantas o telhado ficou translúcido, deixando passar luz natural. Isso funciona bem para as plantas e também para a iluminação do ambiente, que ficou bem mais claro. E o contato das paredes com a luz do sol ainda serve também para deixá-las totalmente secas.

Amplas aberturas

A sala e a cozinha ficaram integradas, e com amplas aberturas voltadas para área externa, onde ficou um deck. Isso deixa os ambientes bem ventilados, e também faz a sala externa parecer parte da construção, que fica então com sensação muito espaçosa.

Móveis desencostados das paredes

E mesmo com tudo isso, os móveis ficam desencostados das paredes, usando o meio do espaço. Dessa forma eles não ficam em contato com a umidade que vem das paredes, evitando ainda mais as chances de ficarem úmidos e estragarem.

Com tudo isso a umidade da parede foi resolvida, e a casa também ficou muito mais agradável.

Projeto e imagens: El Sindicato Arquitectura

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *