VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS BLOCOS DE CONCRETO

Blocos de concreto estrutural são muito usados no Brasil para construir casas e prédios. Isso tem alguns motivos. Mas ele também tem alguns problemas bem significativos.

Saiba então quais as vantagens e desvantagens de usar blocos de concreto para construir uma casa ou então um prédio:

Vantagens dos blocos de concreto

A principais vantagens do concreto, ou mais especificamente dos blocos de concreto, são a economia e praticidade na obra.

Economia

Um dos principais fatores que muitos brasileiros levam em consideração na hora de construir é a economia. Muitas vezes esse é o único fator levado em consideração inclusive, independente do resultado. Então o sistema com blocos de concreto acaba sendo escolhido, ou porque sai mais barato de fato ou porque ele é tido como mais barato, então já se vai direto a ele sem se pensar, muitas vezes. Porque outros sistemas podem sair mais caros em muitas situações realmente, dependendo da região e do projeto, mas às vezes é possível criar soluções que permitam o uso de outros materiais de maneira tão econômica quanto, ou até mais.

Praticidade

Por ser estrutural, o bloco de concreto faz com que não seja preciso fazer pilares e vigas na hora de construir. Ou seja, as próprias paredes são a estrutura que sustenta a casa ou prédio. Então a construção fica mais rápida e mais fácil, porque não precisa ficar fazendo moldes e formas de madeira, esperando secar e depois tirando tudo.

Desvantagens dos blocos de concreto

Por outro lado, as desvantagens do concreto são o seu impacto no meio ambiente, o desconforto e também a falta de flexibilidade para alterações futuras.

Impacto ambiental

O concreto tem um grande impacto ambiental por alguns motivos, como o gás carbônico gerado na sua produção, que envolve um processo de queima, e também o uso de muita areia na sua composição, o que também gera desequilíbrios no meio ambiente.

Desconforto térmico

O concreto é um material frio e rústico, por isso não causa sensação aconchegante nos ambientes. Mas esse nem é o real motivo para que ele possa ser considerado um material que gera desconforto, porque esse efeito mais bruto é às vezes desejado. O que faz ele ser desconfortável, na verdade, é seu desempenho térmico. Porque ele é muito condutor de frio e de calor, ou seja, quando está calor do lado de fora fica quente do lado de dentro também. E quando está frio, fica frio do lado de dentro. Ou seja, o pior resultado que se poderia ter em termos de temperatura.

Falta de flexibilidade

As paredes estruturais podem receber pequenos furos para pendurar móveis, por exemplo, sem problemas. Mas retirar partes de paredes para integrar ambientes, por exemplo, já fica bem mais complicado. Além de ser um material bem rígido e pesado, difícil de quebrar, também pode acontecer de não ser possível tirar aquela parede sem causar danos estruturais à construção. Nem mesmo um nicho de parede no banheiro deve ser feito quando a parede é de bloco estrutural, por exemplo. (Saiba mais sobre alterações em paredes estruturais aqui).

Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *