ANTES E DEPOIS DO LAVABO REFORMADO

Veja um exemplo de lavabo reformado sem muitos gastos ou dores de cabeça. O ambiente recebeu apenas tinta para cobrir a cerâmica, pastilhas adesivas e um novo gabinete.

Como era o lavabo antes

O espaço disponível no ambiente era grande, mas estava mal aproveitado. O lavatório estava encostado no vaso sanitário, deixando o visual desproporcional. Isso tinha sido feito para que a coluna do lavatório ficasse alinhada com o ponto do esgoto, muito próximo do vaso.

lavabo reformado - antes

Além disso, os revestimentos eram muito marcantes e antigos, precisando de uma renovação.

Como o lavabo reformado

A intenção do projeto era evitar sujeiras e gastos desnecessários. Por isso foram mantidos os pontos de hidráulica na parede e no piso, e os revestimentos foram apenas pintados.

  • Tinta para azulejos

Para pintar azulejos, podem ser usadas tintas específicas para essa finalidade. Algumas dessas tintas são acrílicas, e outras são de epóxi. É importante sempre verificar se na embalagem se a tinta para azulejos escolhida serve para ambientes externos também. Isso mostra se ela pode ser usada em paredes que serão molhadas, como dentro de boxes por exemplo, ou então no piso. (Ver também: “Como Cobrir Cerâmica Existente“)

antes e depois lavabo reformado

  • Deslocando o lavatório sem mexer nos pontos de hidráulica

Para trazer o lavatório mais para perto da porta sem ter que quebrar a parede para deslocar o ponto de esgoto e da torneira, foi usado um gabinete fechado. Esse gabinete esconde o sifão assim como a coluna do lavatório antigo, mas ele não precisa estar com essa peça no centro do móvel. Assim, ele foi colocado mais para a esquerda do que o lavatório anterior, sem alterar a posição do sifão. Para usar esse truque é preciso apenas respeitar uma distância máxima de cerca de 20 cm, para não esticar demais o sifão ou as correntes da torneira. E o sifão utilizado é o sifão flexível, que é aquele com aspecto sanfonado.

antes e depois lavabo reformado

  • Pastilhas adesivas resinadas

Na parede do fundo do lavabo foram coladas pastilhas adesivas para cobrir os azulejos. O visual mais chamativo puxa a atenção para o fundo do banheiro, deixando todo o espaço valorizado. E além disso, as cores das pastilhas servem, nesse caso, para integrar e organizar as cores do banheiro. O bege dá sentido à cor do vaso, o branco combina com o novo gabinete e a nova cor das paredes, e o marrom mais escuro é igual à cor escolhida para pintar o piso. As pastilhas fazem então com que todas as peças fiquem integradas.

antes e depois lavabo reformado

As pastilhas escolhidas foram do tipo resinadas, que possuem alto relevo. Esse visual fica muito parecido com as pastilhas de vidro ou de cerâmica, por isso as pastilhas resinadas são bem mais realistas do que as que têm apenas desenhos.

  • Prateleiras ao lado do espelho

Para finalizar, foram colocadas prateleiras ao lado do espelho, na parede maior. Essas prateleiras reforçam a horizontalidade, deixando a parede mais valorizada e destacada. Assim o lavabo fica mais proporcional e bem aproveitado, ao invés de ser um espaço grande com pequenas peças só no meio.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais antes e depois.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *