bancada porcelanato 3

BANCADAS DE PORCELANATO

Quando se pensa em bancada, é comum que se pense na resistência do granito ou então na beleza das bancadas de silestone ou corian, que são lisas e homogêneas. As bancadas de porcelanato agregam as melhores características desses dois materiais, e sem o custo tão alto das pedras industrializadas.

Normalmente usado como revestimento de pisos, o porcelanato é um tipo de cerâmica mais resistente, pois é fabricado com tecnologia avançada que lhe garante maior impermeabilidade e durabilidade. Sua versatilidade de cores é ainda mais uma vantagem. Outro recurso criativo que pode ser utilizado nas bancadas de porcelanato é algo que se costuma fazer nas bancadas de pedra, que é moldar a cuba no mesmo material – a chamada “cuba montada”. (Ver também “Tipos de Cubas”)

[caption id="attachment_102" align="alignleft" width="480"]bancada porcelanato1 Imagem: Di Pietra Porcelanatos[/caption]

Os porcelanatos diferem entre si quanto ao acabamento – com o sem brilho; quanto ao tipo de borda – acabamento reto ou curvo; e quanto aos tratamentos que recebem. Existem processos que protegem o material contra riscos ou contra manchas, por exemplo. Para serem usados em bancadas de cozinha, é importante que o porcelanato seja de boa qualidade, para resistirem a impactos constantes e altas temperaturas. Isso faz com que seu custo não seja dos menores, porém ainda assim a relação custo-benefício continua satisfatória.

[caption id="attachment_103" align="alignleft" width="480"]bancada porcelanato2 Imagem: Di Pietra Porcelanatos[/caption]

A execução das bancadas em porcelanato é feita do mesmo jeito que se faz com as bancadas de pedra, porém é um pouco mais fácil por ser um material mais leve. São feitas chapas de grandes dimensões, que são cortadas e coladas com massa plástica, para serem embutidas na parede ou então fixadas com mãos-francesas. A bancada fica como uma peça praticamente única, com juntas apenas nos encontros entre as peças. Se o acabamento for bem feito, com polimento, até essas juntas ficam imperceptíveis.

Imagens: Di Pietra Porcelanatos




Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

55 opiniões sobre “BANCADAS DE PORCELANATO”

  1. Ola estou na duvida de colocar na cozinha o porcelanato caston iron oxydum ou o dekton trillium tech.

    A estética parece a mesma. Mas em relacao a qualidade. Pode-se manipular alimentos em cima do porcelanato igual o dekton ? Pois a diferença de preço é muito grande

    1. Olá, Fabiano! A resistência do dekton é maior, em relação a manchas, riscos, temperatura, etc, pois é um material extremamente resistente, bom para cozinhas com muito uso, como cozinhas comerciais, por exemplo. Ele promete ser à prova de tudo, não manchar com nada, não riscar com nada. Mas o porcelanato já tem uma resistência boa para o uso básico, como manipular alimentos. Não é a mesma coisa mas não significa que o porcelanato tenha uma resistência baixa. Se a sua cozinha tiver uso normal, moderado, o porcelanato é suficiente. Mas lembre-se que o porcelanato usado na bancada não é o simples revestimento, e sim blocos feitos especificamente para bancadas. Abraços, espero ter ajudado!

  2. Ola trabalho com marmores, granitos, silestone e porcelanatos.contato(61) 984170592 ou (61)985333465 atendo em todo o DF TRABALHO COM MATERIAL DE BOA QUALIDADE

  3. Além dos cortes especiais de rodapés em porcelanato, na Porcelanataria você também conta com o serviço especializado de execução em peças no material, como: bancadas, cubas esculpidas, nichos, mesas e muito mais. Converse com seu arquiteto e venha conferir as opções que a Porcelanataria tem para você em nosso showroom: SAAN QUADRA 1 lote 810, Brasília/DF.

    Contato:
    61 3202-3363
    producao@porcelanataria.com.br

  4. Parabéns Fernando pelo Site me chamo Marcelo estou na cidade de São José do Rio Preto e fabrico e instalo bancadas, escadas, Nichos. vasos entre outros produtos fica aki meu contato 17 9 8171-9051 amei o site Parabéns vmicortes@hotmail.com

  5. Boa tarde faço da equipe J&E e trabalhamos com lavabos,Bancadas,Lavatórios e etc.. em Porcelanatos e diversos materiais. Tenho Visto uma grande dificuldade em encontrar profissionais nesta área aqui em Brasilia..Aotem meu contato !!
    Brasilia DF Escritório fica no Office LED Águas Claras (Marca Horário)
    Contato:(61) 985431053 ou 32142141 Obrigado …

    1. Olá, Dani! É possível combinar sim, de preferência fazendo primeiro a bancada e depois buscando o piso similar, que é mais fácil de encontrar. Abs! :)

    1. Olá, Silvia! Pode sim, mas não é o mesmo porcelanato que se compra para fazer pisos e revestimentos, e sim um tipo específico para bancadas, feito por porcelanatarias ou marmorarias que trabalhem com esse material. Abs!

  6. Bom dia Fernanda

    obrigado pelas dicas e se puder ajudar ficarei grato. Voce conhece alguém que faz na cidade de Santo André – SP (ou região do grande ABCDM)

    abraço

  7. Olá gostaria de saber se posso usar estas bancadas na cozinha e boca de churrasqueira pois irei fazer uma cozinha integrada com churrasqueira e gostaria de usar o mesmo acabamento em ambas. obrigada

    1. Olá, Ana! Podem ser usadas bancadas de porcelanato na área da churrasqueira sim, sem problemas. O mesmo tipo de porcelanato pode ser usado também para revestir a churrasqueira na parte externa, somente não pode ser usado na parte interna, onde têm que ser tijolos refratários. Abs!

  8. Boa tarde! Parabens pelo site.
    Estou fazendo minha cozinha e estamos planejando fazer a bancada de porcelanato. Minhas dúvidas são: Conhece algum prestador em Araçatuba/Sp? Qualquer tipo de porcelanato pode ser utilizado ou existe alguma especificação?

    Grata!

    1. Olá, Isabele! Não conheço nenhum fornecedor em Araçatuba, mas quanto aos tipos de porcelanato, a própria empresa te mostra as opções disponíveis. De maneira geral, são usadas peças lisas e impermeáveis, para não absorver sujeira. Abs!

    1. Olá, Aline! Se for usado um porcelanato de boa qualidade pode colocar na cozinha sem problemas, é só limpar a bancada quando cair sujeira, não deixar lá em cima por muito tempo. Abs

  9. Eu vi uma bancada assim no Biocor hospital de Bh. Olhei bem por baixo para ver como era feito e vi que eles usaram uma base de ardósia. E colaram o porcelanato por cima. É uma opção melhor que o colocar com mão francesa.

  10. Olá, gostaria de saber se há alguma justificativa para não usar o porcelanato em bancadas de banheiros e cozinhas em apartamentos em um prédio de por exemplo 18 andares, pois tive a alegação de que há um possibilidade grande da peça trincar.

    1. Oi, Rafael! À primeira vista essa alegação me parece equivocada, porque o porcelanato de boa qualidade é muito resistente, e na verdade qualquer pedra pode sofrer trincas caso a construção tenha muita movimentação. Tenho a impressão de que existe uma certa dificuldade de aceitação das bancadas de porcelanato por elas serem novidade e serem muito competitivas, por serem associadas com a delicadeza do revestimento de porcelanato, que é outra coisa, é muito mais fino, e também por existirem porcelanatos de menor qualidade e resistência, tanto em relação a choques como a manchas ou riscos. É importante, então, investir em qualidade de material e também de mão-de-obra de instalação, mas com isso o porcelanato não fica devendo para as pedras naturais e ainda assim não precisa ser tão caro quanto algumas pedras sintéticas.

      1. Obrigada! Vou dar uma ligada, fui na Portte Porcelanato, Port Design e Fonseca Shop e nenhuma faz. Fui na Paviment e consegui um orçamento astronômico $$$$, 4X mais que a mesma bancada em granito preto.

  11. Adorei a matéria e ano que vem começo a obra no meu apto. Estou procurando uma pessoa ou empresa que faça este tipo de trabalho de bancadas no Rio de Janeiro. Você teria alguma indicação?

  12. Olá, parabéns pela publicação.
    Conhece alguma empresa que fabrique essas bancadas de porcelanato no interior de Sp, região de campinas. A de São José dos Campos não conta porque cotei uma escada lá e ficou anos luz mais caro que escada em mármore por exemplo.

    Grato

      1. Olá, Igor! A Di Pietra, embora esteja em São José dos Campos – SP, fabrica e envia bancadas para vários Estados do Brasil, inclusive RJ. A instalação pode ser feita por uma boa marmoraria local. Abs

  13. Olá! Primeiramente, parabéns pelo site! Em segundo lugar, eu tenho uma dúvida: a bancada e pia da cozinha em porcelanato eu poderia me arrepender por riscos/manchas que ocorreriam com mais facilidade do que numa pedra natural ou silestone? Fico no aguardo!

    abraços

    1. Olá, Beatriz! Bem-vinda ao site! Quanto à sua dúvida, as bancadas de porcelanato não são tão suscetíveis a manchas se forem de material de qualidade e a manutenção for feita com cuidado (sem usar palha de aço, por exemplo). Mas isso tem que ser observado em praticamente qualquer tipo de bancada, mesmo nas de silestone. As de granito são as mais resistentes, mais do que as outras pedras naturais, inclusive, mas o porcelanato não fica muito atrás não. Considero uma boa pedida. :)

  14. Bom dia, gostaria de saber como é a estrutura para fixação do procelanato da bancada. Que materiais podem ser usados? Se puder enviar algumas fotos dessa estrutura seria mais fácil de entender. Obrigada.

    1. Bom dia, Letícia! A fixação das bancadas de porcelanato na parede é similar às das bancadas de granito. Pode ser com mão-francesa ou ferros embutido. E a bancada em si é feita de blocos inteiriços de porcelanato. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>