casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-capa

CASA COM ILUMINAÇÃO ZENITAL

Iluminação zenital é basicamente a luz que vem do alto em um a construção. Ou seja, significa uma abertura, normalmente de vidro, na cobertura da casa ou prédio.

Vantagens da iluminação zenital

Essa é uma boa alternativa quando se quer muita claridade, ou quando não existem muitas paredes livres nas laterais. Ela proporciona iluminação bem espalhada, dependendo do formato da abertura, e em grande quantidade, principalmente se estiver voltada para uma área com muita incidência de sol.

Se existir algum tipo de mecanismo que permita que esse vidro fique aberto em alguns momentos, a ventilação fica também melhor, ja que o ar quente tende a subir. (Ver também: “Ventilação Natural“)

Desvantagens da iluminação zenital

As aberturas de vidro ou de acrílico requerem manutenção, e se sujam com facilidade, especialmente em locais com muito vento ou maresia. Então o ideal é utilizar essa solução quando existe a disposição de fazer a limpeza com frequência, e a abertura deve ter acesso facilitado, seja pela parte interna da casa ou por fora, pela cobertura.

Além disso, o excesso de luminosidade ou de insolação pode ser um problema em algumas situações, como em locais muito quentes e pouco ventilados, em salas de TV onde a luz pode refletir na tela do aparelho ou então em quartos que precisem ficar mais escuros independente da luz externa. É preciso então prever o impacto da abertura para não criar iluminação demais ou em locais não apropriados.

Exemplo de casa com iluminação zenital

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-1

Nessa casa no Canadá, projetada pelo escritório EM Architecture, foi feita uma reforma que uniu blocos anteriormente separados, que abrigavam apartamentos independentes, para transformar tudo em uma única residência. E para unir os blocos, foi feita uma cobertura de vidro entre eles.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-2

As construções tinham dois andares, então esse local da junção das duas ficou com pé-direito duplo, e foi feita uma pequena ponte para ligar os dois blocos, que abrigam os quartos na parte superior e a ala social na parte de baixo.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-3

A casa ficou então bem iluminada, e a sensação de claridade é reforçada pela predominância de cores claras, inclusive na madeira, que também está presente em grande quantidade e faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. (Ver também: “Sensações Causadas Pelos Materiais na Decoração“)

Projeto e imagens: EM Architecture

Veja mais projetos de casa.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>