chuveiro-ecologico-hamwells-capa

CHUVEIRO REAPROVEITA A ÁGUA DO BANHO

Uma empresa australiana chamada CINTEP desenvolveu um chuveiro que reaproveita a água do banho, economizando água e energia em até 70%.

A água que sai do chuveiro cai no ralo, é tratada por processo de pasteurização e volta para o chuveiro para ser utilizada novamente, em poucos segundos.

O chuveiro libera cerca de 9 litros de água por minuto, sendo que apenas uma pequena parte disso, 2,7 litros, é água nova. Além disso, a água reaproveitada já está quente quando chega ao chuveiro, minimizando então a necessidade de energia gasta com aquecimento.

Ao ser desligado, o chuveiro libera a água que está sendo reciclada para escoar pelo esgoto, portanto cada pessoa utiliza apenas a água do seu próprio banho.

chuveiro-ecologico-cintepImagem: Cintep

A tubulação fica escondida em uma plataforma na base e na caixa da parede, ou até mesmo dentro da parede caso seja feita uma reforma, e o chuveiro pode ser o que já existe no banheiro ou então pode ser instalado o modelo especial da empresa, com forma de  torre e acionamento digital, que mostra também o tempo do banho, a água que já foi utilizada e a economia que foi feita.

Outra vantagem do chuveiro ecológico é que a água nunca fica fria, independente de quantas vezes seja utilizado.

Outros chuveiros que reaproveitam água

Outros chuveiros que aproveitam a água do banho, com a promessa de economizar até 90% de água e 80% de energia, são o OrbSys, criado na Suécia e capaz de utilizar apenas 5 litros de água em um banho de 10 minutos, que gastaria cerca de 150 litros em um chuveiro comum, e o Hamwells e-shower, de origem holandesa. O preço do equipamento é alto, mas a economia nas contas também é grande, especialmente em casas com muitas pessoas. O funcionamento é sempre o mesmo, com a reutilização da água que cai no ralo do sistema.

Imagem de capa: Hamwells

Quer receber nossas dicas por e-mail?  

Veja também:

Uma opinião sobre “CHUVEIRO REAPROVEITA A ÁGUA DO BANHO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>