COZINHA COM ILHA – DICAS DA ARQUITETA

A cozinha com ilha é aquela que tem um dos balcões soltos dos dois lados, deixando a passagem livre.

Cozinha com ilha x Cozinha com península

A cozinha com ilha é diferente da cozinha com península, que também tem um balcão sem paredes dos dois lados, porém neste caso uma das pontas laterais da bancada e do armário ficam conectadas ao restante do mobiliário, sem passagem livre.

Em ambos os casos, o balcão sem parede dos dois lados pode estar no meio da cozinha ou então fazendo a divisão entre a cozinha e a sala, criando a cozinha aberta, também conhecida como “cozinha americana”.

cozinha com ilha ou cozinha com península

Vantagens da cozinha com ilha

A principal vantagem de liberar o balcão dos dois lados é a sensação de leveza que isso proporciona, além de facilitar a circulação. E em cozinhas com espaço sobrando no meio, a ilha pode ser um apoio a mais, aproveitando o espaço perdido e criando a possibilidade de preparar os alimentos sem ficar voltado para a parede.

cozinha com-ilha 902347

Possibilidades da cozinha com ilha

A ilha normalmente é feita com armários na parte de baixo, voltados para a área de trabalho da cozinha, com cadeiras ou banquetas do outro lado. Isso permite que as visitas ou qualquer pessoa possa se sentar ali para fazer refeições ou conversar com a pessoa que estiver cozinhando. Para colocar os bancos, a bancada pode ser um pouco mais profunda do que o armário, deixando espaço para encaixar as pernas, ou então pode ser feita uma mesa mais baixa. O balcão da cozinha tem cerca de 90cm, enquanto uma mesa padrão, para ser usada com cadeiras normais, tem aproximadamente 70cm de altura. (Ver também: “Altura das Bancadas“).

A ilha pode ter um cooktop ou uma cuba, e se tiver um cooktop pode ser colocada uma coifa em ilha sobre ele, especialmente se forem feitas frituras no local. Outros elementos que destacam e valorizam a ilha assim como a coifa são prateleiras suspensas ou então luminárias pendentes ou com luz focada sobre ela.

É preciso sempre lembrar, no entanto, de planejar as instalações necessárias para cada equipamento no piso, na mureta ou no teto para que tudo funcione bem, como tubulação hidráulica para a pia, o duto de exaustão para a coifa ou o ponto de energia ou gás para o cooktop, dependendo do tipo utilizado (Ver também: “Cooktops – Tipos e Modelos“).

cozinha com ilha 1597026

Circulação na cozinha com ilha

O espaço de circulação em volta da ilha depende dos armários e utensílios existentes em cada local. Onde existirem portas de armários ou de fornos para serem abertas dos dois lados, o espaço livre deve ser de pelo menos 90cm para que a cozinha fique confortável, podendo ser usada por alguém e ao mesmo tempo deixar a passagem livre.

Nas laterais da ilha, se não forem colocadas portas de armários, o espaço para passagem pode ser de aproximadamente 70cm ou mais.

cozinha com ilha 351631

Tamanho da ilha

A profundidade da ilha depende do que for feito sobre ela. Se existir um cooktop a medida mínima é de 60cm, e se existir uma pia são necessários pelo menos 55cm. na parte para colocar banquetas, a profundidade abaixo da bancada para colocar as pernas deve ser de 20 a 30cm. A largura da ilha, para que ela fique proporcional, precisa ser maior do que a profundidade, caso ela seja pouco profunda, ou então a ilha pode ser quadrada, contanto que a profundidade seja maior do que 80cm, para deixar a ilha bem imponente. O que não pode acontecer é que a ilha seja tão pequena que pareça uma mesa lateral perdida no meio da cozinha.

Se todas essas recomendações forem seguidas, o resultado é uma cozinha funcional, agradável e bem valorizada.

Veja alguns exemplos de cozinha com ilha abaixo e inspire-se:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

14 comentários em “COZINHA COM ILHA – DICAS DA ARQUITETA”

    1. Olá, Keilla. Até consegue fazer caber, apertando um pouco o espaço de circulação. Mas existem dois problemas: Um é que fica desproporcional, a ilha ficaria muito pesada no ambiente. E outro é que uma ilha tão grande assim nos dois sentidos fica pouco prática, se for quadrada, pois seu meio fica difícil de ser alcançado. Assim a bancada nessa parte não tem muita utilidade e fica difícil de limpar, além de que o espaço para armários fica também perdido na parte do meio. Por isso seria melhor fazer uma ilha quadrada de no máximo 1,5 x 1,5m, ou então uma retangular de 2,5 por 1,0m, por exemplo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *