COZINHA COM ILHA – DICAS DA ARQUITETA

A cozinha com ilha é aquela que tem um dos balcões soltos dos dois lados, deixando a passagem livre.

Cozinha com ilha x Cozinha com península

A cozinha com ilha é diferente da cozinha com península, que também tem um balcão sem paredes dos dois lados, porém neste caso uma das pontas laterais da bancada e do armário ficam conectadas ao restante do mobiliário, sem passagem livre.

Em ambos os casos, o balcão sem parede dos dois lados pode estar no meio da cozinha ou então fazendo a divisão entre a cozinha e a sala, criando a cozinha aberta, também conhecida como “cozinha americana”.

cozinha com ilha ou cozinha com península

Vantagens da cozinha com ilha

A principal vantagem de liberar o balcão dos dois lados é a sensação de leveza que isso proporciona, além de facilitar a circulação. E em cozinhas com espaço sobrando no meio, a ilha pode ser um apoio a mais, aproveitando o espaço perdido e criando a possibilidade de preparar os alimentos sem ficar voltado para a parede.

cozinha com-ilha 902347

Possibilidades da cozinha com ilha

A ilha normalmente é feita com armários na parte de baixo, voltados para a área de trabalho da cozinha, com cadeiras ou banquetas do outro lado. Isso permite que as visitas ou qualquer pessoa possa se sentar ali para fazer refeições ou conversar com a pessoa que estiver cozinhando. Para colocar os bancos, a bancada pode ser um pouco mais profunda do que o armário, deixando espaço para encaixar as pernas, ou então pode ser feita uma mesa mais baixa. O balcão da cozinha tem cerca de 90cm, enquanto uma mesa padrão, para ser usada com cadeiras normais, tem aproximadamente 70cm de altura. (Ver também: “Altura das Bancadas“).

A ilha pode ter um cooktop ou uma cuba, e se tiver um cooktop pode ser colocada uma coifa em ilha sobre ele, especialmente se forem feitas frituras no local. Outros elementos que destacam e valorizam a ilha assim como a coifa são prateleiras suspensas ou então luminárias pendentes ou com luz focada sobre ela.

É preciso sempre lembrar, no entanto, de planejar as instalações necessárias para cada equipamento no piso, na mureta ou no teto para que tudo funcione bem, como tubulação hidráulica para a pia, o duto de exaustão para a coifa ou o ponto de energia ou gás para o cooktop, dependendo do tipo utilizado (Ver também: “Cooktops – Tipos e Modelos“).

cozinha com ilha 1597026

Circulação na cozinha com ilha

O espaço de circulação em volta da ilha depende dos armários e utensílios existentes em cada local. Onde existirem portas de armários ou de fornos para serem abertas dos dois lados, o espaço livre deve ser de pelo menos 90cm para que a cozinha fique confortável, podendo ser usada por alguém e ao mesmo tempo deixar a passagem livre.

Nas laterais da ilha, se não forem colocadas portas de armários, o espaço para passagem pode ser de aproximadamente 70cm ou mais.

cozinha com ilha 351631

Tamanho da ilha

A profundidade da ilha depende do que for feito sobre ela. Se existir um cooktop a medida mínima é de 60cm, e se existir uma pia são necessários pelo menos 55cm. na parte para colocar banquetas, a profundidade abaixo da bancada para colocar as pernas deve ser de 20 a 30cm. A largura da ilha, para que ela fique proporcional, precisa ser maior do que a profundidade, caso ela seja pouco profunda, ou então a ilha pode ser quadrada, contanto que a profundidade seja maior do que 80cm, para deixar a ilha bem imponente. O que não pode acontecer é que a ilha seja tão pequena que pareça uma mesa lateral perdida no meio da cozinha.

Se todas essas recomendações forem seguidas, o resultado é uma cozinha funcional, agradável e bem valorizada.

Veja alguns exemplos de cozinha com ilha abaixo e inspire-se:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

22 comentários em “COZINHA COM ILHA – DICAS DA ARQUITETA”

  1. Olá, estou construindo uma casa e a cozinha tem 3,5 x 3,4. Com essa medida é possível instalar uma ilha? Se sim, poderia me dar sugestões do quê seria mais interessante pôr na ilha (cooktop ou cuba) ou apenas bancada mesmo? Ahhhh, me responda, por favor?
    Muito obrigadaaaaaaaaaa!!!

    1. Olá, Silvana! Pelas medidas da cozinha parece ser possível sim fazer uma ilha, mas para te dar uma resposta com certeza eu precisaria ver onde ficam as portas, onde ficariam os equipamentos, etc, para ver se realmente daria certo. Então se quiser envie mais detalhes para o e-mail [email protected], que dou uma olhada. E quanto a colocar pia ou cooktop na ilha, tem algumas dicas nesse post aqui. Espero que ajude. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *