PIA OU COOKTOP – O QUE COLOCAR NA ILHA DA COZINHA

O que é melhor colocar na ilha da cozinha, uma pia ou um cooktop? Ou nenhum dos dois? Diversos fatores interferem nessa decisão. Veja alguns deles, para ajudar a decidir:

Praticidade na hora de usar a ilha

A presença de uma ilha na cozinha ajuda a criar praticidade, pois acrescenta área de trabalho e ao mesmo tempo mantém a circulação. Mas em relação à presença de um cooktop ou de uma pia na ilha, o que fica mais prático é que os três pontos principais (pia, cooktop e geladeira) estejam em forma triangular, no final das contas. (Veja melhor nesse post).

E mais um ponto importante em relação ao uso da pia ou do cooktop na ilha é que as pias podem acumular louça para lavar. Se isso acontecer, a ilha pode ficar bagunçada. Nesse caso não é bom que ela fique em contato direto com quem estiver sentado de frente para ilha, se existirem banquetas, por exemplo. Se a ilha estiver em contato direto com a sala também não fica agradável. Pia na ilha, então, costuma ser uma boa ideia apenas para casas onde a pia costuma ficar sempre limpa e organizada. Ou então a ilha pode ter dois níveis, com a pia mais baixa do que a mureta que faz a divisão com a sala, e onde ficam as banquetas.

ilha da cozinha com dois níveis

Facilidade de instalação

É preciso ver também o que fica mais fácil de instalar, já que a pia exige que seja passada a tubulação de água até ela, enquanto o cooktop precisa apenas do ponto de energia, se for elétrico, e do ponto de gás se for a gás. Então a pia costuma ser mais complicada de instalar caso seja uma reforma.

ilha da cozinha com pia

Por outro lado, o cooktop pode ser usado com uma coifa, e se for, a coifa precisa de um duto de ventilação que saia até a parte externa da casa. Nessa situação é preciso de um forro ou fechamento para embutir o duto, além da presença de um furo em alguma parte da parede para que o ar possa sair. E dependendo do local isso pode ser mais difícil de se fazer do que mexer na tubulação de água para a pia. Por isso é sempre preciso analisar cada caso.

ilha da cozinha com cooktop e coifa

Quando é melhor deixar a ilha livre

Em alguns casos, o ideal é deixar a ilha livre, sem pia nem cooktop. Isso é melhor quando a cozinha tiver pouco espaço de bancada para preparar alimentos. Ou então quando a intenção for usar uma ilha com rodízio, por exemplo, que possa ser removida ou levada para outros locais quando preciso.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *