COMO CALCULAR AS MEDIDAS DA ESCADA

Para calcular as medidas da escada não existe muita complicação, basta saber quais os passos a serem seguidos e ter algumas medidas em mãos, como a altura de um pavimento para o outro e também a área disponível para colocar a escada, para saber qual a forma que ela precisará ter.

Quantos degraus a escada deve ter

Primeiro é preciso saber qual o mínimo de degraus que a escada precisa ter. Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.

O comprimento mínimo da escada

Com isso é possível calcular o comprimento mínimo que a escada precisa ter, multiplicando o número de degraus obtido por pelo menos 0,25, que é o comprimento mínimo de cada um deles, em metros.

medidas escada

A medida resultante é a extensão total da escada, caso ela seja reta. Mas se não existir espaço livre para a criação de uma escada direta, sem curvas, a área deve ser analisada para estudar qual a melhor forma da escada a ser executada. Algumas opções são a escada  em “U” ou em “L”, a helicoidal, que é a conhecida como “caracol”, ou então a versão reta com degraus alternados. Veja como são os degraus alternados aqui.

Tamanho do patamar

Se ela precisar ter um patamar, que é a área de descanso entre duas partes de uma mesma escada, essa área precisa ter a profundidade igual ou maior à largura de cada lance. E a largura considerada mínima é de 80cm, para garantir uma boa circulação.

O patamar conta como mais um degrau, no final dos cálculos. E se existir pouco espaço, podem ser feitos no máximo 4 degraus em cada patamar quadrado, fazendo a curva.

Tamanho do vão da laje

O vão da laje do andar superior precisa ser grande o suficiente para evitar que cabeças batam no teto ao subir. Para isso é importante que a escada fique livre na parte de cima em toda a sua extensão, ou pelo menos a partir do terceiro degrau.

Vídeo que mostra como calcular a escada

Veja no vídeo abaixo as instruções para calcular as medidas da escada, e mais algumas dicas:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

119 thoughts on “COMO CALCULAR AS MEDIDAS DA ESCADA”

  1. olá bom dia, meu nome é Danielle, estou construindo um sobrado e peguei a planta na internet, mas ,agora não estou conseguindo traçar a escada em “U”, poderia me ajudar? sendo que é 3,06 metros de altura por 2,00 metros de comprimentos e 1,60 metros de largura. Agradeço desde já! Abraço!!

    1. Olá, Danielle! Se a escada tem 80cm de largura em cada lance, a parte da curva (que seria o patamar) precisa ter também 80cm de profundidade. Nessa parte da curva podem existir 4 degraus, para aproveitar o espaço. E a escada precisa de 16 degraus para essa altura de 3,06m, mais um espelho (parte vertical do degrau) que seria a distância entre o último degrau e o piso do andar de cima. Então a parte reta da escada terá 6 degraus em cada lance, sendo cada um com 25cm de profundidade (medida mínima). Sendo assim, a parte reta fica com 1,50m de comprimento, que somados aos 80cm da parte da curva, totalizam um comprimento de 2,30m para a escada toda. Abraços, espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *