COMO CALCULAR AS MEDIDAS DA ESCADA

Para calcular as medidas da escada não existe muita complicação, basta saber quais os passos a serem seguidos e ter algumas medidas em mãos, como a altura de um pavimento para o outro e também a área disponível para colocar a escada, para saber qual a forma que ela precisará ter.

Quantos degraus a escada deve ter

Primeiro é preciso saber qual o mínimo de degraus que a escada precisa ter. Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.

O comprimento mínimo da escada

Com isso é possível calcular o comprimento mínimo que a escada precisa ter, multiplicando o número de degraus obtido por pelo menos 0,25, que é o comprimento mínimo de cada um deles, em metros.

medidas escada

A medida resultante é a extensão total da escada, caso ela seja reta. Mas se não existir espaço livre para a criação de uma escada direta, sem curvas, a área deve ser analisada para estudar qual a melhor forma da escada a ser executada. Algumas opções são a escada  em “U” ou em “L”, a helicoidal, que é a conhecida como “caracol”, ou então a versão reta com degraus alternados. Veja como são os degraus alternados aqui.

Tamanho do patamar

Se ela precisar ter um patamar, que é a área de descanso entre duas partes de uma mesma escada, essa área precisa ter a profundidade igual ou maior à largura de cada lance. E a largura considerada mínima é de 80cm, para garantir uma boa circulação.

O patamar conta como mais um degrau, no final dos cálculos. E se existir pouco espaço, podem ser feitos no máximo 4 degraus em cada patamar quadrado, fazendo a curva.

Tamanho do vão da laje

O vão da laje do andar superior precisa ser grande o suficiente para evitar que cabeças batam no teto ao subir. Para isso é importante que a escada fique livre na parte de cima em toda a sua extensão, ou pelo menos a partir do terceiro degrau.

Vídeo que mostra como calcular a escada

Veja no vídeo abaixo as instruções para calcular as medidas da escada, e mais algumas dicas:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

158 thoughts on “COMO CALCULAR AS MEDIDAS DA ESCADA”

  1. Olá, preciso fazer uma escada no quintal. As medidas são 2,73 de altura e 1,54 de largura. Não queria aquela com formato de “caracol”. Será daria para fazer em “L” ou em “U”?

    1. Olá, Jean. Para essa altura seriam necessários pelo menos 15 degraus. Isso resultaria em 3,75 metros de comprimento, que na escada em U (com degraus na curva) seriam cerca de 1,90 metros em cada metade. Por isso seria preciso um espaço um pouco maior. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *