DICAS PARA DEIXAR A ESCADA PEQUENA

Mesmo quando se quer uma escada pequena existe uma profundidade mínima dos degraus, que é de no mínimo 25cm, para que os pés de todos caibam confortavelmente. Mas em locais muito pequenos ou muito altos essa medida pode deixar a escada muito comprida, ocupando muito espaço ou nem mesmo cabendo direito.

Existe um truque para resolver esse problema e criar uma escada pequena, ou pelo menos menor do que a escada normal, sem passar por cima da norma de profundidade dos degraus, que é necessária até para a segurança de quem a utiliza.

Truques para criar uma escada pequena

Uma das soluções seria utilizar uma escada helicoidal, que tem degraus menores e em forma de espiral, que ocupam assim menos espaço. Mas algumas pessoas sentem vertigens com esse tipo de escada, por ter que girar o corpo enquanto sobe.

escada pequena - nc2 architectureImagem: NC2 Architecture

A outra solução possível é dividir os degraus no meio, alternando o lado direito e o lado esquerdo. Ou seja, cada espaço onde ficariam dois degraus em uma escada convencional, agora passa a ter quatro. Esse tipo de escada é conhecido como “escada com degraus alternados“.

escada pequena - mansion stairsImagem: Mansion Stairs

Podem ser feitos degraus realmente pela metade ou então com forma triangular ou recortada, deixando cada plataforma com apenas o lado maior descoberto.

escada pequena - TAF Arkitekt KontorImagem: TAF Arkitekt Kontor

Isso determina que cada degrau tem que ser pisado por apenas o pé direito ou o pé esquerdo, e em uma área mais restrita, portanto requer um pouco mais de destreza, embora a escada continue reta. Mas em algumas situações isso pode valer a pena, já que a profundidade total da escada pode ser reduzida até pela metade.

Veja também como calcular as medidas da escada pelo método convencional, considerando que a altura máxima de cada degrau deve ser de até 18cm.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

9 thoughts on “DICAS PARA DEIXAR A ESCADA PEQUENA”

  1. Bom dia preciso fazer uma escada em L num espaço reto de 2.9m e o desvio de 1.30m perfazrendo um total de 4.20m com altura de2,90, como seria feita a divisão sendo que queria que os degraus fosse de 0.28×0.18 seria possível nesse espaço?

    1. Olá, Joeci. É possível fazer uma escada de 17 espelhos de pouco mais de 17cm de altura e 16 degraus de 26cm de profundidade, deixando a laje do andar de cima como mais um espelho. E na virada da escada seriam feitos 4 degraus em curva, para caber nesse espaço. Abraços!

  2. Boa tarde Fernanda,

    Tenho uma escada interna à fazer, mas com pouco espaço. Altura do piso à laje tem 2,40 gostaria que o vão não ficasse com mais de 80 cm largura para não diminuir muito os cômodos da parte de cima, este vão poderia ter de 1,50 à 2,20 de comprimento. Se eu usar esta escada de degraus alternados ou intercalados (vi em outros lugares chamando de Santos Dumont), ficaria bom? e qual o comprimento aproximado que precisaria na parte de baixo da escada? Ou, se tiver alguma outra opção melhor, por favor sugira.

    1. Olá, Paulinho! Com a escada de degraus alternados o vão pode ser de 2m sem problemas, ou até um pouco menor, pois ficaria com aproximadamente 2,30m na parte de baixo, dependendo do tamanho do degrau utilizado. Quanto à largura de 80cm, sem problemas também. Abraços!

  3. Boa tarde, tenho um espaço de 3,00 m de altura e 3,20 de comprimento e sei que não cabe uma escada convencional e tem que ser reta pois não tenho espaço para outro modelo e aquela caracol é sem jeito. mais não sei fazer os cálculos para encaixa a escada reta no espaço, mesmo que fique um pouco ruim. Eu vi em um dos seus posts, aquela de degraus alternados e me entecerei muito, se puder me ajudar eu agradeço muito.

    1. Olá, Felipe! Se você gostou da opção de fazer uma escada com degraus alternados então ótimo, porque com ela é possível fazer uma escada com apenas 2,85m de comprimento para essa altura de 3m. Podem ser feitos 18 degraus de 30cm de profundidade cada, mas cada um começaria alinhado com o meio do outro, que estaria ao seu lado. A escada reta normal precisaria ter 4,5m, com 18 degraus de no mínimo 25cm cada, realmente não cabe no espaço de 3,20. Abraços! 🙂

  4. Boa noite tudo bom DEUS abençoe !
    tenho 1.10 de largura para fazer uma escada, no 12º degrau esta com altura de 2,05 mt cada pisada tem 22cm e cada espelho 17, qual é o tamanho ideal para uma escada , tenho medo da escada fica alta porque para 17 degraus faltam 5, mais uma coisa é em direção ao Rool temo baixa um pouco o centimetro que esta com 16 e fica muito aparente no Rool , nao quero ingrime e tambem muito longa o que faço ? obrigado pela ajuda !!!

    1. desculpa explicando o final…. temo diminuir para 16 centimetro e fica longa demais e toma espaço do rool, corrigindo o final da primeira explicação , que atrapalhei um pouco no final !!!

      1. Olá, Marcelo! Entendi a situação e seu receio. A solução depende do espaço disponível, que não sei exatamente qual é, mas os limites de tamanho considerados ideais para a escada são de 25cm de profundidade em cada degrau e no máximo 18cm de altura em cada degrau (Veja melhor como calcular a escada nesse post). E se já tiver começado a escada, não é legal que ela fique diferente no final, ela precisa ser toda igual para evitar quedas, ok? Senão a pessoa começa a subir ou descer e vai no embalo de manter o movimento igual ao que já estava fazendo e acaba tropeçando ou se desorientando. Veja se é possível então continuar com o tamanho que ela já tem, pois pelo menos em altura está dentro dos padrões. E para aumentar a profundidade de cada degrau para os 25cm ideais sem alterar o que já foi feito, você pode colocar um revestimento que fique saltado, um pouco maior do que o degrau em si, como tábuas de madeira ou de pedra. Abraços, espero ter ajudado, e tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *