DICAS PARA DEIXAR A ESCADA PEQUENA

Mesmo quando se quer uma escada pequena existe uma profundidade mínima dos degraus, que é de no mínimo 25cm, para que os pés de todos caibam confortavelmente. Mas em locais muito pequenos ou muito altos essa medida pode deixar a escada muito comprida, ocupando muito espaço ou nem mesmo cabendo direito.

Existe um truque para resolver esse problema e criar uma escada pequena, ou pelo menos menor do que a escada normal, sem passar por cima da norma de profundidade dos degraus, que é necessária até para a segurança de quem a utiliza.

Truques para criar uma escada pequena

Uma das soluções seria utilizar uma escada helicoidal, que tem degraus menores e em forma de espiral, que ocupam assim menos espaço. Mas algumas pessoas sentem vertigens com esse tipo de escada, por ter que girar o corpo enquanto sobe.

escada pequena - nc2 architectureImagem: NC2 Architecture

A outra solução possível é dividir os degraus no meio, alternando o lado direito e o lado esquerdo. Ou seja, cada espaço onde ficariam dois degraus em uma escada convencional, agora passa a ter quatro. Esse tipo de escada é conhecido como “escada com degraus alternados“.

escada pequena - mansion stairsImagem: Mansion Stairs

Podem ser feitos degraus realmente pela metade ou então com forma triangular ou recortada, deixando cada plataforma com apenas o lado maior descoberto.

escada pequena - TAF Arkitekt KontorImagem: TAF Arkitekt Kontor

Isso determina que cada degrau tem que ser pisado por apenas o pé direito ou o pé esquerdo, e em uma área mais restrita, portanto requer um pouco mais de destreza, embora a escada continue reta. Mas em algumas situações isso pode valer a pena, já que a profundidade total da escada pode ser reduzida até pela metade.

Veja também como calcular as medidas da escada pelo método convencional, considerando que a altura máxima de cada degrau deve ser de até 18cm.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

22 thoughts on “DICAS PARA DEIXAR A ESCADA PEQUENA”

  1. Olá boa noite , preciso fazer uma escada em “L” , com plataforma e a minha laje vai ficar com 2,60 ,e tô querendo deixar arranques de ferragens em uma possível viga na parede acompanhando a escada, vcs tem algum projeto em desenho pra me auxiliar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *