BIOFILTRO PARA LIMPAR A ÁGUA USADA

O biofiltro é uma forma natural de limpar a água cinza, ou seja, a água que já foi usada em pias, chuveiros, torneiras e na máquina de lavar roupas. Não pode ser limpa apenas a água que foi usada no vaso sanitário.



Após a limpeza feita pelo biofiltro, a água pode ser devolvida à natureza ou então reaproveitada para regar jardins ou limpar o piso. (Ver também: “Como Reaproveitar a Água das Chuvas“)

Como fazer um biofiltro

A ideia principal do biofiltro é fazer a filtragem da água através de plantas e materiais naturais. De maneira geral, primeiro a água deve passar por uma caixa de gordura, que retira os resíduos mais sólidos da água. Em seguida passa pelas plantas e raízes. As bactérias presentes nas plantas se alimentam dos resíduos orgânicos presentes na água usada, fazendo com que ela fique limpa.

Mas as formas de fazer cada biofiltro pode variar. Veja alguns exemplos:

  • Nesse biofiltro a água cinza chega por um cano ao primeiro filtro, que é um reservatório aberto com biomassa, areia, brita e carvão. Em seguida ela escorre por um cano de bambu até um segundo filtro, com as raízes e plantas semi-aquáticas. Depois ela cai por um buraco em uma outra área com carvão, areia e brita. Em seguida ela escorre por um cano e é devolvida à natureza. Veja como funciona o biofiltro no vídeo:

    • Nesse outro biofiltro a água usada da cozinha chega em um balde que filtra os resíduos sólidos da água, e em seguida corre por um cano até uma banheira com terra e plantas. Na sequência a água passa para um jardim no solo com plantas, pedras e argila expandida, que funcionam como um dreno. No final a água chega a uma pequena plantação, nutrindo o solo de plantas alimentícias e ornamentais. Veja como funciona o biofiltro no vídeo:

    • Esse biofiltro é integrado ao paisagismo. A água sai da cozinha, passa pela terra e depois chega a um tanque com plantas aquáticas, onde é tratada. Em seguida segue para uma pequena horta, fazendo sua irrigação. A forma como as plantas e o escoamento da água foram feitos dá a impressão de serem apenas jardins com uma pequena cascata. Veja como funciona o biofiltro no vídeo:

Outras formas de reaproveitar a água usada

O biofiltro é a maneira mais econômica e natural de reaproveitar a água usada. Mas existe também a opção de fazer toda uma tubulação que leva até um filtro sintético e depois a leva de volta a torneiras ou até o vaso sanitário. Dessa forma a tubulação pode até ficar embutida nas paredes, caso tenha sido projetada desde o início da construção.

Outra maneira simples de reaproveitar a água usada é através de eletrodomésticos que têm essa função. Algumas máquinas de lavar roupas têm a opção de avisar quando a água irá sair da máquina, para que ela possa ser coletada com um balde. Essa água pode ser utilizada para limpar o chão ou irrigar plantas, por exemplo, pois é uma água relativamente limpa.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *