COMO MISTURAR TONS DE MADEIRA COM BRANCO E CINZA

Questão: “O apartamento veio com as portas e o rodapé envernizados, e os nossos móveis serão branco com cinza e o sofá cinza. Fica legal a cor branca e cinza dos móveis com o rodapé envernizado? Ou é melhor pintar o rodapé e as portas de branco? “

Resposta: A única situação em que o cinza não combina com a madeira de nenhum jeito é se tanto o cinza quanto a madeira forem muito claros, e a madeira não for nem amarelada nem avermelhada, ficando então sem nenhum contraste. O mesmo acontece quando a madeira é muito escura e o cinza também. Nesses caso é melhor pintar a madeira de branco para que o cinza apareça melhor e fique mais valorizado. E de qualquer forma, quando as portas têm a mesma cor das paredes, o efeito é bem mais clean.

E em alguns casos isso é realmente necessário, quando os móveis e acessórios possuem cores muito variadas, inclusive com outros tons de madeira, gerando um excesso de informação que incomoda bastante. Mas por ser uma combinação neutra, o branco e o cinza aceitam muitos tons de madeira, e com cada um deles devem ser tomados diferentes cuidados:

SALA CINZA E MADEIRA 4

Madeira amarelada: À primeira vista pode parecer que o cinza e a madeira clara amarelada não têm nada a ver, mas se o cinza não for muito claro e o amarelo da madeira for realmente perceptível, surge um contraste que pode ser usado como ponto de partida da ambientação, usando o tom amarelado como cor de destaque. Para deixar clara essa intenção, outros elementos na mesma tonalidade devem ser utilizados, como enfeites ou almofadas. E nesse caso é essencial usar o preto ou um cinza bem escuro para gerar contraste.

SALA CINZA E MADEIRA 1

Madeira avermelhada: As madeiras em tom castanho costumam ser um pouco mais escuras, variando desde o alaranjado até o marrom mais escuro e avermelhado, e nesse caso já existe um contraste com o cinza, que inclusive dá mais vida e sensação aconchegante ao ambiente. Para não poluir o visual, no entanto, é interessante usar essa cor como destaque, sem misturar muitas outras, apenas o preto caso se queira deixar o espaço um pouco mais sóbrio.

SALA CINZA E MADEIRA 2

Madeira escura acinzentada: Tons um pouco mais escuros e secos de madeira combinam muito bem com o cinza claro e médio, e o branco serve para destacar os dois. Com essa mistura, pode ainda ser usado o preto, se o cinza ou a madeira não forem muito escuros, mas nesse caso é interessante acrescentar toques de cores vivas, que podem inclusive serem usadas sem o preto.

SALA CINZA E MADEIRA 3

Imagens: Arquiteta Fernanda Dias Goi

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *