DICAS PARA CONSTRUIR E DECORAR BARATO

Construir ou decorar com economia não significa usar só o que é mais barato independente da qualidade ou então deixar a sala sem sofá, por exemplo. É na verdade uma questão de otimizar a relação custo-benefício, ou seja, pensar na forma mais simples e objetiva de resolver os espaços, mesmo que para isso seja preciso criar soluções menos convencionais. São as famosas “sacadas” que fazem toda a diferença no resultado final.

Dicas para construir e decorar barato

Confira algumas formas simples de construir ou decorar gastando menos, sem perder a qualidade:

  • Um único móvel com várias funções

Alguns elementos podem servir para diferentes funções, como no caso do projeto deste salão, em que os bancos de espera servem também como assentos para a área de manicure. O mesmo ocorre quando se utiliza móveis multifuncionais, sejam eles prontos ou feitos sob medida.

  • Distribuição otimizada dos móveis ou dos ambientes

como construir baratoMuitas vezes basta pensar na melhor distribuição dos móveis e objetos no ambiente, pensando no todo e valorizando cada peça apenas pela sua posição e relação com os demais elementos. Isso pode transformar um ambiente, melhorando a circulação, a funcionalidade e o efeito visual, sem exigir muitos gastos.

Em um ambiente muito amplo, por exemplo, o meio dos espaços pode ser aproveitado. Assim não é preciso encher as paredes de painéis, quadros ou estantes, pois se o meio do espaço preenchido ele já perde a sensação de vazio.

Já em relação à distribuição dos ambientes em uma casa, as áreas molhadas podem ser agrupadas, reduzindo a quantidade de gastos com tubulações hidráulicas. E os ambientes podem ser dispostos de maneira a evitar a formação de grandes corredores. Assim é possível aproveitar melhor o espaço e assim reduzir a metragem geral da casa.

O importante então não é simplesmente reduzir os custos ao máximo de qualquer forma, indiscriminadamente, e sim fazer com que cada gasto se justifique, sem desperdícios, sem perder de vista o bem-estar e a eficiência dos espaços.

  • Uso de materiais baratos e eficientes

Alguns materiais considerados de baixo padrão são bem resistentes, e precisam apenas de truques para criar um visual interessante.

casa com truques para construir baratoCasa eficiente e barata. Imagem: Terra e Tuma Arquitetura

Essa casa, por exemplo, foi feita com blocos de concreto aparentes, para economizar com a inexistência de revestimentos. Mas a disposição dos ambientes e a forma das aberturas garante que o visual seja valorizado. Com isso os blocos parecem parte do contexto descolado ao invés de parecerem simplesmente mal acabados. Saiba mais sobre essa construção em “Casa com Arquitetura Econômica e Eficiente“.

Veja mais algumas dicas para construir barato em: “Como Reduzir Gastos na Construção Sem Perder Qualidade“. Ou se preferir acesse a Seção “Dicas para Economizar” aqui do site, como uma quantidade grande de soluções econômicas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *