CUBAS COM VÁLVULA OCULTA

As cubas com válvula oculta são, em outras palavras, as cubas que têm o ralo escondido. Elas podem ser feitas sob medida, do tamanho que quiser, no sistema de “cuba moldada”, ou então virem prontas, normalmente como cubas de apoio ou de parede. (Ver também “Tipos de Cubas“).

A principal vantagem das cubas com válvula oculta é o efeito estético, já que ficam mais modernas e diferenciadas, fazendo parecer que a água “some” na cuba. A de.svantagem é o custo mais elevado do que as cubas comuns, dependendo do modelo.

CUBA COM VÁLVULA OCULTACuba com válvula oculta. Corte esquemático de Arq. Patricia Martino.

A cuba é feita basicamente com duas bases, sendo uma horizontal, na parte de baixo, onde fica o ralo, e uma logo acima, inclinada. Essa inclinação favorece o escoamento da água, evitando acúmulo de sujeiras.

CUBA COM VÁLVULA OCULTACuba com válvula oculta (Bandeja removível). Corte esquemático de Arq. Patricia Martino.

Por outro lado, essa mesma facilidade pode ser uma armadilha para perder pequenos objetos que caem na pia, pois eles escorregam nessa rampa e ficam presos na parte de baixo.

CUBA COM VÁLVULA OCULTACuba com válvula oculta (Bandeja removível com rampa). Corte esquemático de Arq. Patricia Martino.

Para solucionar esse problema, e também facilitar a manutenção, existem as cubas de válvula oculta com bandeja removível. Elas podem ter apenas uma bandeja solta sobre a base, na horizontal, liberando as bordas para o escoamento, ou então ter uma pequena rampa na parte frontal da cuba, com a bandeja horizontal apenas na parte do fundo.

Imagens: Di Pietra Porcelanatos e Arquiteta Patricia Martino (PMartino)

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

9 thoughts on “CUBAS COM VÁLVULA OCULTA”

  1. Existe uma medida ideal/mínima para esse tipo de cuba, principalmente no que diz respeito à profundidade? Estou pensando em colocar uma cuba com válvula oculta e bandeja removível (como a segunda foto) no meu wc com 40x30x15 numa bancada de 76×47. Espero que caiba então fique com aspecto de “tanque”. Abraço e parabéns pelo site!

    1. Olá, Danielle! Esse tamanho de cuba cabe bem em uma bancada nas medidas que você passou, não tem problema de profundidade porque ela é feita sob medida. Mas se quiser pode até deixá-la um pouco maior, com 35 de profundidade. Se você tem receio de pensar em um tanque é só usar uma torneira bem legal, de preferência na bancada ao invés da parede. Abraços e seja sempre bem-vinda. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *