DICAS PARA PROJETAR VARANDAS

A varanda dos apartamentos é um cantinho que pode ficar um pouco esquecido, especialmente se for uma varanda pequena. Mas com alguns cuidados ela pode ficar valorizada e se tornar um lugar muito agradável para descansar, conversar ou apreciar a vista.

– Como colocar plantas na varanda

As plantas da varanda ficam sempre em vasos, e são de pequeno ou médio porte. Assim como em qualquer outro local, é preciso analisar a incidência de sol e de ventos, e usar plantas que se encaixem com essas condições.

Os vasos podem ficar no chão, na parede, pendurados no teto ou até no guarda-corpo, voltados para o lado de dentro. O importante é não colocar plantas demais ou grandes demais a ponto de uma ocupar o espaço da outra, e não colocar os vasos por todos os cantos, pois assim eles acabam poluindo o visual e perdem o destaque. O ideal é colocar somente em um ponto ou então em cantos opostos, para equilibrar. (Ver também: “Plantas para Varandas de Apartamentos“)

varanda 2 - decorfacilImagem: Decorfácil

– Como integrar a varanda com a sala

Para fazer com que a varanda fique integrada com a sala é possível usar o mesmo piso da sala na varanda, para dar sensação de continuidade, e consequentemente gerar sensação de amplitude nos dois ambientes. Outra preocupação que é interessante ter no sentido de integração é usar a mesma linguagem na varanda e na sala, ou seja, se a decoração da sala for descolada e colorida, as mesmas características devem aparecer na varanda. Se a sala tiver peças em madeira, é interessante que algum detalhe na varanda tenha também esse material, e assim por diante.

– Como deixar a varanda confortável

Alguns materiais e soluções geram conforto em qualquer espaço, e na varanda não é diferente. Materiais como madeira e fibras são agradáveis ao toque e têm bom desempenho térmico, por isso são boas opções. Tecidos também têm o mesmo efeito mas devem ser usados de preferência com impermeabilização. A iluminação focada nas plantas ou em arandelas que escondam a lâmpada podem complementar a sensação acolhedora.

varandas - joytvImagem: Joytv

E na varanda, especificamente, é importante pensar na função que ela terá, como descanso ou recebimento de visitas, por exemplo, e usar cadeiras ou poltronas adequadas, inclusive considerando se será preciso ter uma mesinha de apoio ou um aparador. Poltronas e chaises de maior porte deixam a varanda extremamente confortável e convidativa, mas mesmo se o espaço for pequeno, uma pequena poltrona macia, se puder ser utilizada, já é mais agradável do que apenas cadeiras.

Se existir um lado com uma vista melhor do que a do outro, as poltronas devem ficar voltadas para essa direção. E sempre sem objetos demais, para não obstruir a circulação. Para ficar confortável, o ambiente tem que ser funcional.

varanda 1 - decozillaImagem: Decozilla

– Como aproveitar o espaço na varanda

Varandas pequenas costumam ser realmente pequenas, e justamente por isso acabam ficando esquecidas, como se não fosse possível utilizá-las de nenhuma forma. Mas existem alguns truques, como pendurar objetos no guarda-corpo ou no teto, aproveitar as paredes com prateleiras, nichos ou ganchos, além de sempre utilizar móveis de pequeno porte, para que fiquem proporcionais. Objetos multiuso ou que possam ser desmontados são também boas opções, pois permitem que a varanda fique mais versátil, acomodando diferentes funções em momentos diferentes. (Veja mais dicas para decorar a varanda pequena aqui).

varanda 4 - lushomeImagem: Lushome

– Como fazer um jardim na varanda

Além de colocar vasos com plantas, é possível tratar a varanda como se fosse um verdadeiro jardim de inverno, valorizando e dando sensação de bem-estar ao ambiente que estiver ligado a ela. Para fazer isso, basta cobrir o piso existente com grama sintética, pedras ou até mesmo com grama natural mesmo, para ficar mais realista.

A grama sintética e as pedras são alternativas mais práticas, pois o gramado natural requer que seja colocada uma camada de terra sobre o piso, e para isso é necessário que exista um espaço considerável de altura entre o chão da varanda e o nível da porta, de pelo menos 10cm, aproximadamente. O peso também fica maior e a impermeabilização tem que ser mais caprichada. As pedras podem ser colocadas sobre uma lona, liberando apenas a área do ralo para escoamento, e entre elas podem ser usadas placas de madeira conhecidas como decks removíveis.

E nas paredes, para complementar o visual rústico e natural, podem ser usadas pedras, madeira ou plantas em jardins verticais.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *