coifa capa

DIFERENÇA ENTRE COIFA E DEPURADOR

Na hora de escolher entre a coifa e o depurador, que são ambos aparelhos usados para tirar a gordura do ar da cozinha, é importante conhecer as suas diferenças e características, para fazer uma escolha mais eficiente em termos funcionais e estéticos.

A principal diferença entre a coifa e o depurador é que a coifa elimina o ar gorduroso através de um duto e o depurador somente filtra o ar que absorve, e o devolve para o ambiente. Isso traz duas consequências básicas:

A primeira é a existência, na coifa, desse duto vertical, que deve ligar o exaustor até alguma saída externa, ou seja, um ponto onde o ar possa ser eliminado. Isso significa uma instalação bem mais complicada, e um volume bem mais marcante na ambientação do que o depurador. Às vezes, no entanto, esse impacto visual pode ser aproveitado para dar valor à decoração, com a coifa chamando atenção intencionalmente. As coifas têm inclusive várias opções em termos de design, que pode ser bem diferenciado e elegante. Já o depurador, que pode ficar escondido no armário superior, por exemplo, é melhor quando se quer discrição da peça.

coifa dritta mb
Coifa de parede – Clique para ver na loja.

A segunda consequência é a eficiência do aparelho, em termos de força, que é maior na coifa. O problema é que junto com a maior potência vem também um maior preço, e é essa questão que faz com que o depurador seja uma boa alternativa para cozinhas pequenas ou em que se faça poucas frituras, por exemplo.

depurador fischer mb
Depurador – Clique para ver na loja.

Tanto a coifa quanto o depurador precisam de manutenção, pois os filtros precisam ser trocados. A diferença nesse sentido é que a coifa dispensa o uso de carvão, que às vezes existe no sistema de filtragem do depurador, facilitando portanto a limpeza.

Outro fator importante é que o depurador só pode ser instalado na parede, enquanto a coifa possui modelos para bancadas em ilha, que ficam presos no teto.

coifa ilha vetro mb
Coifa de ilha – Clique para ver na loja.

E além de escolher entre um modelo e outro de acordo com as necessidades e possibilidades pessoais, deve-se prestar atenção também ao tamanho da peça, que deve ser adequado ao tamanho do fogão ou cooktop utilizado. Para funcionar bem, as coifas ou os depuradores devem ser ligeiramente mais largos do que a área das bocas do fogão.

Quer receber nossas dicas por e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>