MÓVEIS DE CANTO APROVEITAM O ESPAÇO

Aproveitar os cantos que normalmente ficam sem uso pode ser uma boa ideia em espaços pequenos ou simplesmente para puxar a atenção para as pontas dos ambientes, quebrando a disposição convencional dos elementos.

Móvel de canto formando um ambiente

Uma das possibilidades é transformar o canto em ambientes compactos. Nesse caso o espaço pode se transformar em home office, com uma bancada em “L” ou na diagonal, com forma praticamente triangular e prateleiras ou armários na parte de cima, ou então em um canto de leitura, com uma poltrona, uma pequena mesa ou prateleira de apoio e algum tipo de luminária. Nos dois casos o espaço do canto fica bem aproveitado e proporcionam sensação aconchegante ao serem utilizados.

home office de canto - little green notebookImagem: Little Green Notebook

Outra alternativa é criar um pequeno bar, adega ou cantinho do café no canto, apenas com armários ou então uma pequena bancada com armários, para o preparo de bebidas e eventualmente com uma cadeira ou banco para sentar. (Ver também: “Como Criar um Cantinho do Café em Casa“)

movel de canto - architecturendesignImagem: Architecture and Design

Nichos ou prateleiras de canto

Todas essas alternativas, no entanto, exigem um espaço suficiente para a criação do móvel e também da circulação na sua frente. Para locais com muito pouco espaço, onde apenas se deseja aproveitar ou destacar o espaço, podem ser usadas prateleiras ou nichos simples, dispostos um sobre ou outro ou então criando composições que dão maior sensação de movimento, para um resultado mais descolado.

movel de canto - architecturendesignImagem: Darn Crafty

Quadros no canto

Quadros também podem ser usados apenas para destacar o canto, sem ocupar nenhum espaço, e são também uma boa opção para complementar o uso de plantas ou uma pequena mesa no chão, por exemplo, embora possam ser colocados apenas quadros, criando uma espécie de mural.

movel de canto 7 - jenna burger designImagem: Jenna Burger Design

Poltrona ou balanço no canto do ambiente

É possível ainda colocar algum tipo de balanço no canto, para adultos ou para crianças, tomando apenas o cuidado, nesse caso, de não deixar o balanço perto demais das paredes a ponto de encostar cada vez que ele é utilizado.

movel de canto 6 - architecturendesignImagem: Architecture and Design

Lareira de canto

Outra opção é usar o canto para abrigar uma lareira, que pode inclusive ser uma lareira a álcool caso não seja possível ou não se queira instalar a coifa de exaustão. (Saiba mais sobre lareiras a álcool aqui).

lareira de canto 4 - thrifty decor chic
Imagem: Thrifty Decor Chic

Aproveitando os cantos perdidos

E além dos cantos vazios, é interessante aproveitar também os cantos formados pelos móveis e eletrodomésticos, como o vão que sobra entre o refrigerador e a parede, por exemplo. Nesse local o acesso aos objetos fica mais difícil, pois o espaço é estreito, então funcionam melhor os armários do tipo gaveta, ou seja, com prateleiras retráteis que vêm para a frente e deixam tudo ao nosso alcance.

movel de canto 1- makezineImagem: Makezine

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *