jardim vertical capa

JARDIM VERTICAL

A expressão “jardim vertical” é usada normalmente quando se imagina uma parede ou fachada com plantas, de maneira geral. Porém um jardim vertical pode ser feito de várias maneiras, desde a simples disposição de alguns vasos ou jardineiras na parede até a criação de um jardim auto-suficiente, com plantas dispostas diretamente sobre a parede e em toda a sua extensão.

No primeiro caso, podem ser usados vasos e jardineiras de parede, com fixação específica para isso, ou então prateleiras presas na parede para servir de apoio para os vasos.

jardim vertical 5
Imagem: Ecotelhado

Para a segunda situação, em que o jardim pega toda a superfície da parede, existem sistemas especiais, com blocos que contêm espaço para a colocação de terra ou argila expandida e plantas, ou então painéis fixos às paredes com essa mesma finalidade. Pode ser criado inclusive um sistema de irrigamento interno automático, com bombeamento da água por todo o jardim.

jardim vertical 6
Imagem: Ecotelhado

E em relação à irrigação, quando ela não for feita de maneira automática é importante tomar o cuidado de deixar todas as plantas em locais com fácil acesso, para que todas possam ser regadas manualmente e sem dificuldades.

jardim vertical 7
Imagem: Ecotelhado

Existem também peças avulsas, as chamadas “jardineiras verticais”, que são basicamente painéis soltos, que podem ficar apoiados no chão ou presos na parede, e que contêm prateleiras ou vasos formando um jardim.

JARDINEIRA VERTICAL KD
Jardineira vertical – Clique para ver na loja.

Seja qual for a solução adotada, o jardim vertical é sempre um elemento que agrega sensação de bem-estar aos ambientes, melhorando o conforto térmico e purificando o ar, além de conferir um bom efeito estético. E a vantagem em relação a um jardim no chão é que o jardim vertical não ocupa espaço, podendo então ser colocado em qualquer lugar, tomando-se apenas o cuidado de garantir às plantas escolhidas a quantidade de iluminação e vento que lhes sejam adequadas.

Imagem de capa: Ecotelhado

Quer receber nossas dicas por e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>