PAREDES DE TIJOLO APARENTE

As paredes de tijolo aparente conferem rusticidade a qualquer ambiente, podendo ser úteis também para criar uma decoração mais despojada. (Ver também: “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“). Os tijolos podem ficar na cor natural ou então serem pintados de branco, para ficarem mais suaves embora ainda levemente diferenciados. Elas podem ser feitas de várias formas, todas com o resultado estético bem parecido mas com diferentes condições:

A maneira mais eficiente é erguer a parede com tijolos que possam ficar aparentes, como no sistema de tijolos ecológicos ou então com tijolos mais rústicos. É o modo mais prático porque dispensa a necessidade de revestir as paredes, bastando deixar os tijolos aparentes, e revestir com pintura somente onde por acaso não se queira deixá-los à mostra. Isso reduz gastos e  mão-de-obra, além de deixar as paredes mais finas, ocupando menos espaço.

O segundo método, para situações em que a parede já esteja pronta, é revestir a superfície com tijolos. Nesse caso, cada tijolo é cortado na metade, ficando com cerca de 5 cm de espessura. Essa solução é ideal para quem quer realismo, pois são tijolos de verdade, mas tem o inconveniente de aumentar muito a espessura da parede, perdendo assim um pouco de espaço e dificultando a execução no encontro com móveis e caixilhos, pois fica muito saltado para a frente.

A terceira opção, então, vem para resolver esse problema. São as cerâmicas que imitam tijolos. Solução também para paredes já prontas, as cerâmicas com aspecto de tijolo têm o efeito inverso do tijolo aparente, pois são mais finas, portanto mais fáceis de aplicar, mas um pouco menos realistas. Alguns modelos, no entanto, chegam a ser bem convincentes, como a linha “Brick HD” da Portinari.

TIJOLO APARENTEImagem: Cerâmica Portinari

Existem também revestimentos de outros materiais que imitam tijolos, como as coleções “Brique” e “Rocca”, da marca Passeio, feitas com cimento em espessuras reduzidas e disponíveis em várias cores, para ficar muito convincente, parecendo tijolo de verdade, mas sem o inconveniente da grossura, ou então a linha Ecobrick, com todas essas vantagens porém feita a partir de isopor reciclado.

E por falar em paredes de tijolos feitos de isopor, é possível inclusive fazer o revestimento em casa mesmo, de maneira simples e econômica. Saiba mais aqui.

TIJOLO APARENTEImagem: Passeio Revestimentos

Um aspecto a ser levado em conta também entre construir diretamente com tijolos e deixá-los aparentes ou então revesti-las depois é a quantidade de paredes que será de tijolos, pois no primeiro caso é possível que todas as paredes sejam assim, e nas outras situações dificilmente isso vai acontecer, já que os revestimentos não são assim tão baratos, e também dão trabalho para serem colocados.

E a diferença entre um ambiente com todas as paredes de tijolos e outro com apenas algumas partes é que na primeira situação ele fica mais homogêneo, e por isso mais discreto, embora crie um efeito bem marcante, e quando está em apenas algumas paredes fica mais destacado, valorizando e chamando atenção para um ponto específico. Nenhuma das opções está certa ou errada, dependendo apenas da intenção de projeto.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

42 thoughts on “PAREDES DE TIJOLO APARENTE”

  1. Boa tarde!

    Gostaria de alguma sugestão para decorar o quarto da minha filha, a casa onde moro é tijolo aparente e estou sem idéia nenhuma, o espaço não é mto grande.
    Grata se puderes me ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *