PAREDES DE TIJOLO APARENTE

As paredes de tijolo aparente conferem rusticidade a qualquer ambiente, podendo ser úteis também para criar uma decoração mais despojada. (Ver também: “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“). Os tijolos podem ficar na cor natural ou então serem pintados de branco, para ficarem mais suaves embora ainda levemente diferenciados. Elas podem ser feitas de várias formas, todas com o resultado estético bem parecido mas com diferentes condições:

A maneira mais eficiente é erguer a parede com tijolos que possam ficar aparentes, como no sistema de tijolos ecológicos ou então com tijolos mais rústicos. É o modo mais prático porque dispensa a necessidade de revestir as paredes, bastando deixar os tijolos aparentes, e revestir com pintura somente onde por acaso não se queira deixá-los à mostra. Isso reduz gastos e  mão-de-obra, além de deixar as paredes mais finas, ocupando menos espaço.

O segundo método, para situações em que a parede já esteja pronta, é revestir a superfície com tijolos. Nesse caso, cada tijolo é cortado na metade, ficando com cerca de 5 cm de espessura. Essa solução é ideal para quem quer realismo, pois são tijolos de verdade, mas tem o inconveniente de aumentar muito a espessura da parede, perdendo assim um pouco de espaço e dificultando a execução no encontro com móveis e caixilhos, pois fica muito saltado para a frente.

A terceira opção, então, vem para resolver esse problema. São as cerâmicas que imitam tijolos. Solução também para paredes já prontas, as cerâmicas com aspecto de tijolo têm o efeito inverso do tijolo aparente, pois são mais finas, portanto mais fáceis de aplicar, mas um pouco menos realistas. Alguns modelos, no entanto, chegam a ser bem convincentes, como a linha “Brick HD” da Portinari.

TIJOLO APARENTEImagem: Cerâmica Portinari

Existem também revestimentos de outros materiais que imitam tijolos, como as coleções “Brique” e “Rocca”, da marca Passeio, feitas com cimento em espessuras reduzidas e disponíveis em várias cores, para ficar muito convincente, parecendo tijolo de verdade, mas sem o inconveniente da grossura, ou então a linha Ecobrick, com todas essas vantagens porém feita a partir de isopor reciclado.

E por falar em paredes de tijolos feitos de isopor, é possível inclusive fazer o revestimento em casa mesmo, de maneira simples e econômica. Saiba mais aqui.

TIJOLO APARENTEImagem: Passeio Revestimentos

Um aspecto a ser levado em conta também entre construir diretamente com tijolos e deixá-los aparentes ou então revesti-las depois é a quantidade de paredes que será de tijolos, pois no primeiro caso é possível que todas as paredes sejam assim, e nas outras situações dificilmente isso vai acontecer, já que os revestimentos não são assim tão baratos, e também dão trabalho para serem colocados.

E a diferença entre um ambiente com todas as paredes de tijolos e outro com apenas algumas partes é que na primeira situação ele fica mais homogêneo, e por isso mais discreto, embora crie um efeito bem marcante, e quando está em apenas algumas paredes fica mais destacado, valorizando e chamando atenção para um ponto específico. Nenhuma das opções está certa ou errada, dependendo apenas da intenção de projeto.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

42 thoughts on “PAREDES DE TIJOLO APARENTE”

  1. Boa tarde!

    Gostaria de alguma sugestão para decorar o quarto da minha filha, a casa onde moro é tijolo aparente e estou sem idéia nenhuma, o espaço não é mto grande.
    Grata se puderes me ajudar!

  2. Boa tarde
    Me tire uma duvida estou reformando minha cozinha quero colocar tijolinho macico na parede minha divida e colocar no estilo faixa só metade ou colocar inteiro e depois passar resina?

    1. Boa tarde, Mauricio! A resina deve ser aplicada de qualquer forma, para proteger, e entre colocar apenas uma faixa ou na parede inteira depende do restante do ambiente. Se for apenas uma parede que irá receber o revestimento, então é interessante fazer a parede inteira, para não ficar só um filete perdido no ambiente. Abs!

  3. Olá Fernanda,

    Quero revestir a parede da minha sala de jantar com algum revestimento que imita tijolinho, mas tenho dúvidas pq a sala de jantar é integrada com a cozinha, que é toda revestida com azulejo branco. O dois ambientes são separados apenas por um balcão com pedra de mármore preto. Será que vai combinar? Os dois ambientes podem ter revestimentos com ‘linguagens diferentes’?

    1. Olá, Solange! É possível misturar sim, mas para que o conjunto fique em harmonia é interessante repetir esses três elementos (cor e rusticidade do tijolo, branco e preto) de uma maneira mais espalhada, como quadros com moldura preta ou um sofá preto na sala para integrar com o balcão, móveis e acessórios brancos na sala para contrapor com a cozinha e quem sabe algum detalhe na cor do tijolo (não precisa ser o tijolo em si) na cozinha para dar sentido ao tijolo da sala. O que vale é o equilíbrio no final. Espero ter ajudado, abs! 🙂

  4. Boa tarde!
    Usei no hall de entrada da casa (portão social) o Porcelanato PORTINARI Brick HD 11×90, não chegou a 1m quadrado. Em seguida vem a grama e penso fazer um caminho com bolachas de madeira. Será que fica bom? Mais uma dúvida, o que devo usar para impermeabilizar o porcelanato que coloquei?
    Grato,
    Renato

    1. Olá, Renato, boa tarde! O porcelanato que imita tijolos fica bem com a madeira sim, é importante apenas que o restante das paredes faça contraste com a rusticidade dos dois, e não tenha muita informação visual, como paredes lisas por exemplo. Isso serve para destacar e valorizar os materiais. E para impermeabilizar o porcelanato precisa ser um impermeabilizante/seladora para materiais porosos, como este aqui. Abs!

  5. Olá. Gostaria de sua opinião:
    Já tenho na minha casa duas peças com tijolo rustico, a sala e o banheiro social.
    Estamos reformando a cozinha e meu esposo quer fazer uma das paredes tbem com tijolo rústico, os moveis são branco com tampo preto. Minha dúvida é se nao vai ficar muito tijolo na casa. E que cor colocar no chao e nas outras paredes?

    1. Olá, Maristela! Não tem problema ter tijolos também na cozinha, especialmente se não for em todas as paredes. Na verdade cria até uma integração, uma linguagem comum a toda a casa. A cor do piso e das paredes dependem de alguns fatores, mas de maneira geral, se os móveis são brancos, pode dar certo usar paredes brancas e o piso em madeira ou outro material que imite madeira, para ficar ainda mais rústico e aconchegante, ou então usar piso cimentício ou resinado em um tom neutro como cinza ou bege acinzentado. As paredes, nesse caso, podem ser da mesma cor do piso ou brancas, ou ainda uma mistura dessas duas cores. Abs, espero ter ajudado!

  6. Olá Fernanda, estou em uma fase complicada em minha obra que é a escolha das cores para as paredes internas. O maior problema reside em minha sala de estar que tem uma parede revestida com tijolos de demolição (com tonalidades variadas de laranja) que fica na subida da escada (que também conta com uma estrutura de alumínio preto e vidro), bem como na cozinha que também tem uma parede desse tipo de tijolos. Considerando que meu piso também tem tons laranja, estou pensando em pintar as paredes restantes em cinza claro (passive 7064 SW) porém temo ficar com um ambiente pesado ou frio. Gostaria de criar um ambiente aconchegante e leve sem ser rustico demais, por gentileza, poderias informar se estou no caminho certo?? ou devo mudar a cor?? O que você sugere? Obrigada!! bjs

    1. Olá, Thayse! Você está no caminho certo sim, pois o cinza equilibra a rusticidade dos tijolos, deixando o ambiente um pouco mais moderno e elegante, e não fica pesado ou frio porque a cor é clara e os tijolos quebram a frieza. Mas te aconselho a acrescentar móveis brancos e alguns toques de madeira nos ambientes, para clarear e deixar mais aconchegante. Desse jeito acredito que fique bem de acordo com as suas intenções. Abs, espero ter ajudado!

  7. Bom dia Fernanda! Estou reformando um banheiro com revestimento mármore calacata e piso em porcelanato travertino clássico. Gostaria de saber se a aplicação de um pequeno espaço com tijolos aparentes é uma combinação favorável. Um abraço. Obrigada.

    1. Olá, Margareth! Na verdade essa mistura do mármore com o porcelanato travertino já tem bastante informação e vai para um lado mais elegante, e o tijolo tem um estilo muito diferente (mais rústico) que não chega a contrastar, porque também tem muita informação visual. Então recomendaria algum material mais liso e que mantenha a elegância dos outros materiais, como o inox combinando com os metais do banheiro, por exemplo. Abs, espero ter ajudado!

  8. olá Fernanda!
    minha dúvida é a seguinte… tenho dois pilares com afastamento de 50 larg x 30 comp x 680 alt cm um afastado do outro 20cm, fazendo um desenho na fachada.
    Queria saber se só com estes tijolinhos consigo fazer a estrutura deste pilar e/ ou se convém financeiramente fazer a estrutura só com eles… e o que posso passar neles para que eles se tornem impermeáveis sem perder a estética natural?
    Obrigada,
    Aguardo retorno.

    1. Olá, Denise! Não sei se entendi a questão dos pilares, são dois volumes baixos e decorativos, é isso? Você gostaria de fazer o que com eles? Torná-los peças estruturais já posso dizer que não dá, porque pilares precisam de fundações e outros materiais. Mas não sei se é essa sua dúvida! E sobre torná-los impermeáveis, basta aplicar um impermeabilizante transparente. Abs!

  9. Olá Fernanda,
    estou fazendo minha aerea gourmed, queria colocar na parede que esta a churrasqueira os tijolinhos, queria que vc pudesse me indicar que cor de tinta eu coloco na outra parede de frente para a dos tijolinhos e qual a cor ideal para se pintar a churrasqueira, eu estou vendo papel de parede que imita os tijolos, o que vc acha? obrigada!!!!

    1. Oi, Tatiana, tudo bem?
      Para te sugerir cores específicas precisaria ver o ambiente todo, mas de maneira geral o que combina com o aspecto de tijolo aparente, se ele for alaranjado, são cores neutras ou então que combinem com o laranja, como o verde claro e seco, por exemplo. E para revestir a churrasqueira em si é melhor usar materiais mais resistentes do que o papel de parede, como pedras ou tijolos de verdade, texturas, cerâmicas ou concreto, pois a região fica muito quente e tende a sujar com facilidade. Se quiser criar o efeito de tijolos sem comprar tijolos, nesse caso, a cerâmica que imita tijolos parece ser uma boa opção. Abs e espero ter ajudado!

  10. Boa noite Fernanda,
    Estou querende revestir uma parede, gostaria de colocar tijolinhos. Me interessei pelo revestimento da loja Animale. Só que não encontro em lugar nenhum. O que se aproxima mais é o da passeio, brique areia. No meu piso usei o porcelanato Elizabeth Cemento Concreto. Será que vai dar certo? Fica bom? Recebi um amostra do revestimento da passeio, mas achei a cor dele muito pro lado do creme.

  11. Olá Fernanda,
    Então, estou querendo começar a reforma da minha casa e ela foi toda construída em tijolo branco. Estou querendo remover o reboco de uma parede da sala, trocar as janelas de madeira e colocar de ferro com vidro preta e colocar uma escada na área de lazer em estilo industrial preta. Tem uma fachada enorme que vai ficar aparecendo perto dessa escada, eu queria saber qual revestimento eu poderia usar nessa fachada para não perder esse aspecto (que eu acho que é estilo loft)? Quero uma casa atemporal. Acho que com esses acabamento ela se torna atemporal. Estou certa? Poderia me indicar um revestimento ou não coloco nenhum revestimento numa parede da fachada 3,5 m por 7 m de altura?

    1. Olá, Ana! Pelo que entendi a casa realmente ficaria com um estilo rústico, de aspecto industrial, como um loft mesmo. Para manter esse estilo e ainda deixar a casa bem agradável, balanceando a frieza do tijolo e do ferro, recomendo que seja feito um jardim vertical nessa parede que vc citou ou que seja colocado algum acabamento natural, como pastilhas de coco por exemplo. Abraços e espero ter ajudado!

      1. Obrigada Fernanda. Vou ver a possibilidade de colocar algo natural, como as pastilhas em coco que você recomendou. Mas, me atraiu bastante a ideia do jardim, Acho que ficaria realmente lindo. Só não opto por ela porque precisaria de muita manutenção e já tenho um jardim bem grande para cuidar.
        Um abraço!

    1. Olá, Flavio, depende do tipo de material, mas as lojas grandes de materiais de construção costumam ter vários deles, a preços variados. Abs

  12. Olá Fernanda, tudo bem!?
    Estou construindo minha casa e é nessa fase que 1000 idéias vem a cabeça, uma dessas idéias é fazer um ambiente rústico com paredes de tijolinho aparente, só que já construi a casa com tijolo baiano, a minha dúvida é a seguinte: qual opção sairia mais em conta? O revestimento brique, Ou o tijolo comum cortado ao meio? A casa ainda não tem reboco caso eu opte pelo tijolinho cortado tenho que fazer o reboco?

    1. Olá, Gil! Tudo bem, e vc? Nesse caso sai mais em conta usar o tijolo cortado, porque precisaria só da massa para fixar as peças, não precisaria deixar a parede lisinha para colar. Mas conte com uma espessura a mais, nesse caso, já que vai ser preciso colocar uma camada relativamente grossa dessa massa para regularizar os tijolos, que já são meio grossos tb. E boa obra! Abs.

      1. Olá, Fernanda! Obrigado por compartilhar seu conhecimento, vou seguir sua dica e vou colocar os tijolinhos cortando ao meio, pesquisando vi que existem tijolinhos que tem um risco no meio para facilitar o corte, só que não consigo achar esses tijolinhos, será que o tijolinho que não possui esse risco pode ser cortado ao meio sem gerar quebra? Parabéns pelo trabalho sucesso!!!

  13. Olá Fernanda, tudo bom?
    Adorei essa matéria sobre dicas de tijolinhos aparentes… Gostaria te sua ajuda, a sala do apto é grande e composta de três ambientes: sala de tv, jantar e estar… as cores de minha sala são preto, cinza, branco e tenho dois sofás de couro marrom na sala de estar, e achei que eles não estou combinando com o restante de mobília, então pensei em revestir uma parede de tijolinhos e criar um home office para integrar os sofás marrom… O que vc acha? Ah… e do lado dessa parede que pretendo revestir, já tem um papel de parede preto com fundo cinza…
    Obrigada!

    1. Olá, Priscila! Tudo bom, e vc? Entendi sua situação e o tijolo aparente, se não for muito alaranjado, pode fazer um contraponto com o sofá e combinar legal. Você também pode usar madeira escura ou pastilhas de coco. Mas teria que ver direitinho como é o ambiente, para saber onde ficaria melhor aplicar essa tonalidade, pra deixar bem equilibrado. A parede preta e cinza, inclusive, se for muito escura, pode não ficar legal se estiver muito próxima dos tijolinhos, pq seriam duas paredes escuras, então carregaria muito e não daria contraste. Se a predominância for do fundo cinza, e se o cinza for claro, aí tudo bem. Espero ter ajudado! Abs

  14. Ola, boa noite. Um andar da minha casa foi construído abaixo do nível da rua. São 135m2 aberto. Onde pretendo criar um ambiente com adega e “jogos”. Ao lado de onde ficou o escritório do meu esposo. Eu queria revestir somente uma parede de tijolo aparente( somente no local onde hoje esta a sinuca um um bistro em madeira de demolição). Fomos na portobello e eles tem o revestimento em varias cores. Porem achei caro, 198 o m2. Você deu a dica de cortar o tijolo natural ao meio, vc sabe como faz isto? Você acha q vai ficar bom. Hoje as paredes estão brancas. Como os moveis do escritório e a mesa são em mdf escuro esta muito apagado. Pois fizemos gesso. Acha q papel de parede pode ficar bom? Bjus e obrigada.

    1. Olá, Fabrícia! Se você comprar tijolo comum para revestimento ele já vem cortado no meio, e na sua sala de jogos pode ficar fazer uma parede com eles sim, mas já que é tudo muito escuro pode ser legal deixar o tijolo pintado de branco ou pelo menos patinado, para ficar mais claro. E os outros móveis e paredes podem ser brancos também, com alguns acessórios em tons coloridos e claros para dar vida ao ambiente. A iluminação também pode fazer toda a diferença nesse caso, sendo preferencialmente de luz branca, não amarela. Se quiser uma sugestão de ambientação com imagens veja como pedir aqui: http://dicasdearquitetura.com.br/projetos-economicos/ Abs!

  15. Oi Fernanda! Transformei minha sacada gourmet numa sala de jantar. O problema que a sacada tem churrasqueira e forno de pizza, e ainda revestimento cerâmico que imita tijolo. Gostaria de pintar este revestimento de branco para harmonizar mais com minha mesa de jantar. Com qual tipo de tinta devo pintar? Tem que passar algo para preparar a ceramica antes? Penso em esconder a abertura da churrasqueira com um quadro, o q acha? Nao consigo fazer nada na minha sal de jantar por causa desse contraste horrível…

    1. Oi, Debora! Para pintar a cerâmica o tipo de tinta ideal é a epóxi, e os azulejos devem apenas estar bem limpos e secos. Para o vão da churrasqueira, se ela nunca for usada, você pode colocar portinhas, de repente até com um gabinete embutido para usar como armário! Ela pode ser também pintada, para ficar da mesma cor dessas portas e assim parecer uma torre única. O melhor é tirar proveito da churrasqueira, assumindo que ela existe mas com uma nova finalidade. Só isso tirará dela aquela impressão de “objeto não desejado” dentro do ambiente. 🙂 Abs

  16. Meu ap tem 75m minha sala e bem pequena, gostaria de fazer a parede onde vou colocar a tv com tijolinho aparente , usando esses que são revestimento. Será que fica bom?

  17. Oi Fernanda, temos uma parede que fica na escada da casa que tem uns 10m2 de frente para sala de estar (abaixo da escada) e vai até o teto do segundo andar (mais uns 15m2), a escada é de caracol de concreto pintada de branco, com piso travertino, com corrimão de inox e gostariamos de colocar revestimento de tijolo nessa parede, o que você sugere?

    1. Olá, Luiz! Sugiro que seja usado tijolo branco, de cerâmica ou então o próprio tijolo pintado de branco, pois a escada já mistura muitas cores, e o laranja natural do tijolo poderia poluir o visual. O branco na parede pode valorizar e combinar com o branco da estrutura da escada, destacando o travertino e o inox. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *