sala com piso de madeira - capa

PISO DE MADEIRA – VANTAGENS E DESVANTAGENS

O piso de madeira é muito utilizado por deixar os ambientes aconchegantes e confortáveis. Ao mesmo tempo, exige alguns cuidados especiais.

Por que a madeira deixa os ambientes mais confortáveis

A madeira é um material com bom desempenho térmico, ou seja, sua temperatura é sempre agradável ao toque, sem ficar muito quente ou muito fria. E é um material absorvente, ou seja, os sons não rebatem tanto em sua superfície, ajudando a tirar o efeito de eco dos ambientes. Além disso, o desenho de seus veios naturais geram um efeito levemente rústico em qualquer espaço.

sala com piso de madeira 1530305

A manutenção do piso de madeira

A madeira natural exige manutenção periódica para refazer a camada protetora de verniz aplicada sobre ela. O tipo de madeira e o local interferem muito no tempo que a madeira resiste sem precisar de manutenção, sendo que em áreas externas, com muito vento e muitas chuvas, desgastam o material mais rapidamente. Além disso, não é aconselhável usar a madeira em objetos ou pisos que fiquem em contato direto com a água, como pisos de banheiro ou bancadas.

sala com piso de madeira 1

Tipos e preços do piso de madeira
  • Tábuas de madeira natural – Versão mais cara do piso de madeira, que ultrapassa o preço dos pisos vinílicos de melhor qualidade ou da maior parte dos porcelanatos, e sua manutenção exige mais cuidados do que os outros tipo de piso de madeira. Pode ser feita com madeira de reflorestamento e agrega nobreza e muito conforto aos ambientes. É muito importante, no entanto, checar a procedência da madeira natural para garantir que elas não venham com cupins.
  • Carpete de madeira – Versão industrializada e mais barata do piso de madeira, composta por lâminas finas e de resistência não muito alta.
  • Piso laminado – Material muito parecido com o carpete de madeira, também industrializado e de valor menor do que a madeira natural, porém com qualidade superior ao carpete. O preço do piso laminado varia muito, de acordo com a espessura, o acabamento e as camadas de isolamento existentes entre as lâminas e o chão.
Pisos que imitam madeira

O efeito dos pisos que imitam madeira não é exatamente o mesmo da madeira de verdade, pois a temperatura desses materiais não é a mesma. Apenas a aparência é similar. Mas muitas vezes é interessante utilizar essas opções, principalmente em situações em que não se queira ter trabalho com manutenção ou em ambientes onde a madeira natural apresenta baixa resistência, como em áreas externas ou áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. E em alguns deles a textura e a temperatura se assemelham bastante ao da madeira, inclusive sendo bem agradáveis ao toque, como o piso vinílico que imita madeira. Outras opções são a cerâmica que imita madeira e a madeira plástica.

Como decorar ambientes com piso de madeira

Para dar sentido ao piso de madeira e deixar o ambiente mais integrado e equilibrado, é bom ter outros elementos na decoração que sejam também de madeira. Se as portas e janelas forem de madeira da mesma cor do piso, já é suficiente, mas se elas forem da cor da parede ou de outra cor é interessante acrescentar alguns móveis ou painéis de madeira na mesma tonalidade do piso.

Salas com piso de madeira

Veja algumas salas com piso de madeira no vídeo abaixo e inspire-se:

Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>