SALA PEQUENA E ESTREITA

Em uma sala pequena e estreita como essa, com apenas 2,35 x 4,40m, alguns truques para gerar sensação de amplitude foram essenciais:

– Paredes maiores em tom escuro

Embora seja recomendado usar cores claras nos ambientes para deixá-los mais leves e com isso mais amplos, as cores escuras também podem, se usadas de maneira estratégica, nos locais certos, fazer o espaço parecer maior. Isso acontece porque elas criam ilusão de profundidade quando em contraste com as paredes mais claras. Nessa sala, que era muito estreita, as duas paredes maiores ganharam a cor levemente escura, contrastando com o branco das paredes menores, para tirar a sensação de corredor do ambiente.

sala pequena.0005

 – Mobiliário leve

A proporção dos móveis e acessórios também é importante para não fazer o espaço parecer pequeno ou grande demais quando comparado aos elementos que o compõem, ou seja, é importante existir proporcionalidade. Sendo assim, as peças escolhidas são todas leves e não muito grandes, já que a sala tem dimensões reduzidas, embora também não sejam pequenas demais para não poluir a ambientação nem perder a imponência.

sala pequena.0092

– Passagem livre

O espaço no meio da sala, que liga as duas portas de passagem, foi deixado livre para não prejudicar a circulação ou causar sensação de ambiente congestionado, cheio demais. Então não foram colocadas mesas de centro ou um sofá com chaise, embora o sofá tenha encosto reclinável e existam pufes soltos ao lado do rack para garantir o conforto ao assistir a TV ou relaxar no sofá.

sala pequena.0059

– Elementos que puxam a atenção para o alto

O painel ao lado do móvel da TV, os detalhes nas paredes e a os detalhes no forro puxam o foco de atenção para outras dimensões do ambiente além do piso, criando uma percepção tridimensional do espaço que faz com que ele pareça maior e mais rico em relação às formas.

sala pequena.0120

– Uso de espelhos e portas com vidro

Nos nichos atrás do sofá foram embutidos 2 espelhos de grande porte, que refletem a parede oposta, integrando os dois lados, e também ajudam a manter a sensação ampla, inclusive com prateleiras no meio dos nichos que parecem mais profundas por estarem encostadas nos espelhos. Além disso, as portas têm aberturas de vidro para garantir a luminosidade e também amenizar a interrupção visual gerada pelas paredes.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de sala.

Veja na loja do site os objetos utilizados no projeto:

Sofá-cama
Rack TV

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 ideias sobre “SALA PEQUENA E ESTREITA”

  1. Oi Fernanda, parabéns pelo site, amei!! Gostei das dicas para a sala pequena e estreita, você tem dias para sala pequena com escada? Bjus obrigada!!

  2. Oi Fernanda. Parabéns pelo seu trabalho aqui no blog sempre acompanho as suas postagens sempre muito útil. Moro numa kitnet na casa no quintal da minha sogra quarto, cozinha e banheiro com a chegada do meu filho aumentei e fiz um quarto pra ele. Até podemos ir pra nossa casa que esta em construção porém vai demorar para nos mudarmos.o nosso quarto é grande porém estreito 4,60 x2,60, estou pensado em fazer ele de sala pois estou sentido necessidade de uma. Pensei num sofa cama casal e mandar fazer um móvel tipo uma estante com profundidade pra servir como armário na parede a onde vai o sofá cama. Um móvel a onde quem visse não pensa-se que fosse um armário. Pois no outro quarto não cabe um armário para nos três. Mais nesse móvel queria leveza nele será que é possível um projeto assim? Bjs aguardo suas sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *