TIPOS DE VIDRO

O vidro é muito usado nas construções e na decoração, por sua grande versatilidade. Mas são tantos tipos de vidro diferentes, com tantos nomes, que às vezes podemos nos confundir. Segue então uma lista explicando o que significa cada um desses nomes:

– Vidro comum ou vidro float

O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio, e pode ser incolor, verde, fumê e bronze. É o vidro mais simples, que serve de base para a criação de todos os outros tipos de vidro, sendo portanto o mais barato.

– Vidros de segurança – temperado, laminado e aramado

Para janelas, boxes, tampos de mesa, prateleiras ou outras funções que requeiram maior resistência e também maior segurança em caso de quebra, são usados os vidros temperados, laminados ou aramados.

O vidro temperado é o vidro comum após passar pelo processo de têmpera, que se baseia no resfriamento e aquecimento súbitos do vidro, tornando-o mais resistente e mais seguro, pois ao quebrar não forma cacos pontiagudos e cortantes, e sim arredondados. Devido a essa resistência, é o único que pode ser aplicado como porta sem a utilização de caixilhos. Depois de temperado, o vidro não pode ser cortado ou perfurado. É possível que ele tenha diferentes formas ou detalhes, porém estes devem ser feitos antes da têmpera.

vidro laminadoVidro laminado – Imagem: Vidraçaria Cocaia.

O laminado é formado por duas camadas de vidro comum com uma película muito fina entre as duas,  feita de resina ou PVB, que tem a função de impedir que os cacos de vidro se espalhem, em caso de quebra, já que ficam presos nessa lâmina. A laminação também garante um melhor desempenho termo-acústico, em função da existência da película, que acaba se tornando uma espécie de isolante. É por isso muito usado na arquitetura, em divisórias, portas, janelas, vitrines, guarda-corpos, fachadas e coberturas, e podem ter inúmeras cores, dependendo da combinação de cores da película e dos vidros usados na sua formação.

vidro aramadoVidro aramado – Imagem: Vidraçaria Cocaia.

aramado é um vidro impresso translúcido com uma grelha metálica que segura o vidro em caso de quebra, por isso é considerado também um vidro de segurança. Além disso, o aramado possui excepcionais índices de resistência ao fogo, e o quadriculado de metal em seu interior possui efeito decorativo, podendo ser usado com resultado interessante e eficiente em móveis, coberturas, guarda-corpos, divisórias, etc.

– Vidro impresso

O vidro impresso, também conhecido popularmente no Brasil como “vidro fantasia”, compõe o vidro aramado mas também pode ser usado sozinho. Ele é translúcido, com uma ou ambas as faces com desenhos ou texturas impressos na superfície do vidro quando ainda quente. A impressão pode ser feita em vidros comuns, temperados, laminados, espelhados ou jateados, e sua vantagem é o fato de proporcionar vários efeitos decorativos com privacidade e conforto, já que bloqueia a visão parcialmente, porém sem impedir a passagem de luz. Dependendo da textura recebida, o vidro ganha vários nomes, como mini-boreal, canelado, estriado, quadrato, entre outros.

vidro impresso mini borealVidro impresso mini-boreal – Imagem: Vidraçaria Cocaia.

– Vidro jateado

Muito conhecido e usado quando se quer a leveza do vidro porém de maneira opaca, que não permita a visão do outro lado, o vidro jateado antigamente era feito através do recebimento de jatos de areia, mas atualmente é produzido em cabine fechada, com uso de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.

– Vidro acidado

O vidro acidado também é levemente opaco, e pode ser feito em diversas cores. Seu processo de fabricação é feito através do contato com ácidos, artesanalmente ou industrialmente, e por isto ele recebe esse nome. Quando produzidos através do sistema industrial, os vidros acidados podem ter imagens diferenciadas ou então opacidade total, com ou sem adição de cores. São também muito procurados pelo efeito estético que proporcionam à decoração, podendo inclusive ser curvados, bisotados ou temperados. Sua vantagem em relação ao vidro jateado é, além da variação de cores, a facilidade de limpeza, pois não ficam com nenhuma das superfícies porosa e absorvendo sujeira ou gordura, como no jateado.

– Vidro craquelado

São vidros laminados que têm uma lâmina interna de vidro temperado e duas lâminas externas de vidro comum. No processo de produção do craquelado, o vidro temperado interno é quebrado e os fragmentos ficam aderidos à película plástica e embutidos nas lâminas externas, podendo gerar um visual diferenciado e ousado na decoração.

vidro craqueladoVidro craquelado – Imagem: Central Vidros.

– Vidro serigrafado

O processo de serigrafia do vidro consiste em aplicar uma tinta vitrificada (esmalte cerâmico) no vidro. A imagem que se deseja aplicar ao vidro, que pode ser um desenho com detalhes e formas variadas ou uma cor chapada, é gravada em uma tela de poliéster e transferida para a peça de vidro, por meio de emissão luminosa, em um processo que lembra o de revelação fotográfica. Em seguida esse vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos se fundem ao vidro pela alta temperatura, resultando em um vidro temperado com textura extremamente resistente, inclusive ao atrito com metais pontiagudos. A transparência do vidro serigrafado, dependendo das cores e desenhos aplicados, variam de 0% a 100% e bloqueiam a ação dos raios solares, transformando este tipo de vidro em uma opção para sombreamento em fachadas e coberturas.

vidro serigrafadoVidro serigrafado – Imagem: Central Vidros.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

116 thoughts on “TIPOS DE VIDRO”

  1. Olá Fernanda. Vou morar num Apartamento no qual todas as janelas e porta da sacada são voltadas para um Pet Shop, de onde vem muito barulho, latido dos cachorros, secador, etc. Sem falar que o AP parece uma sauna. Acho que o telhado do Pet reflete os raios de sol em direção ao AP. Dei uma pesquisada e acho que o vidro laminado seria uma opção de isolamento térmico e acústico, colocaria na janela dos quartos, cozinha e na porta da sacada. Você acha que esse investimento compensa para diminuir os meus problemas com o barulho e calor?

    Muito obrigada.

    1. Olá, Michele! O ideal seria analisar qual o tipo de som que chega, se é mais grave, agudo ou os dois. Assim você pode prever um pouco melhor qual o tipo de vidro acústico que funcionaria melhor, o laminado ou o duplo. Nesse post tem tudo explicado bem direitinho: http://dicasdearquitetura.com.br/diferentes-opcoes-de-vidro-acustico/ E quanto à temperatura, imagino que não seja possível criar ventilação natural no apartamento, que tem todas as janelas voltadas para o mesmo lado. Então pode ser legal aplicar películas que bloqueiam o calor nos vidros. Veja mais sobre essas películas aqui: http://dicasdearquitetura.com.br/vidro-que-bloqueia-o-calor/ Abraços e boa sorte!

  2. ESTOU REFORMANDO MEU AP.E NA PORÁ DA SALA PRA COZINHA ESTOU QUERENDO COLOCAR UMA PORTA DE VIDRO. GOSTARIA DE SABER SE ESTA PORTA QUE TIPO DE DE VIDRO COLOCO.

    1. Olá, Nalva. Pode ser interessante usar um vidro semi-translúcido, como um mini-boreal ou um jateado, para que o vidro seja percebido e dê uma certa privacidade e ao mesmo tempo continue com o visual leve. Abraços!

  3. Bom dia! Moro num apartamento e a sala de jantar é um pouco escura. Uma parede dessa sala é comum a um quarto. Nesse quarto o sol entra praticamente todo o dia. Pensei em fazer nessa parede da sala três retângulos de vidro que permitem que a claridade entre, mas que não fique transparente (que não se veja nada) da sala para o quarto. Que vidro pode ser? Obrigada!

    1. Olá, Valéria! Se você fizer uma abertura bem no alto da parede, em forma horizontal ou vários quadrados, você pode usar vidros semi translúcidos, que deixam passar bem a luz mas só permitem que se veja o que estiver muito perto do vidro no outro lado. A altura ideal para garantir a privacidade seria a partir de 1,80m do piso até a parte de baixo dessa abertura. Assim a privacidade fica mantida e a luminosidade aumenta. Alguns exemplos de vidros que você pode usar nesse caso são o tijolo de vidro, o vidro jateado ou o vidro mini boreal. E para saber qual forma essa abertura pode ter, é preciso ver qual o material da parede, se é de bloco estrutural ou apenas tijolo de vedação com pilares e vigas. No segundo caso é possível fazer uma abertura maior, mais larga, apenas tomando o cuidado de manter a viga e os pilares. Abraços, e espero ter ajudado! 🙂

  4. estou fazendo uma reforma e tem um final de corredor e tem um banheiro numa lateral,porém vai ficar escuro, nessa parede, atrás tem uma pequena peça com uma janela e uma pia que fica ao lado da churrasqueira, o que posso fazer para que o corredor fique com claridade?

    1. Olá, Iara. Dependendo de como for essa janela poderia ser feita uma melhoria para que ela deixe passar mais luz da churrasqueira, como mudar o tipo de vidro para algum mais translúcido ou aumentar o tamanho da abertura. E além disso, se o corredor for coberto por um telhado, sem nada em cima, podem ser colocadas telhas de vidro ou luminárias tubulares, que são basicamente tubos que deixam a luz do sol entrar em pontos específicos da cobertura, como se fossem luminárias (Veja como funcionam as luminárias tubulares aqui). Para dizer mais ao certo seria preciso analisar o local. Abraços.

  5. Quero usar uma placa e vidro para isolar a área de serviços da cozinha. Existem um murinho de 1,20 de altura e o vão que quero fechar com vidro 1,20 x 1,20. Quero um vidro leitoso, incolor , sem transparência. Deve ser temperado porque fica ao lao do fogão. Então, queria saber que tipo de vidro seria adequado. Abraços.

    1. Olá, Rosangela! Se você não quer nenhuma transparência então o vidro a ser utilizado seria o vidro colorido, que pode ser branco ou da cor que quiser. Quando o vidro é comum (sem ser temperado) o vidro colorido é chamado de vidro pintado. Se ele for temperado o processo de pintura é diferente, feito através de serigrafia. É então chamado de vidro serigrafado. Abraços, espero ter ajudado!

  6. Fernanda, boa noite,
    Meu box blindex incolor fica cheio de marcas de bolinhas parecendo sujeira, mesmo após a limpeza dele. Isso siginifica que a qualidade do blindex é ruim?
    Existe diversas qualidades de vidros blindex?
    Qual a cor que menos aparece essas marcas?

    1. Olá, Regina! Essas marcas às quais você se referem devem ser manchas de gordura, que acontecem em qualquer box de vidro, independente da qualidade. A Blindex é uma marca de vidros, e ela é conhecida por ter boa qualidade. Essas manchas aparecem em qualquer tonalidade de vidro, mas podem ser removidas com o uso de produtos desengordurantes, como detergentes por exemplo, ou uma mistura de água, detergente e bicarbonato de sódio. Quanto menos essas manchas se acumularem, mais fácil de fazer a limpeza, pois elas vão grudando cada vez mais com o tempo. Apenas tome cuidado de não passar panos ou esponjas abrasivas que risquem o vidro. Abraços, e espero ter ajudado.

  7. Olá Fernanda, como vai? Gostei do post que veio bem a calhar neste momento pra mim. Também sou arquiteta e estou fazendo um projeto de reforma de uma cozinha onde tenho que instalar uma porta de vidro para trazer mais luz mas também privacidade. Vejo muito na internet sobre vidro miniboreal temperado. Mas hoje ao pegar orçamento para esta porta o vidraceiro me disse não dá pra fazer miniboreal temperado devido ele ser muito frágil e na hora de temperar perde muitas chapas até conseguir fazer algum dar certo. O que você me diz sobre isto, é verdade? Eu gosto muito do estilo impresso e principalmente do miniboreal pois acho que ele traz mais luz e elegância do que o jateado. Obrigada desde já! Abraços.

    1. Olá, Alcione! Também gosto do efeito do mini boreal e não posso afirmar se a fabricação é simples ou não mas que existe vidro impresso (e inclusive mini boreal) na versão temperada existe sim. Sei que tem várias opções de espessura também, mas já vi mini boreal temperado até com 4mm. Boa sorte no seu projeto! Abraços. 🙂

  8. Tive uma grande perda de vidros fume nas seguintes medidas
    4 unidades de 1185 x 101
    4 unidades de 1185 x 600
    4 unidades de 1185 x 875
    Gostaria de aproveita-los fazenodo uma porta divisória da sala p cozinha como posso fazer?

    1. Olá, Roseane! 2 unidades podem ser colocadas em uma esquadria de madeira por exemplo, com o lado de 1185 na vertical, para criar uma porta praticamente da altura total do ambiente, dependendo do pé direito existente. Essa porta pode ficar por fora do vão, correndo através de um trilho com roldanas aparentes. E a largura depende do vão existente, mas provavelmente os vidros de 875 de largura se encaixarão melhor, para cobrirem o vão sem ficar uma porta larga demais. Abraços.

  9. Olá, Fernanda!

    Suas dicas são muito boas, mas estou com uma dúvida: qual o tipo de vidro mais indicado para um guarda-corpo de uma varanda? Preciso de um vidro que garanta privacidade.

    Obrigado!

    1. Olá, Isac! Para um guarda-corpo de varanda é importante usar um vidro laminado, para garantir que ele não cairá em caso de quebra, e sim ficará preso à lâmina no meio do vidro. Mas esse laminado pode também ser opaco, garantindo a privacidade da forma que você quer. Para isso ele pode ser serigrafado, por exemplo, com desenhos que bloqueiem parcialmente ou totalmente a visão. Mas evite películas, que mesmo do lado de dentro da varanda podem acabar se desprendendo pelo contato com o tempo. Abraços, espero ter ajudado!

  10. Olá!
    Preciso de uma informação. Alguém pode me ajudar?
    Há como colocar película para bloquear luz no vidro aramado? Se não, há outra solução?

    Obrigada.

  11. Olá, bom dia!
    Tenho uma abertura na laje do meu banheiro de 65 x 65 cm e gostaria de fechar com vidro leitoso para nivelar com o forro de gesso. Vou continuar a ter claridade colocando o vidro leitoso? Obrigado

  12. Eu tenho uma janela bywindow (1,50 x 0,50 / 1,50 x 1,50 / 1,50 0,50) na minha sala, toda quadriculada e com vidro mini boreal, e sinto falta de luz na sala, vou trocar por janelas de aluminio e reduzir a altura para 1,00 e colocar vidro incolor, será que vai aumentar bastante a luminosidade na sala ?

    1. Olá, Daniela! A mudança de vidro mini boreal para vidro incolor gera mais sensação de amplitude, pois permite a vista da parte externa. Mas em relação à luminosidade o que resolve é aumentar a área da janela, ou então fazer aberturas em locais com maior incidência de luz. Abraços!

  13. Boa tarde, estou na fase de acabamento da minha residência, vou usar bastante vidros na fachada, na cozinha são 3 paredes de vidro e 1 de alvenaria, porém estou em dúvida de qual cor usar, qual está na moda, verde ou incolor.
    Muito obrigado pela ajuda

    1. Olá, Rafael! De maneira geral, o vidro verde fica melhor quando a casa tem pouca mistura de cores, e a cor predominante é neutra e clara, como branco ou creme. Assim o verde fica destacado e valorizado. Se a casa tiver várias cores, o vidro incolor é melhor, pois não acrescenta uma nova informação visual ao conjunto. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

  14. Olá, fiz minha casa com o pé direito da sala mais alto para poder trabalhar com vidro na parte superior e ajudar na claridade do ambiente, já que a casa é na divisa, estava pensando em usar o vidro jateado para ajudar na não incidência direta dos raios solares no interior da casa no período em que o sol bate nos vidros superiores, porém estou com medo de não ficar muito bonito esteticamente já que o detalhe de vidros na parte superior acabou virando a menina dos olhos da casa, gostaria de alguma sugestão.

  15. Bom dia ,queria que me ajudasse ,tenho um banheiro pequeno ,e gostaria de colocar o box na cor esverdeado,mais estou em dúvida se vai parecer que o banheiro acabe no box ??

    1. Olá, Adriana! O vidro esverdeado ainda é transparente, embora não totalmente, e com isso ele cria essa sensação de que o banheiro acaba ali apenas parcialmente. Para amenizar esse efeito, você pode fazer um revestimento diferente na parede do fundo do banheiro, dentro do box. Pode ser uma partilha esverdeada ou com vários tons de verde, por exemplo. A ideia é chamar atenção para o fundo do banheiro, para mostrar logo de cara que ele acaba ali, e não no vidro do box. Abraços! 🙂

  16. Olá!
    O vidro serigrafado branco num tampo de mesa é resistente ao calor , à umidade, riscos e embaçamentos? Como deve ser higienizado?
    Obrigada!

    1. Olá, Leila! O vidro serigrafado é resistente ao calor, umidade e riscos, e se for branco o embaçamento não aparece da mesma forma que no vidro transparente. A limpeza do vidro pode ser feita com água morna ou com os limpa-vidros disponíveis no mercado, como em qualquer vidro. A diferença do serigrafado é que ele não pode entrar em contato com materiais oleosos, como graxa, vaselina e afins. Abraços!

    1. Olá, Simone. Para otimizar a claridade o ideal é o incolor, e aí você pode usar uma persiana ou cortina para dar privacidade, de um tecido que ainda permita a entrada de um pouco de luz por exemplo. Abs

  17. Bom dia!
    Gostaria de saber se o jateamento em vidros temperados (box de banheiro) diminui a resistência desses vidros. Seria melhor adesivá-los?
    Muito obrigada! Suas dicas são valiosíssimas!

    1. Olá, Clarissa! O jateamento não diminui a resistência do vidro. Adesivá-los pode ser uma opção se quiser praticidade e economia, apenas. Fico feliz que as dicas estejam sendo úteis! 🙂 Abs

    1. Olá, Rafaela! Se o vidro for realmente jateado, ou seja, se o efeito fosco não for em uma película e sim no próprio vidro, o máximo que pode ser feito para alterar o visual é pintar o vidro. O ideal seria, então, manter os caixilhos e alterar os vidros, usando agora o temperado ou laminado translúcido, caso não precise bloquear a vista. Se precisar de mais privacidade, pode ser colocada uma cortina ou persiana, ou então os novos vidros podem ser serigrafados ou com película, sendo apenas parcialmente opaco nos dois casos, fazendo faixas ou desenhos que intercalam com partes translúcidas. Abs, espero ter ajudado. 🙂

  18. Boa noite,

    Qual a melhor opção de box para banheiro pequeno, acho o liso sem nenhuma privacidade. O Impresso diminui o tamanho do banheiro, não sei o que faço. Obrigada

    1. Olá, Lourdes, tudo bem? Para não deixar o banheiro parecendo que acaba no box e ao mesmo tempo criar alguma privacidade, você pode usar o impresso com uma faixa transparente de cerca de 15cm nas bordas e apenas um retângulo opaco no meio, ao invés da porta inteira opaca. Assim fica uma coisa intermediária. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  19. Boa Noite,

    Meu box é pequeno e coloquei pastilha no fundo da parede de frente para a porta. Se eu colocar um box impresso vai dar a impressão que o banheiro acaba no box? É melhor colocar o liso então?

  20. Olá, qual seu nome completo para eu esta usando seu artigo numa revisão a referencias bibliográfica é muito bom seu artigo. ficarei grata se responder.
    desde ja agradeço Franciele.

  21. Boa tarde , estou em duvida nas janelas da sala que são 2 e da cozinha que tambem são 2 janelas, qual o melhor vidro que devo colocar na casa , sendo a cozinha ficou num ambiente mais alto do que a sala. estava pensando no branco mas me falaram que tira a privacidade e tenho medo de colocar o fume e ficar escuro ,principalmente a sala. o que faço estou muio na duvida

    1. Boa tarde, Rutineia! Nas janelas externas o melhor é usar o vidro transparente ou no máximo o vidro verde, para manter a visibilidade. E quando for necessário ter maior privacidade, podem ser usadas persianas opacas ou semi-translúcidas. 🙂 Abs!

  22. Olá Fernanda, gostaria de saber qual vidro posso usar em janelas de quarto e sala com bloqueio total da visão de fora pra dentro?
    Selma Oliveira
    Salvador-Bahia

    1. Os vidros totalmente opacos são os vidros coloridos, ou o vidro branco por exemplo. Mas é legal ter pelo menos a opção de enxergar o lado de fora, para isso existem os vidros inteligentes, que podem ficar transparentes ou opacos, ou então podem ser usadas persianas blackout. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  23. Bom dia, Fernanda!
    Estou reformando a cozinha e estou trocando a janela antiga (30 anos!) por duas novas…
    Os fundos da casa dão para um muro não muito alto. Por conta disso, é fácil que alguém espie por cima do muro.
    Assim, estou buscando colocar algum vidro não muito translúcido. Me sugeriram o pontilhado ou o acidado. O que você sugere? Me disseram que o pontilhado pode dar um aspecto de banheiro…
    Muito obrigada!

    1. Olá, Emilinha! O pontilhado realmente não é dos mais elegantes, pois o relevo do vidro é bem irregular. Entre as opções de vidro semi-translúcidos, as que têm melhor acabamento são o mini boreal, que é parecido com o pontilhado porém com marcações mais regulares, ou o acidato mesmo, que tem aspecto bem parecido com o jateado porém com mais opções de cores. O mini boreal fica mais leve e o acidato um pouco mais fechado, porque fica mais parecido com a parede. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  24. Olá, gostaria de sua ajuda. Acabei de comprar uma casa e todas as portas e janelas são de vidro temperado transparente. Estou em dúvida com relação a que tipo de película aplicar nas portas dos quartos e banheiros. Será que a jateada seria suficiente para garantir privacidade ou seria melhor aplicar uma que vedasse mais? No caso, que cor? Ficaria ruim se as demais portas e as janelas ficassem como estão (transparentes)? Obrigada!

    1. Olá! A película jateada não garante privacidade completa, pois ao se aproximar da porta é possível enxergar vultos. Para bloquear a visão totalmente, o ideal é deixá-las coloridas ou brancas, de preferência com a mesma cor das paredes, para ficar mais homogêneo e assim poder deixar as outras portas e janelas transparentes sem ficar bagunçado. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  25. Olá. Preciso de um vidro em tom areia, 6 mm, para colocar em cima de um buffet laqueado. Que tipo de vidrogas seria? Onde posso encontrar em São Paulo?
    Obrigada

    1. Olá! O vidro colorido pode vir com a cor na massa do vidro, no caso do vidro serigrafado, ou então pode ser aplicada pintura no vidro incolor. É só procurar vidraçarias que disponibilizem esse tipo de vidro ou o serviço de pintura. Abs 🙂

  26. Olá.. estou reformando minha casa.. e estou trocando todos os vidros.. queria reaproveitar a janela da sala.. ela é bem grande e fica na frente da casa.. porém a cor é esverdeada.. no portão vou colocar a cor verde tbm.. no resto da casa estou pensando em colocar o incolor.. que segundo o vidraceiro é o que usa mais.. oq eu faço?

    1. Olá, Vanessa! Aparentemente o que vc está pensando em fazer deve funcionar, porque o vidro verde ficaria apenas no muro. O que eu nao faria seria usar dois tipos diferentes de vidro no corpo da casa, pelo menos. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  27. Ola pessoal! Estou construindo e preciso definir a cor dos vidros! Serão vidros temperados de 6 mm, mas estou em dúvida entre o verde e o incolor! Gosto de tudo bem clean! Usei revestimentos nos tons de bege, branco, somente os granitos da minha cozinha optei por café imperial, pra ficar em harmonia com os ladrilhos no tom de bege e marrom. Enfim, minha preocupação é usar o vidro incolor e ficar meio sem graça! Abraço !

    1. Olá, Alessandra, complementando o comentário que fiz indicando o vidro incolor, caso queira dar um toque de vida nos ambientes sem perder o aspecto clean é melhor utilizar acessórios ou detalhes coloridos, ao invés do vidro. Isso porque ele chama muita atenção, então a presença de qualquer cor tende a pesar mais do que a cor em algum quadro ou almofada, por exemplo. Melhor então neutralizar os vidros, para deixar mais leve, e brincar com os acessórios. Abs!

  28. Boa tarde! Estou construindo e preciso de uma orientação. Vou instalar os vidros (temperado de 6 mm) na ksa e estou em dúvida entre o vidro verde e o incolor. Achei que não teria duvidas quanto a isso , mas enfim, parece que os vidros verdes ficaram ainda mais verdes.Rsrsrs!
    Fico preocupada que o vidro incolor não valorize a casa. Sou mais clean, fiz titudo nos tons de bege! Obrigada!

    1. Boa tarde, Alessandra! Se os vidros serão instalados na casa toda e serão temperados, recomendo que seja usado o incolor, pois o simples fato de ser temperado já faz com que ele seja levemente esverdeado. O vidro verde pode ficar um pouco cansativo caso sua casa tenha muitas aberturas, especialmente se você gosta do visual mais homogêneo. Abs, espero ter ajudado. 🙂

  29. Bom dia, pretendo fazer uma reforma na minha casa, com janelas e portas de alumínio com vidro , gostaria de saber como deixaria à fachada da minha casa, com os vidros temperados na cor verde ou incolor, também tenho outra duvida, pensando na luminosidade e privacidade, qual opção ficaria melhor, persiana, cortina ou colocaria uma película espelhada. Desde já agradeço.

  30. Bom dia.

    Fiz reforma minha casa, e construí uma suíte, só que a janela do banheiro e grande, 1,80×1,60 (LxA).
    Preciso sua ajuda porque, esta janela e virada para uma área da casa, onde tem circulação de pessoas , apesar de ser no 2ⁿ pavimento, quando for tomar banho a ducha de hidromassagem vertical está bem próxima desta janela, uns 0,50 cm, então preciso vidro que não deixa a imagem ser vista por fora da casa, mesmo quando a luz do banheiro estiver acesa.

    Qual vidro me indica, prefiro não usar película, mas se tiver que usar não recusarei.

    Att

    NILSON

    1. Olá, Nilson! Se não tiver como colocar uma jardineira com mureta alta nessa janela, pode ser necessário usar um vidro opaco, que seria o branco leitoso por exemplo. Mas existe também um tipo de vidro que muda do opaco para o translúcido com o simples acionar de um botão, é chamado de vidro inteligente. O que não adianta é usar vidros semi translúcidos, como o jateado ou o mini boreal, pois ao chegar perto as pessoas ficam parcialmente visíveis do lado de fora. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  31. ola bom dia ,fico muito feliz por ter vcs para nos ajudar ,entao vamos la ,eu tenho uma area bem grande com jardim na frente e gostaria de por vidro transparente ou verde estou na duvida, desde ja agradeço,obg

    1. Olá, Frank! O vidro esverdeado é o vidro temperado, que sempre tem essa tonalidade devido ao processo de têmpera que o transforma em um vidro de segurança, ou seja, que não fica com cacos muito cortantes em caso de quebra. Para portas e janelas de vidro é importante que o vidro utilizado seja de segurança, e isso significa que ele deve ser temperado ou laminado, basicamente. E quanto ao visual, o principal é que todos os vidros do ambiente tenham a mesma aparência, sejam eles incolores ou esverdeados. De maneira geral, em locais com muita informação visual, com muitos detalhes e variação de cores, fica melhor o incolor, enquanto nos locais mais homogêneos e de cores mais claras o tom levemente esverdeado destaca e valoriza as janelas. Abs, espero ter ajudado.

  32. Fernanda, estou trocando as janelas do apartamento e gostaria de sua orientação. Ao todo seriam 4. As janelas atuais são antigas, mais de 20 anos. Vou trocá-las pôr de vidro. Você aconselharia o quê? Temperado, Laminado ou outra coisa. Queria algo que melhorasse a resistência a barulho e fosse bem escuro (preto mesmo), pois o bloco fica em uma rua um movimentada e há blocos bem colados um ao ouro (imagina a privacidade!!!!). Eu já descartei os vidros duplos pelo alto custo. O que você acha?

    1. Olá, Viera! Se os vidros não são uma opção, o melhor então é o laminado, pois ele pode ter características de isolamento acústico, diferentemente do temperado. Isso acontece porque o laminado é composto por duas lâminas de vidro com uma película no meio, e essa película pode reter um pouco os sons, além de poder ser escura para dar mais privacidade. Para ser acústico, no entanto, é importante que essa película tenha de 0,78mm a 3mm de espessura, ao invés de apenas 0,34mm como os laminados comuns. Abs!

      1. Fernanda, agradeço pelo retorno. Estou agora fazendo as cotações. Os preços dos vidros laminados estão bem mais altos quando compara-se com os preços dos vidros temperados. Agradeço pela dica da espessura do PVB. Estou informando isso na cotação.

  33. Olá, estou construindo uma casa pequena, com jardim de inverno nos quartos e uma ampla porta de vidro na copa, gostaria de saber qual cor de vidro devo colocar, transparente ou fumê? Minha casa será toda branca. Obrigada

    1. Olá, Cristina! No jardim de inverno recomendo o transparente, que na verdade pode ficar levemente esverdeado se for temperado, e não o fumê, para não esconder o jardim e deixar tudo mais integrado. E o ideal é que o mesmo vidro seja usado também nas janelas e portas, inclusive na porta da copa, para ficar tudo na mesma linguagem. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  34. Bom dia…pesquisando sobre vidros, encontrei vcs..kkk, então gostaria de uma opinião, vou colocar vidro na janela da sala de estar, cozinha e área de serviço (todas na mesma parede) e na sala de jantar na parede em frente a estas, gostaria de saber qual é o mais indicado e estéticamente qual funciona melhor, o laminado incolor ou o fumê…estou muito na dúvida…gosto do laminado incolor por combinar com tudo, mas….Obrigada!

    1. Olá, Sueli! O laminado incolor é mais garantido do que o fumê, especialmente quando a quantidade de vidro é relativamente grande como essa. Isso porque p fumê é mais escuro, e dependendo da ambientação e do tamanho dos espaços ele pode deixar o aspecto um pouco carregado. É melhor utilizá-lo apenas se o restante das cores das paredes e móveis for bem homogênea e clara, para destacar apenas as janelas. Abs, espero ter ajudado! 🙂

      1. Obrigada pela dica e com certeza ajudou. Esqueci de ver sobre os vidros dos banheiros, tenho a opção de mini boreal ou o leitoso, gosto do leitoso, mas penso que o mini boreal combinaria mais (estéticamente). Lembrando que no restante das janelas usarei o laminado incolor. E aí, o que você me sugere….Obrigada pela atenção!!!!

        1. Você tem razão, Sueli! O boreal combina mais com o restante dos vidros e além disso mantém o visual do banheiro mais leve, porque o leitoso acaba parecendo um painel. Um abraço e seja sempre bem-vinda. 🙂

  35. Olá, tenho uma dúvida.
    Encomendei box de vidro e percebi que, ao olhar o vidro de perfil, ele é verde… Só que de frente é transparente.
    Essa é uma dúvida que eu sempre tinha… Vejo que alguns vidros são bem transparentes, mesmo olhando de perfil, e outros são esverdeados e azulados. Tanto que ao colocar uma chapa sobre outra, dá pra ver bem o verde em evidência.
    Qual é a diferença desses tipos de vidro? Tem como escolher na hora de mandar fazer box e coisas do tipo? Obrigada.

    1. Olá, Fernanda! Os vidros esverdeados têm essa cor porque são temperados, e dependendo do uso, como o box, eles têm que ser temperados mesmo, por questão de segurança. Outros tipos de vidro usados em boxes são os laminados, por exemplo, mas eles também adquirem a cor da película que for usada entre as duas chapas de vidro. Quando ele é totalmente liso e incolor significa que é um vidro comum, portanto no caso de impacto se quebra em vários cacos cortantes, ao contrário dos vidros de segurança cujos cacos ficam mais arredondados (vidro temperado) ou ficam presos à película interna (laminado). Espero ter conseguido explicar! 🙂 Abs

  36. Ola! Preciso de uma orientacao. Vou colocar 3 portas de vidro de correr na minha casa, uma entre a sala e a cozinha e duas na porta do banheiro, sendo que a da sala será fosca e a dos banheiros brancas (sem transparencia). Quais é a melhor opcao? Vidro com pelicula ou com serigrafia? Estou confusa para escolher. Obrigada!

    1. Olá, Maria! De maneira geral, a diferença entre as películas e os vidros que já vêm com desenhos ou acabamento fosco é que as películas são mais baratas e menos duráveis. Então, se puder investir e quiser maior durabilidade, melhor optar pelo serigrafado ou até mesmo pelo vidro leitoso branco (vidro colorido). Abs, espero ter ajudado!

  37. Parabéns pelo assunto existem poucos assuntos sobre Vidros para que possamos pesquisar gostaria de saber mais sobre vidros usados em piscinas tanto nas laterais quanto no fundo um exemplo de piscinas elevadas ou seja na cobertura teto

  38. Vou colocar um basculante de alumínio no banheiro e uma máxim ar na cozinha porém foi construído um.prédio bem próximo ao meu. Qual o vidro que impede mais a visibilidade? O mini boreal ou o pontilhado , mas que fosse adequado a estes ambientes? A parte lisa é para fora ou para dentro? Onde posso comprar esta película jateada no RJ?

    1. Olá, Paula! O mini boreal e o pontilhado bloqueiam a visão de uma maneira similar, que é apenas parcial. A película funcionaria melhor nesse sentido, e é instalada por dentro. Abs

  39. Olá boa tarde!
    Adorei seu site!!

    Tenho uma dúvida enorme, a cozinha do meu apto é estilo corredor e pequena. Quero colocar uma divisória, entre a cozinha e lavandeira, porém não sei qual vidro seria indicado, teria que ser um com fácil manutenção (pois fica próximo ao fogão), bonito, que entre luz e bloqueia a lavanderia.
    Pensei entre mini boreal, astral, antílope e pontilhado. Gostaria muito da sua opinião.

    1. Olá, Camila, que bom que gostou do site!
      Para bloquear a visão teriam que ser desse tipo que você citou mesmo, ou então o jateado. E para facilitar a manutenção o lado com película, com jateado ou com o relevo devem ficar voltados para a lavanderia, já que perto do fogão esses lados iriam absorver gordura.
      E entre os tipos que você citou o mini boreal é o mais bonito, na minha opinião, pois tem um desenho mais regular e elegante. Recomendo então o mini boreal ou o jateado! Abs, espero ter ajudado e continue seguindo o site. 🙂

  40. olá Fernanda estou fazendo meu banheiro e meu box,e gostaria de saber qual vidro eu devo colocar na porta e no box ,sendo que não quero que ambos tenham nenhum tipo de visão ! nem o vulto eu não quero pois tenho 2 filhas pequenas e muito curiosas srsrsr qual opção eu tenho…..que não vai me trazer pejuízos no futuro e que realmente não terá nenhum tipo de visão…..muito obrigado ALCILÉIA .A F. S VC PODE MANDAR A RESPOSTA PARA MEU IMAIL /? leia2leticia @gmail.com e pode publicar aqui também a resposta pode ajudar alguém obrigado

    1. Olá, Alciléia! Para bloquear totalmente a visão você pode usar um vidro colorido ou usar uma película que bloqueie a visão completamente. O vidro jateado e o mini-boreal não funcionam para você, pois bloqueiam a visão apenas parcialmente. Abs, espero ter ajudado!

  41. Bom dia Fernanda!
    Estou querendo colocar vidros na porta vazada entre cozinha e sala. O vidro jateado é bem caro e bonito, mas fiquei sabendo a respeito do mini boreal. Dizem que reproduz o mesmo efeito e é muito mais barato. O que você aconselha por gentileza?
    Obrigado.

    1. Olá, Rogério! O que o vidro mini boreal tem em comum com o vidro jateado é que ambos bloqueiam parcialmente a visão do outro lado. Os dois são bonitos, embora diferentes. E o jateado bloqueia um pouco mais a visão. Outra alternativa é usar uma película, que fica similar ao jateado e é mais barata, embora menos durável. Abraço!

    1. Olá, Daniela! O lado liso tem que ficar para o lado que recebe mais umidade e poeira, pois o ládo áspero é mais absorvente e por isso menos resistente. Portanto o liso fica para o lado externo da casa quando é uma porta, para o lado de dentro do box e para o lado de fora das portas dos armários. Abs!

  42. Estou escolhendo os box para minha casa, escolhi o vidro blindex de correr, mas estou em duvida se coloco o transparente ou o jateado, pois o transparente aparece muito o respingado..

    1. Olá, Jacqueline! Se o banheiro for grande, o jateado pode ser uma boa mesmo para esconder as gotas d’água, mas se for muito pequeno irá parecer ainda menor, como se ele acabasse onde fica o vidro. Uma solução interessante seria fazer apenas algum tipo de desenho no vidro, com algumas partes foscas e outras translúcidas, para esconder um pouco as gotas e ao mesmo tempo manter a visão da parte interna do box, mantendo um pouco da percepção de espaço até o fundo do box. Abs, espero ter ajudado!

  43. Olá.
    Tenho uma mesa na sala de jantar que tem um tampo de vidro transparente. Gostaria de saber qual a possibilidade e o que poderia ser aplicado para torna-lo branco leitoso.
    Obrigada.
    Elis

  44. É impressão minha ou o vidro metalizado espelhado de fábrica tem aparência muito melhor do que o vidro com película espelhada?
    Qual a melhor opção e custo benefício entre esses doi tipos?
    Obrigado!

    1. Olá, Wallisson! Realmente, os vidros que já vêm espelhados de fábrica tem o acabamento mais “garantido”, vamos dizer assim, pois a película depende de uma boa aplicação e ainda é menos durável, de qualquer forma, pois pode começar a soltar depois de bastante tempo. Os vidros espelhados de fábrica são sempre espelhados, pois o efeito está impregnado no material. Vale o investimento, então, caso você queira uma peça mais resistente. A película normalmente é uma boa opção quando já se tem o vidro e não se quer ou não se pode gastar muito. Abs, espero ter ajudado!

  45. Fiz uma reforma na minha cozinha eu vou colocar uma porta de vidro de 2 metros,eu e meu esposo estamos em duvida se colocamos vidro verde ou incolor,preciso de claridade nesse ambiente,qual fica melhor,a cor interfere na decoração?

    1. Olá Gizeli. O que interfere nesse caso é a segurança, pois o vidro totalmente incolor não é ideal para portas por não ser de segurança. O vidro verde é esverdeado por ser temperado, e esse sim é apropriado para portas, além do laminado, que também fica com a cor da película interna que ele tem. Isso não chega a interferir muito na decoração, mas se existirem outras peças de vidro é legal que sejam da mesma tonalidade. Abs!

  46. Primeiramente gostaria de dar mais uma vez parabens pelo site , e agradecer pela atencao muito obrigada .
    Obrigada pelos conselhos ,vou ficar com a porta serigrafada msm , olhei uma amostra do vidro jateado e nao me agradou tanto ..rs e depois das suas informacoes o serigrafado sera bem melhor 😉
    Muito obrigada pela atencao !!!

  47. Olá, tenho um box de vidro pontilhado com duas portas que correm, porém uma delas estourou, e como foi meio que assustador, estou pensando em repô-la, mas desta vez pensei em colocar uma película adesiva, para que amenize qualquer problema futuro. O que vocês acham da idéia ?
    Só que como o vidro é pontilhado para o lado de fora, a película tem que ser colocada do lado liso por dentro, mas acho que esta se desgastará rapidamente, então pensei em virar as portas e colocar o lado pontilhado pra dentro e a película por fora no lado liso, será que isso é indicado ? Por favor me ajudem, preciso tomar essa decisão o mais rápido possível, pois tem prazo pra comprá-lo. Muito obrigada pela ajuda.

    1. Olá, Stella! Realmente não dá para colocar a película para o lado de dentro, e nem o pontilhado tb..A película iria estragar facilmente mesmo e o pontilhado iria virar um acúmulo de gordura. O vidro estourou porque o vidro pontilhado é também temperado, ou seja, é de segurança, e por isso adequando para boxes. Mas o jeito que ele funciona é esse, explodindo em mil pedaços não cortantes ao ter qualquer parte rompida, para não ficar com partes rachadas pontiagudas. Para ser mais completo ainda, e ficar com os cacos presos (sem cair no chão) em caso de quebra, o vidro teria que ser do tipo temperado laminado, vindo assim de fábrica. Ou então você pode usar um vidro temperado liso e depois aplicar a película do lado de fora. Mas o pontilhado realmente não te dá mais possibilidades, infelizmente. Espero ter ajudado! Abs

  48. Ola , opitei por colocar na porta de entrada do banheiro de casa uma porta de vidro de correr , por ser a porta de entrada nao pode ter visao nenhuma tanto p dentro como pra fora , ja vi uma porta serigrafada e gostei porem o vidraceiro disse q a jateada é igual e exaremente o mesmo efeito. Fiquei na duvida entre a serigrafada e a jateada agr … Voce pode me aconselhar qual seria melhor por favooor ??
    Lembrando que a porta sera de correr e nao quero visao nenhuma tanto olhando pra dentro como olhando p fora .
    Desde ja obrigado e parabens pelo site !!!

    1. Olá, Nathalia! O efeito visual dos dois é realmente o mesmo, mas a diferença é que o serigrafado é um vidro temperado, ou seja, se quebrar não forma cacos pontiagudos, sendo então um vidro de segurança, e além disso ele tem os dois lados lisos, enquanto o jateado fica com um dos lados mais opaco e poroso. Isso faz com que o serigrafado absorva menos sujeira e umidade. Como o vidro será colocado no banheiro e ficará em contato com o vapor, o ideal seria usar o serigrafado, mas depende do quanto você puder investir. Se quiser apenas quebrar o galho, o jateado resolve. Abs, espero ter ajudado!

  49. Ola´,gostaria de saber se a frente de uma casa com porta de vidro,janela basculante,janela da cozinha…Ficaria melhor na cor Fume ou Verde?A casa é térreo e esta em construção.

    1. Olá, Raquel! As duas opções podem ficar boas em termos estéticos, dependendo do restante das cores da casa, mas o fundamental é que o vidro verde é um pouco mais translúcido do que o fumê, portanto garante menor privacidade e ao mesmo tempo deixa os ambientes mais iluminados. Abs.

  50. Bom dia, gostaria de uma informação já que esse site tem um conhecimento aprofundado em vidros estou querendo colocar uma porta de vidro no banheiro (vidro Serigrafado) mas gostaria de saber se ele mancha fácil. ou nao?

    1. Olá, Giselia, o vidro serigrafado é bem resistente, porém qualquer vidro de box precisa de manutenção constante, para não acumular gorduras que mancham. Fazendo a limpeza periódica e adequada (com sabão neutro), você pode usar o serigrafado sim. Outra opção para fazer desenhos no vidro do box, de maneira mais econômica, é aplicar adesivos pelo lado de fora. Abs

  51. O banheiro de 16m2 que foi transformado em um apto, gostaria de ver plantas/cortes para melhor avaliar e julgar o espaço arquitetônico criado, obrigado. Luiz felipe-Porto Alegre/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *