CAIXA D’ÁGUA DE AMIANTO – POR QUE TROCAR

A caixa d’água de amianto já nem é fabricada mais, porém muitas casas ainda a possuem. Casas com mais de 10 anos de construção, por exemplo, podem ter sido feitas com esse tipo de caixa, disponível na época.

Se esse for o caso, o ideal é que ela seja trocada. Isso porque ela não parou de ser fabricada à toa, e sim por ser nociva à saúde. Foi descoberto que as fibras de amianto são cancerígenas quando em contato com o nosso corpo, especialmente quando inaladas.

Mas a água da caixa fica com amianto?

A princípio, em teoria, o amianto da caixa d’água não deveria ficar em contato com a água, ou seja, cair na água. Ele aparece apenas quando o material é quebrado ou corroído, ou seja, esfregado. Então muitas pessoas defendem que não tem problema usar as caixas de amianto, ainda hoje.

Porém na prática existe um detalhe, que é o fato da caixa d’água precisar ser limpa. E para limpá-la, é muito comum que as pessoas acabem esfregando a parte de dentro, que fica em contato com a água. E com isso as fibras de amianto se soltam, caindo na água que será consumida. Isso não deveria acontecer, mas até os profissionais que fazem esse serviço, principalmente os menos qualificados, não sabem que isso acontece, e fazem a limpeza da caixa de amianto como fariam com outras caixas de qualquer material. Por isso o ideal é trocar a caixa d’água assim que possível, para não ter essa preocupação.

Como descartar as caixas d’água de amianto

O descarte das caixas de amianto não podem ser feitos em qualquer lugar, pois continuam sendo nocivas onde estiverem. Por isso é preciso procurar os postos autorizados na região ou entrar em contato com a prefeitura para fazer o descarte de maneira correta.

Materiais das caixas d’água

Veja aqui uma lista dos diferentes materiais de caixa d’água disponíveis atualmente, com as principais características de cada um.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *