COMO ESCOLHER O MATERIAL E O TAMANHO DA CAIXA D’ÁGUA

As duas principais dúvidas na hora de comprar a caixa d’água é qual deve ser seu tamanho e qual o melhor material. Veja então algumas dicas para escolher a caixa d’água ideal para a sua casa.

Importância da caixa d’água

Ter uma caixa d’água em casa, sempre com água disponível, é essencial para garantir o abastecimento constante de água. Isso porque em momentos que o fornecimento da rua pára, ainda é possível usar a água que ficou ali armazenada. Mesmo que a casa tenha alguns pontos ligados diretamente ao fornecimento da rua, é importante que pelo menos alguns pontos sejam ligados à caixa d’água.

Como calcular o tamanho da caixa d’água

O tamanho da caixa d’água é calculado com uma conta bem simples. É considerado o consumo médio de 150 litros de água por pessoa, por dia. E a caixa d’água deve ser suficiente para suprir a necessidade de água diária de uma casa. Portanto, para saber qual deve ser o tamanho da caixa d’água, é só multiplicar a quantidade de moradores por 150. O resultado é a quantidade de litros que a caixa deve ter.

Exemplo: Casa com 4 moradores – 150 x 4=600. A caixa d’água deve ter então 600 litros.

Mas em situações especiais, esse número pode ser maior. É o caso de locais onde falte abastecimento de água frequentemente, por exemplo. Nesses casos, o tamanho da caixa deve considerar os dias que poderá ficar sem abastecimento. Se for possível ficar até 3 dias sem receber água no local, por exemplo, a caixa dágua precisa ter 3 vezes o valor considerado no cálculo inicial.

Materiais da caixa d’água

Os três materiais para caixas d’água de casas comuns são o aço inox, o polietileno e a fibra de vidro. As de amianto foram consideradas tóxicas, e outros materiais são mais usados em outros tipos de construção.

caixa d'água de aço inox
Clique para ver na loja.

As de aço inox são as mais bonitas, ideais para ficarem aparentes, se for preciso. Também conservam bem a temperatura da água, porque o material não absorve o calor do sol. Além disso, é reciclável e fácil de limpar. Seu único porém é o preço, mais alto do que os outros materiais, e o fato de que a caixa pode ficara amassada se não for transportada com cuidado.

caixa d´água de polietileno
Clique para ver na loja.

Já as caixas d’água de polietileno protegem a água dos raios UV, mas não bloqueiam totalmente a temperatura. Em compensação, são leves, são bem resistentes no transporte e manuseio, têm tampas que fecham com pressão, e seu preço é bem menor do que as de aço inox.

caixa de fibra de vidro
Clique para ver na loja.

As de fibra de vidro, material usado também em piscinas, têm características parecidas com as de polietileno. Mas têm manutenção mais difícil, tampas que precisam ser aparafusadas, e preço um pouco mais baixo. Por isso acabam sendo muito vendidas, embora não sejam as que apresentam mais vantagens, no geral.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *