CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m

Essa casa totalmente térrea foi projetada em um terreno em declive, com garagem, casa e quintal no mesmo nível.

Medidas do terreno

O projeto foi feito para um terreno em declive, com 16 metros de largura e 43 metros de profundidade. A parte mais baixa fica 6 metros mais baixa do que o nível da rua, onde começa o terreno.

projeto de casa térrea no declive

O que a casa tem

A casa térrea tem cerca de 210m² de área coberta, incluindo a garagem. Essa é a metragem apenas do pavimento principal, sem considerar o andar de baixo, que tem aproximadamente 85m² de área coberta. No andar superior, portanto, a casa conta com:

  • Garagem para 2 ou 3 carros
  • 2 salas
  • Cozinha aberta para a sala
  • Lavanderia
  • Jardim de inverno
  • Escritório
  • 3 quartos, sendo 2 suítes
  • Banheiro social ou de serviço
  • Varanda e amplo terraço descoberto
casa térrea no declive

O espaço sob a casa

O andar de baixo pode ficar livre ou então ser aproveitado para fazer um salão, uma segunda casa ou duas suítes/quitinetes, como está nas imagens.

projeto de casa térrea no declive

Esse espaço é acessado de maneira totalmente independente, pela própria rampa do terreno e sem passar por dentro da casa principal. Pode inclusive ser acessado de carro, com uma garagem coberta para mais 2 carros.

Casa térrea no declive

Para facilitar o acesso à casa, mesmo no terreno em declive, não foram feitas escadas. Essa foi a proposta do projeto. Então todos os ambientes internos ficam no mesmo andar, e no vível da rua. E não só os ambientes internos, mas também a garagem e até o quintal. Assim fica fácil de chegar com compras de mercado e levar até a cozinha, por exemplo. E também é aproveitada a vista do fundo do terreno, com o terraço na parte mais alta.

projeto de casa térrea no declive

Casa grande porém econômica

A casa se caracteriza por ter sensação bem ampla, com grandes aberturas de vidro e ambientes integrados. Assim tudo parece maior. Mas os vidros não precisam deixar a casa mais cara. Basta que eles sejam vidros sem caixilhos, que são mais leves e mais econômicos.

E a estrutura com formas simples, pouco recortadas, deixa a casa mais fácil de construir, o que pode também gerar economia.

Além disso, alguns banheiros e áreas molhadas foram agrupados, reduzindo o gasto com tubulação de hidráulica.

Jardim no meio da sala

Os ambientes são integrados, mas entre eles existe um jardim descoberto. Com isso os espaços ficam bastante agradáveis, com um efeito leve e que mistura os ambientes internos e externos. De um lado do jardim fica a sala de jantar e do outro um pequeno escritório integrado com a sala de estar ou TV através de uma parede vazada.

sala com jardim de inverno

Quarto reversível

Um dos dormitórios fica voltado para a sala de jantar e tem porta camarão, que pode ficar totalmente aberta. Assim o quarto se integra com a área social da casa, podendo então ser usado como sala.

quarto reversível

Suíte ampla com closet

A suíte principal da casa térrea no declive é ampla e cheia de aberturas. Ela pode então ficar com vista para a lateral e também para os fundos da casa, ou ficar com as cortinas fechadas. E o espaço do closet fica mais reservado, além de próximo do banheiro.

Banheiros com jardim de inverno

Os banheiros da casa térrea no declive têm aberturas grandes também, voltadas para jardins de inverno privativos. Dessa forma eles ficam extremamente agradáveis e diferenciados, além de terem privacidade total.

Ausência de corredores

Para proveitar melhor o espaço, não foi feito nenhum corredor. Os quartos ficam então voltados para as salas, e mesmo assim ficam próximos uns dos outros. E toda a casa fica com sensação ampla e aberta.

Circulação em volta da casa

Toda a extensão em volta da casa é uma espécie de varanda coberta. Essa varanda protege as aberturas da casa de receber muito sol, diminuindo assim o calor dos ambientes. E também garante fácil acesso a qualquer parte da casa.

casa térrea no declive

É possível entrar, tanto a pé quanto vindo da garagem, pela área de serviço, chegando diretamente na cozinha. Ou então a casa pode ser acessada pelas portas de correr, que existem na sala de jantar, na varanda ou até mesmo nos quartos.

Quer o projeto com medidas?

Você pode adquirir os desenhos detalhados desse projeto. Os arquivos recebidos ao adquirir o projeto são:

  • Imagens 3D externas (formato jpg)
  • Plantas de layout (formato pdf e dwg)
  • Plantas com medidas (formato pdf e dwg)
  • Implantação (formato pdf e dwg)
  • Planta de cobertura (formato pdf e dwg)
  • Cortes (formato pdf e dwg)
  • Elevações (formato pdf e dwg)

O formato pdf serve para visualização, e o dwg pode ser editado no AutoCad (2013 ou superior). Todos esses arquivos são enviados para o seu e-mail automaticamente após a compra.

O pagamento pode ser feito através de boleto ou cartão, e o valor é de apenas R$120,00 à vista, ou parcelado em até 12 vezes.

Vídeo da casa térrea no declive

Veja o projeto da casa térrea no declive no vídeo abaixo:

Projeto: Arq. Fernanda DG.
Veja mais projetos de casas aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *