CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m

Essa casa totalmente térrea foi projetada em um terreno em declive, com garagem, casa e quintal no mesmo nível.

Medidas do terreno

O projeto foi feito para um terreno em declive, com 16 metros de largura e 43 metros de profundidade. A parte mais baixa fica 6 metros mais baixa do que o nível da rua, onde começa o terreno.

projeto de casa térrea no declive

O que a casa tem

A casa térrea tem cerca de 210m² de área coberta, incluindo a garagem. Essa é a metragem apenas do pavimento principal, sem considerar o andar de baixo, que tem aproximadamente 85m² de área coberta. No andar superior, portanto, a casa conta com:

  • Garagem para 2 ou 3 carros
  • 2 salas
  • Cozinha aberta para a sala
  • Lavanderia
  • Jardim de inverno
  • Escritório
  • 3 quartos, sendo 2 suítes
  • Banheiro social ou de serviço
  • Varanda e amplo terraço descoberto
projeto casa terrea no declive - planta

O espaço sob a casa

O andar de baixo pode ficar livre ou então ser aproveitado para fazer um salão, uma segunda casa ou duas suítes/quitinetes, como está nas imagens.

projeto de casa térrea no declive

Esse espaço é acessado de maneira totalmente independente, pela própria rampa do terreno e sem passar por dentro da casa principal. Pode inclusive ser acessado de carro, com uma garagem coberta para mais 2 carros.

projeto casa terrea no declive - planta quitinetes

Casa térrea no declive

Para facilitar o acesso à casa, mesmo no terreno em declive, não foram feitas escadas. Essa foi a proposta do projeto. Então todos os ambientes internos ficam no mesmo andar, e no vível da rua. E não só os ambientes internos, mas também a garagem e até o quintal. Assim fica fácil de chegar com compras de mercado e levar até a cozinha, por exemplo. E também é aproveitada a vista do fundo do terreno, com o terraço na parte mais alta.

projeto de casa térrea no declive

Casa grande porém econômica

A casa se caracteriza por ter sensação bem ampla, com grandes aberturas de vidro e ambientes integrados. Assim tudo parece maior. Mas os vidros não precisam deixar a casa mais cara. Basta que eles sejam vidros sem caixilhos, que são mais leves e mais econômicos.

E a estrutura com formas simples, pouco recortadas, deixa a casa mais fácil de construir, o que pode também gerar economia.

Além disso, alguns banheiros e áreas molhadas foram agrupados, reduzindo o gasto com tubulação de hidráulica.

Jardim no meio da sala

Os ambientes são integrados, mas entre eles existe um jardim descoberto. Com isso os espaços ficam bastante agradáveis, com um efeito leve e que mistura os ambientes internos e externos. De um lado do jardim fica a sala de jantar e do outro um pequeno escritório integrado com a sala de estar ou TV através de uma parede vazada.

sala com jardim de inverno

Quarto reversível

Um dos dormitórios fica voltado para a sala de jantar e tem porta camarão, que pode ficar totalmente aberta. Assim o quarto se integra com a área social da casa, podendo então ser usado como sala.

quarto reversível

Suíte ampla com closet

A suíte principal da casa térrea no declive é ampla e cheia de aberturas. Ela pode então ficar com vista para a lateral e também para os fundos da casa, ou ficar com as cortinas fechadas. E o espaço do closet fica mais reservado, além de próximo do banheiro.

Banheiros com jardim de inverno

Os banheiros da casa térrea no declive têm aberturas grandes também, voltadas para jardins de inverno privativos. Dessa forma eles ficam extremamente agradáveis e diferenciados, além de terem privacidade total.

Ausência de corredores

Para proveitar melhor o espaço, não foi feito nenhum corredor. Os quartos ficam então voltados para as salas, e mesmo assim ficam próximos uns dos outros. E toda a casa fica com sensação ampla e aberta.

Circulação em volta da casa

Toda a extensão em volta da casa é uma espécie de varanda coberta. Essa varanda protege as aberturas da casa de receber muito sol, diminuindo assim o calor dos ambientes. E também garante fácil acesso a qualquer parte da casa.

casa térrea no declive

É possível entrar, tanto a pé quanto vindo da garagem, pela área de serviço, chegando diretamente na cozinha. Ou então a casa pode ser acessada pelas portas de correr, que existem na sala de jantar, na varanda ou até mesmo nos quartos.

Vídeo da casa térrea no declive

Veja o projeto da casa térrea no declive no vídeo abaixo:

Projeto: Arq. Fernanda DG.
Veja mais projetos de casas aqui.

Ajude o site

Veja também:

9 comentários em “CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m”

  1. Olá Projeto perfeito para o meu terreno. Como consigo acesso às plantas baixas? Parabéns pelo trabalho.

  2. Boa tarde, Fernanda!
    Aqui, Raul, de Belo Horizonte-MG.
    Adorei este projeto, gostaria de solicitar uma cópia do projeto, qual o valor?
    Tenho um lote de 15 x 30 mts com declive de 5 metros da metade do lote para os fundos.
    [email protected]

    1. Olá, Raul! Esse projeto realmente parece dar certinho pro seu terreno, porque na parte da frente é até melhor que ele seja plano mesmo. Os desenhos que tenho são somente esses que aparecem no post mesmo, para visualização gratuita. Abraços!

  3. Adorei o projeto. Tem como adaptar este estilo para um terreno bem menor?
    Os seja, nao podendo descer carro para as suites, pois é mais estreito 11m x25m

    1. Olá, Lucinea! A casa cabe em um terreno de 11m de largura se a cobertura ficar encostada em uma das laterais (deixando apenas o corredor coberto), com 1,50m livres na outra lateral, por exemplo. Isso porque a largura total coberta (com os dois corredores cobertos externos) é de 9,50m. Mas no comprimento de 25m essa casa só cabe se a garagem não precisar de recuo frontal, ou se a garagem não for coberta, pois a casa junto com a garagem tem 23 metros. E sobrariam 3 metros no fundo do terreno. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

  4. Amei esse projeto!
    Tenho um terreno no interior, 1.300 m2, justamente com esse tipo de aclive.
    As plantas disponíveis para compra são suficientes para aprovação da obra na prefeitura, vcs fazem este tipo de serviço

  5. Amei esse projeto!
    Qual seria o custo da construção?
    Tenho um terreno no interior, 1.700 m2, justamente com esse tipo de aclive.
    As plantas disponíveis para compra são suficientes para aprovação da obra na prefeitura?

    1. Olá, Heleusa. Que bom que gostou do projeto! O custo depende dos profissionais e materiais utilizados, é preciso enviar os desenhos para quem for executar para conseguir um orçamento. As plantas são suficientes para esse orçamento e para a execução, mas para aprovação da obra na prefeitura é preciso fazer desenhos com as informações e formatos exigidos pela prefeitura local, que tem sempre exigências específicas. O arquivo em formato dwg enviado junto com os desenhos em pdf pode ser editado, facilitando na hora de fazer esses desenhos por um profissional local, que tenha registro na prefeitura e possa assinar a planta, inclusive. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *