APARTAMENTO TIPO STUDIO

Um apartamento é chamado de “studio” quando praticamente não existem divisões entre os ambientes e a metragem é reduzida. (Ver também: “O que é um loft“)

Esse era o caso desse apartamento de 42m² (incluindo a varanda de cerca de 10m²), que ganhou um projeto de móveis sob medida que separam as funções de maneira a manter a sensação de espaço e privilegiar a funcionalidade, de maneira a abrigar da melhor maneira seu único usuário, um rapaz de pouco mais de 30 anos.

APTO TIPO STUDIO 3

 

Para não fazer quebradeira, o projeto foi todo pensado de maneira a se adequar aos pontos de energia existentes e ainda assim atender às necessidades do morador, que tinha muitos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Esses equipamentos foram agrupados em uma estante que se estende por toda a parede maior, integrando as funções de bar, home theater e cozinha, que ficou espalhada por esse móvel e foi estendida à varanda, junto com a mesa.

APTO TIPO STUDIO 7

Ainda na varanda, uma poltrona confortável foi colocada para criar uma espécie de sala de estar, que é complementada por uma pequena estante que serve como apoio da mesa de jantar e por uma mesinha lateral vazada que engloba a condensadora do ar-condicionado.

APTO TIPO STUDIO 2

A divisão entre a sala de TV e o quarto foi feita apenas por uma persiana rolô, que abre para cima, liberando toda a visão entre os ambientes e assim deixando o visual muito mais leve. Mesmo quando fechada, a divisão é parcial, pois ela é translúcida.

APTO TIPO STUDIO 1

O armário ganhou portas espelhadas que também ajudam a gerar sensação de amplitude (Ver também: “Como Ampliar Pequenos Espaços“). Na verdade o armário foi feito apenas com essas portas mais uma lateral vazada com prateleiras, que fica mais leve, abriga a coleção de gibis do morador e gasta menos material. Na parte interna, uma arara que já seria utilizada  de maneira improvisada antes da montagem dos móveis foi aproveitada como cabideiro, evitando gastos desnecessários. A área de armazenagem é complementada por um armário baixo que fica próximo ao pé da cama, servindo também como apoio para o sofá, caso se queira colocar controles remotos ou copos, por exemplo.

APTO TIPO STUDIO 6

Os dois móveis altos e de maior porte foram dispostos nas duas paredes opostas e que já tinham rebaixos de gesso, formando uma espécie de moldura. Isso foi feito para dar sentido a essas molduras e também para liberar a visão do meio do apartamento, que ficou assim mais amplo, e gerar equilíbrio entre as duas pontas do espaço.

APTO TIPO STUDIO 5

No canto próximo à porta de entrada fica o pequeno home office, com um pequeno armário fechado, prateleiras com livros que escondem a caixa de luz e uma bancada voltada para a varanda e a grande abertura de vidro que são os destaques do apartamento.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Um comentário em “APARTAMENTO TIPO STUDIO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *