COMO DEIXAR O QUARTO MODERNO E ACONCHEGANTE

Uma ambientação moderna e ao mesmo tempo aconchegante é muito frequentemente o que se procura nos projetos de quarto, para que o espaço fique relaxante sem ter o aspecto pesado ou envelhecido.

Para conseguir essa mistura, deixando o quarto moderno e ao mesmo tempo aconchegante, a princípio pode parecer que se trata de uma contradição, mas na verdade é possível associar soluções, formas e materiais de maneira complementar e equilibrada. Basta fazer isso com um planejamento adequado.

quarto moderno e aconchegante 1 architecture&design
Imagem: Architecture & Design

O visual moderno pode ser conseguido através das formas e linhas simples, sem muitos recortes e detalhes. Isso se aplica aos móveis, recortes no forro, acessórios, portas e janelas. Quanto menos informação e mais clareza visual melhor, caso a intenção seja criar um efeito “clean”.

Em paralelo a isso, para evitar o excesso de frieza das formas, podemos brincar com as texturas e com a iluminação para criar uma sensação mais acolhedora. Os materiais mais rústicos, como a madeira cheia de veios, as pedras e os tecidos bem texturizados fazem um contraponto com a simplicidade das formas sem brigar com elas, já que seu uso não interfere na forma e no desenho do espaço em geral, somente incrementam seu “recheio”. Esses materiais tendem a deixar o visual mais robusto e melhoram o desempenho térmico e acústico do ambiente, por isso colaboram significativamente para aumentar o conforto.

quarto moderno e aconchegante 2 architecture&designImagem: Architecture and Design

E a iluminação, quando feita de forma indireta, ou seja, sem deixar a lâmpada visível, também ajuda a criar uma ambientação mais intimista, já que o foco de luz não incomoda nem agride a visão. Para funcionar bem, é preciso apenas que os focos de luz não se misturem demais, perdendo seu efeito e gerando excesso de informações.

quarto moderno e aconchegante 3 architecture&designImagem: Architecture and Design

O uso de cores neutras, mesmo que variadas e sobrepostas, também é importante para manter a ambientação mais suave, reforçando o aspecto convidativo e aconchegante. Tudo isso, é claro, se esta for a intenção do projeto.

Imagem de capa: Architecture & Design

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “COMO DEIXAR O QUARTO MODERNO E ACONCHEGANTE”

    1. Ricardo, alguns recursos podem ser utilizados como o uso de camas multifuncionais, espelhos na porta do armário (que deve ser preferencialmente de correr, para ocupar menos espaço), uso de cores claras, poucos elementos decorativos, para não gerar excesso de informação, e se possível grandes aberturas (janelas e portas). Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *