AR CONDICIONADO SEM CONDENSADORA

O ar condicionado sem condensadora é muito mais prático do que outros tipos de ar condicionado, por vários motivos.

Como funciona o ar condicionado normalmente

Normalmente, para instalar em casa o sistema de condicionamento do ar, é preciso fixar um aparelho na parede, que é chamado de split, mas também colocar um outro aparelho, que é a condensadora, em alguma área externa. E nem pode ser qualquer lugar, porque a condensadora precisa de ventilação e saída de água, ou seja, precisa ficar em contato com o ar externo e fica eliminando água, que precisa escorrer para algum lugar.

Além disso, para ligar essa parte que fica no ambiente à condensadora, existem vários canos para embutir na parede, caso ainda não tenha sido preparada essa tubulação. (Veja também: “Como instalar ar condicionado split”). Isso tudo gera muita obra, sujeira, gastos e dores de cabeça. E pode ser inclusive que nem exista um lugar para colocar a condensadora, o que inviabiliza totalmente essa instalação.

Ar condicionado sem condensadora

Existem então outros tipos de ar condicionado, inclusive sem condensadora. Um deles é o ar condicionado de janela, que na verdade é o evaporador e condensador na mesma peça. Então esse aparelho precisa ficar em contato com a área externa, para poder ventilar e eliminar água. Isso pode não ser possível, em muitas situações. Em prédios, por exemplo, não dá para fazer um buraco na parede externa para encaixar o aparelho lá. Só dá para instalar esse equipamento onde já houver previsão e o espaço para isso, no caso de prédios. Mas em casas pode ser que dê certo.

Já o outro tipo de ar condicionado sem condensadora, o ar condicionado portátil, é uma opção que pode funcionar em quase qualquer situação.

O condicionador de ar portátil funciona como qualquer outro, resfriando bastante o ar também, mas sem precisar de instalação de nenhum tipo. Então ele é muito prático e versátil, podendo inclusive ficar em ambientes diferentes a cada momento.

Como funciona o ar condicionado portátil

Ele é só um aparelho ligado a uma tomada e com uma mangueira de escoamento de água, e essa sim precisa ficar em contato com o ar externo. Mas para isso é só deixar um pedaço da janela aberta, sem fechar totalmente, e então colocar a ponta dessa mangueira quando o aparelho estiver em uso. Ou então fazer um furo pequeno na parede para colocar essa ponta. Não existe então, nesse caso, a necessidade de passar canos por dentro da parede, nem de arranjar espaço para um segundo aparelho, como uma varanda por exemplo.

Alternativa ao ar condicionado

Se não tiver onde colocar a condensadora, dá para usar o ar condicionado portátil ou então resfriar o ambiente com outra solução sem ser o ar condicionado. Nesse caso uma alternativa é o climatizador, que tende a resfriar menos o ar mas pode dar uma bela refrescada.

Ele funciona à base de água, então não tira a umidade do ar como o aparelho de ar condicionado. Por isso pode ser mais saudável. E também tem um valor mais acessível, além de gastar menos energia.

E mais outra diferença entre os climatizadores e o ar condicionado portátil é que as janelas podem ficar totalmente fechadas durante seu uso, já que no climatizador não existe a mangueira de dreno. Então ele acaba sendo mais prático e versátil ainda.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *