ÁREA MOLHADA NAS BANCADAS – O Que é e Quando Deve existir

A área molhada da bancada de cozinha tem vantagens e desvantagens, e pode ou não existir.

O que é a área molhada da bancada

A área molhada é basicamente o rebaixo feito na pedra na área ao redor da cuba. Essa área fica então sendo o local para manusear objetos molhados ou escorrer louça, por exemplo, sem molhar outras áreas da bancada. E isso é muito importante em algumas situações, tanto para evitar de molhar o chão quanto para evitar de estragar equipamentos na bancada, como cooktops ou eletrodomésticos.

bancada com área molhada rebaixada

Mas por outro lado, em algumas situações a bancada toda lisa tem um apelo estético mais interessante, como em ilhas por exemplo, ou quando se quer uma bancada mais fina, com espessura menor.

Como fazer o rebaixo na bancada

Existem duas formas de deixar uma área rebaixada na bancada da cozinha. Uma delas é colocar uma pedra debaixo da outra, em dois níveis. Com isso a borda da bancada tem que ficar com o dobro da espessura que apenas uma pedra teria, Ao invés de poder ter apenas 2cm, ela precisa então ter pelo menos 4cm de espessura total.

A outra forma é o chamado “rebaixo italiano”, que é mais sutil e feito com uma espécie de raspagem na pedra. Dessa maneira não é preciso que a bancada tenha o dobro da espessura da pedra, necessariamente.

Quando a área molhada é importante

A presença da área molhada é mais prática, enquanto a bancada sem rebaixo tem como principal vantagem a estética. Portanto, em situações que requeiram muito o rebaixo no sentido de funcionalidade, ele não deve ser descartado. Alguns exemplos de situações assim são:

  • Quando a cuba é muito pequena, então para lavar a louça a água acaba espirrando bastante para fora;
  • Se a torneira ficar muito afastada da cuba, fazendo também com que a água espirre mais;
  • No caso de uma bancada com pouca profundidade ou espaço, ou se a cuba for extremamente próxima de itens que não possam ser molhados, como o cooktop por exemplo;
  • Quando não existe lava louças nem escorredor embutido no armário, portanto toda a louça é lavada na cuba e também escorrida na bancada.

Quanto mais dessas circunstâncias existir na cozinha em questão, maior a importância do rebaixo na área molhada. Mas no caso de uma ilha, que realmente não fica legal com o rebaixo, ou quando realmente se quer o visual mais clean, o ideal é amenizar a quantidade de água que ficará na bancada.

ilha com cuba

Isso pode ser feito com o uso de uma cuba grande, não muito perto da borda, e também pelo uso de escorredores embutidos ou de uma lava louças. Ou então é melhor não colocar a cuba na ilha, e sim um cooktop ou deixar a ilha vazia mesmo. (Veja também um post sobre o que colocar na ilha – uma pia ou um cooktop).

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *