ARGAMASSA DE ARGILA

A argamassa de argila é um dos vários exemplos de materiais naturais que não só cumprem a mesma função dos artificiais, como também o fazem de maneira mais eficiente.

A função da argamassa em uma construção é a de assentar e colar os blocos ou então ser aplicada sobre a parede erguida para permitir que ela receba revestimentos diversos, como cerâmica ou pintura. Ela é feita, convencionalmente, na sua versão industrializada, por uma mistura de cimento, agregados (pedras), aditivos e água.

Na versão feita com argila, que é aquele barro moldável com o qual alguns de nós tiveram a chance de brincar durante a infância, ela entra no lugar do cimento em paredes internas para assentar os acabamentos, porém com um melhor desempenho termo acústico e também em relação à umidade dos ambientes. Em alguns casos, inclusive, a argila é usada especificamente como material isolante, o que mostra sua superioridade térmica em relação à alvenaria comum. (Ver também: “Tinta de Terra“)

argamassa de barro - embarroImagem: Embarro

Além disso, seu aspecto rústico e de cores variadas, dependendo do solo utilizado, pode ser deixado aparente, dispensando o uso de pintura ou outros revestimentos. Outra opção é usar o reboco feito também de argila, para deixar a parede mais lisa.

Seu apelo ecológico tem a ver com o desempenho térmico, que pode eventualmente dispensar o uso de equipamentos que gastem energia para otimizar a sensação térmica, e também com a inexistência de cimento em sua composição, que é um material que agride o meio-ambiente para ser produzido.

Imagem de capa: Casa Natural

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “ARGAMASSA DE ARGILA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *