AS 11 CIDADES MAIS ECOLÓGICAS DO MUNDO

Cidades ecológicas nem sempre são eco vilas isoladas ou então regiões totalmente sustentáveis. São cidades comuns mas que têm uma ou mais características que as fazem se destacar das demais nesse sentido.

Cidades ecológicas pelo mundo

Veja então uma lista com as 11 cidades mais ecológicas do mundo, ou pelo menos consideradas assim:

1. Copenhagen, na Dinamarca: A cidade mais sustentável da Europa
cidades ecológicas - copenhagen

O primeiro lugar dessa lista de cidades ecológicas vai para Copenhagen, por vários motivos. Copenhagen é aclamada como “Capital Verde da Europa”. Mantém este título devido ao cuidado considerável que dedica ao desenvolvimento de um estado que não prejudica a natureza.

É também um local onde o número total de bicicletas supera o número total de carros. Os benefícios disto são duplos, pois assim a cidade reduz as emissões de carbono e também a taxa média de saúde fica mais elevada.

A cidade pretende inclusive tornar-se a primeira capital do mundo neutra em carbono até 2025. Aqui estão então algumas das iniciativas de Copenhagen para ser a cidade mais amiga do ambiente do mundo;

  • O ciclismo tornou-se parte de sua cultura
  • Desde 2010, Copenhagen integra telhados verdes às suas construções
  • Até ao final de 2019, todos o transporte público em Copenhagen fez a mudança para motores elétricos
  • A iniciativa do Município de Copenhagen de plantar 100.000 novas árvores até ao final de 2025
  • Realiza diariamente um dos testes de garantia de qualidade mais rigorosos do mundo para água limpa da torneira
  • Uma variedade de parques eólicos avançados
2. Amsterdã, na Holanda: A cidade das bicicletas
cidades ecologicas - amsterdã, holanda

Amsterdã é uma combinação perfeita do novo e do antigo. A cidade contém mais bicicletas do que pessoas. A cidade apoia fervorosamente o ciclismo e uma grande percentagem da população utiliza bicicletas para ir ao trabalho ou à escola. E se você não é fã de andar de bicicleta, pode usar os veículos elétricos como solução, com mais de 300 postos de recarga espalhados pela cidade.

Além disso, Amsterdã garante que os agricultores locais sejam cuidados para que a população da cidade possa desfrutar de alimentos orgânicos cultivados localmente.

Você também pode encontrar cidadãos da cidade usando roupas feitas de materiais ecológicos. Eles também garantem que os processos de fabricação não utilizem corantes ou agentes tóxicos que possam contaminar a água.

3. Estocolmo, na Suécia: A cidade mais limpa da Europa
cidades ecologicas - estocolmo

Estocolmo é uma das cidades mais ecológicas da UE. Foi a primeira cidade da UE a ganhar o Prémio Capital Verde Europeia em 2010.

A cidade pretende ser completamente livre de combustíveis fósseis até 2050. Então já possui um sistema bem estruturado que a mantém funcionando sem utilizar enormes reservas de combustíveis fósseis.

Estocolmo possui usinas de conversão de biocombustíveis que utilizam esgoto para produzir biocombustível a partir deles. Todos estes avanços fazem parte do Projeto Grow Smarter de Estocolmo.

O chefe do Projeto Grow Smarter, Gustaf Landahl, cita “Cem pessoas que vão ao banheiro alimentam um carro, mas se somarmos o lixo doméstico orgânico, isso cai para 60 pessoas”.

Outra jogada inteligente da cidade é um projeto que utiliza o calor residual produzido por centros de dados, lojas e estádios para fornecer aquecimento aos residentes de Estocolmo. A cidade da Suécia é também uma das cidades mais limpas da UE.

4. Vancouver, no Canadá: A menor emissão de carbono
cidades mais ecológicas - vancouver

Vancouver tem a menor quantidade de emissões de carbono entre as principais cidades da América do Norte. A cidade trabalhou arduamente para alcançar a posição em que se encontra agora e os esforços começaram bem cedo. Em 2010, a cidade começou a apoiar os ciclistas e a construir pistas separadas para eles.

A cidade também está a aumentar ativamente o número de portos de carregamento para incentivar as pessoas a utilizarem veículos elétricos em vez de alternativas que consomem muita gasolina. Vancouver também defende os agricultores, já que o Farmer’s Market em Vancouver garante que você coma alimentos saudáveis.

Vários projetos de gestão de resíduos foram iniciados em Vancouver para tornar a cidade ainda mais livre de resíduos e também de todo tipo de contaminação.

5. Curitiba, no Brasil: Uma cidade que usa o poder da reciclagem
cidades ecológicas no brasil - curitiba

Curitiba é orgulhosamente chamada de Capital Verde do Brasil. A cidade recicla 70% dos seus resíduos em energia ou produtos reutilizáveis.

Esta cidade ecologicamente correta possui ainda um robusto sistema de transporte público que ajuda os passageiros a se deslocarem pela cidade sem depender de seus veículos. Curitiba também dá máxima prioridade ao planejamento urbano.

Também ajuda que a cidade não tem prédios amontoados em cada esquina. A cidade de Curitiba possui 14 florestas e 16 parques na zona urbana, tendo então uma boa mistura entre construções e elementos naturais.

Além disso, para manter a cidade limpa, Curitiba conta com um programa de incentivo que troca recicláveis e itens trocáveis com compra de fichas, salgadinhos, doces e dinheiro. Isso cria então o desejo nas pessoas de manter a cidade limpa, além de alimentar 7000 cidadãos em necessidade.

6. Reykjavik, na Islândia: Tentando evitar combustíveis fósseis
cidades ecologicas pelo mundo

A maior cidade da Islândia é também sua cidade mais verde. Cerca de 120 mil pessoas vivem na Islândia e têm a missão de combater as alterações climáticas. A cidade pretende libertar-se das garras dos combustíveis fósseis até 2050.

Além disso, Reykjavik tem vastas reservas de energia debaixo dos seus pés. Existem poços geotérmicos na Islândia que ajudam a abastecer a cidade. A energia geotérmica converte a água em vapor, que vira então eletricidade.

Outro fato surpreendente sobre a Islândia é que apenas 0,1% da sua eletricidade total é produzida a partir de combustíveis fósseis.

7. Portland, nos EUA: Ensinando a acolher a natureza

Portland, Oregon, é o melhor exemplo de que, com um planejamento correto, qualquer cidade pode se tornar uma cidade verde. Em Portland, o Gabinete de Planeamento e Sustentabilidade iniciou o programa Governo Municipal Sustentável (SCG), que reduziu com sucesso a dependência da cidade dos combustíveis fósseis desde 1991.

Em 2018, Portland conseguiu também diminuir as suas emissões de carbono em 17% face ao valor registado em 2006. E conseguiu isso mesmo tendo uma população e indústria em crescimento.

Segundo dados recentes, os habitantes de Portland reciclam 63% dos resíduos produzidos pela cidade. Sua cultura os ensina então como viver de forma verde e abraçar a natureza.

A comunidade de ciclistas também está a crescer para ajudar a cidade a reduzir ainda mais os níveis de emissões.

8. San Francisco, nos EUA: A primeira cidade americana a banir garrafas plásticas
cidades mais ecológicas do mundo - san francisco

Em 2011, a cidade de San Francisco foi eleita a cidade mais ecológica da América do Norte. Foi um momento de orgulho para a cidade, que tem melhorado consistentemente ao longo dos anos para se tornar a melhor do mundo.

San Francisco tem muitos criadores de substâncias orgânicas e saudáveis. Além disso, a cidade tenta tornar-se “livre de resíduos”. Foi a primeira cidade dos EUA a proibir garrafas de água de plástico e a dar prioridade à limpeza.

Eles também são pioneiros na conservação da água.

“É certamente uma honra para San Francisco ser eleita a cidade ‘mais ecológica’ da América do Norte e é ótimo obter reconhecimento pelo bom trabalho que os franciscanos têm feito”, disse o prefeito Lee. “San Francisco está empenhada em trabalhar para um futuro mais verde e saudável para a cidade, e penso que não há nenhum outro lugar no mundo onde se possam encontrar residentes, empresas e visitantes mais ambientalmente envolvidos do que em San Francisco.”

9. Singapura: A cidade mais ecológica da Ásia
cidades ecologicas - singapura

A cidade mais ecológica da Ásia, e que também está a caminho de se tornar a mais verde do mundo!

Singapura oferece uma maneira melhor de incorporar o verde nas cidades, entrelaçando arquitetura e natureza. De telhados verdes a jardins verdejantes, Singapura está cumprindo todas as listas de verificação de cidades verdes.

Grande parte da melhoria vem da obrigatoriedade de edifícios verdes em 2008. A Cidade Jardim em Singapura é um espetáculo para ser visto e dá uma ideia clara do que acontece quando usamos técnicas modernas tendo a natureza a bordo.

Cingapura também abriga o maior jardim vertical do mundo, chamado condomínio Tree House, em Bukit Timah.

10. Cidade do Cabo, na África do Sul: Estratégias para evitar desperdícios
cidades ecologicas - cidade do cabo

A Cidade do Cabo é sem dúvida a cidade mais verde da África. O Carbon Disclosure Project (CDP) classificou a Cidade do Cabo como uma das 5 principais cidades do mundo que mantêm a consciência das mudanças climáticas e da subsistência.

A Cidade do Cabo alcançou esse feito gerenciando de forma eficaz os resíduos produzidos pela empresa. Somando-se a esse esforço, a Cidade do Cabo obtém de 10 a 20% da sua energia de fontes renováveis.

“Num mundo de pressões populacionais crescentes e de esgotamento dos recursos naturais, algumas cidades, como a Cidade do Cabo, estão a ajustar proativamente as suas práticas atuais, bem como a implementar práticas sustentáveis a longo prazo”, disse Alex Brigham, diretor executivo do Ethisphere Institute.

11. Helsínquia, na Finlândia: A capital natural do mundo inteiro
cidades ecológicas - Helsinquia na Finlandia

Helsínquia, a capital da Finlândia, está se tornando uma das principais cidades ecológicas do mundo. Mais uma vez, a ênfase está na apresentação de práticas sustentáveis, como o ciclismo e a reciclagem de resíduos.

Além disso, a cidade está começando a desenvolver um plano sustentável para permitir condições de vida livres de carbono. Há também uma abundância de florestas e vida selvagem que torna o local bem variado em flora e fauna.

Veja aqui mais dicas sustentáveis de urbanismo e arquitetura.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *