O QUE SÃO EDIFICAÇÕES DE USO PRIVADO OU COLETIVO

É importante saber qual a diferença entre edificações de uso privado ou coletivo porque as normas de construção que se aplicam a elas são também diferentes.

As regras para esses dois tipos de construção são diferentes porque interferem na variedade de pessoas que irá utilizar os espaços. E quanto mais variedade, mais exigentes são as normas na hora de construir, ampliar ou reformar, porque maior é a chance de receber pessoas com necessidades especiais por exemplo.

Veja então como diferenciar o que se chama de uso privado ou coletivo:

Edificações de uso privado

Edificações de uso privado são basicamente as construções residenciais, mesmo que tenham várias unidades. Podem então ser as casas simples, que são também chamadas de “residências unifamiliares”, ou então conjuntos residenciais e condomínios verticais ou horizontais. Ou seja, prédios e conjuntos de casas ou apartamentos.

Cada uma delas tem um código de identificação que é útil na hora de buscar as normas de edificação que se deve aplicar. Esses códigos de identificação são os seguintes:

  • Habitações agrupadas verticalmente: Código R2-02
  • Conjunto residencial inferior a 20.000m² ou até 400 habitações: R3-01
  • Conjunto residencial superior a 20.000m² ou com mais de 400 habitações: R3-02
edificações de uso privado ou coletivo

Edificações de uso coletivo

Edificações de uso coletivo são então todas as construções que não tiverem fins residenciais ou estritamente residenciais, pelo menos. Podem ser privados ou públicos, ou seja, de propriedade particular ou do governo, como escolas, bibliotecas, postos de saúde, bares, restaurantes, clubes, agências de correio ou bancárias por exemplo. Qualquer construção com fins comerciais, industriais, religiosos, de serviços, enfim, que não seja só para morar.

(Veja aqui as normas gerais de acessibilidade para edificações de uso privado e coletivo)

Ou então veja aqui mais dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *