CASA SUBTERRÂNEA E BEM ILUMINADA

Uma casa subterrânea, ou seja, construída embaixo da terra, não tem que ser necessariamente fria, úmida e fechada, como se fosse um porão.

A prova disso é a Bolton Eco House, esta casa térrea construída na Inglaterra com projeto do escritório Make Architects.  A luminosidade e a ventilação são garantidas pelos rasgos feitos na terra em forma de pétalas, que criam a ilusão de uma flor quando vistos de longe.

casa subterrânea

 Essas aberturas garantem a entrada de luz nas grandes aberturas de vidro da casa como se fossem terraços, invertendo a lógica convencional de construir sobre o terreno e manter as áreas abertas já existentes. Nesse caso, o corpo da casa desaparece na paisagem, e as áreas livres é que ficam destacadas, como se tivessem sido a única parte “construída” efetivamente.

casa subterrânea

Um dos objetivos do projeto foi reduzir o consumo de energia da casa, o que foi conseguido pela disposição das aberturas, que garante bastante ventilação e uma boa iluminação, além do fato de estar debaixo da grama, o que garante um bom resultado térmico mesmo sem o uso de aparelhos artificiais. (Ver também: “Ventilação Natural” e”Telhado Verde“)

casa subterrânea

Outro apelo ecológico da casa foi ter sido construída com materiais locais, evitando desperdício, poluição e maiores gastos de energia com o deslocamento de materiais fabricados em outras regiões. Além disso, a casa conta com geradores de energia sustentáveis, como painéis solares e equipamentos eólicos.

casa subterrânea

Projeto e imagens: Make Architects

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *