COLCHÃO VISCOELÁSTICO – CONFORTO E MACIEZ

O colchão viscoelástico é o colchão que muitos chamam também de “colchão da Nasa”, ou de “colchão de espuma da Nasa”.

Isso porque foi a Nasa que inventou essa espuma nos anos 60, pensando em melhorar o conforto e a segurança das aeronaves espaciais.

Mas atualmente é possível achar esse tipo de espuma em colchões e travesseiros comuns, para usar em casa mesmo.

O que é a espuma viscoelástica

A espuma viscoelástica é um polímero que vem da reação química entre substâncias derivadas de compostos orgânicos junto com água e elementos catalisadores. Mas falando em termos práticos, ela é aquela espuma que afunda quando a gente aperta e vai voltando à forma original bem aos poucos.

Não é igual às espumas de má qualidade que se deformam com o uso, e sim uma espuma que volta à forma original completamente, só que devagar. E com bastante maleabilidade, como se fosse uma massinha, que só afunda exatamente onde é pressionada.

Por isso ela é bem macia, amortecendo bem os impactos e se moldando completamente à forma do corpo.

Características do colchão viscoelástico

Por ser assim tão confortável e macia, a espuma viscoelástica pode estarem travesseiros ou colchões. Nos travesseiros, a peça inteira é feita com essa espuma. Já o colchões são de algum outro material na base, normalmente um colchão de molas, e só por cima têm uma camada com o material viscoelástico. Isso porque essa espuma é tão macia que se pegasse o colchão inteiro ele ficaria mole demais, e ao deitarmos sobre ele ficaríamos afundados demais, quase soterrados.

O colchão viscoelástico é ideal para criar conforto sem deixar o corpo torto, já que ele afunda mais onde o corpo pesar mais, e menos onde não precisa. Além disso, ele cria uma sensação confortável porque dá para sentir o colchão afundando lentamente em volta de cada parte do corpo.

colchão viscoelástico

É uma boa opção também para evitar que a cama chacoalhe demais, com uma pessoa se movimentando de um lado e acordando a outra, por exemplo. Mas para isso sua base precisa ser de molas ensacadas, e não de molas bonnel. E é normalmente esse o caso mesmo. (Veja mais sobre os tipos de mola para colchões aqui).

colchão confortável

E em alguns lugares pode ainda aparecer a informação de que a espuma viscoelástica é muito quente, mas isso atualmente não é mais verdade. Isso porque atualmente ela costuma ter um gel que a deixa mais fresca. Basta buscar essa informação na hora de comprar.

Pillowtop viscoelástico

Uma outra forma de ter um colchão viscoelástico é colocar um pillowtop viscoelástico em cima de um colchão de qualquer outro tipo. Essa pode ser uma boa opção quando o colchão já existe, ou para economizar um pouco, já que essa solução costuma ficar mais barata. E funciona tanto para colchões de solteiro como de casal.

O pillowtop costuma ter cerca de 4 cm de espessura, e fica apenas apoiado sobre o colchão. É bem parecido com o colchão viscoelástico normal, apenas com a diferença que o pillowtop fica solto, nesse caso.

pillowtop viscoelástico

Onde comprar colchão viscoelástico

Veja então vários modelos de colchão viscoelástico para comprar online, ou se preferir veja aqui alguns pillowtops viscoelásticos.

(Veja também: “Medidas dos Colchões” e “Tipos de Colchões“)

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *