COMO FAZER A GELADEIRA GASTAR MENOS ENERGIA

Existem formas de fazer a geladeira gastar menos energia, para economizar na conta e no impacto ambiental.

A ideia principal é que a geladeira gasta mais quando está em contato com temperaturas maiores, de alguma forma. Porque assim ela precisa “trabalhar” mais para se manter resfriada por dentro. Mas existem várias maneiras de evitar que isso aconteça. Veja então algumas dicas:

Evite colocar alimentos quentes na geladeira

Se um alimento estiver muito quente, ele tende a aumentar a temperatura dentro do aparelho. Então a geladeira gasta mais energia para voltar à temperatura mais baixa. Por isso o ideal é esperar os alimentos esfriarem pelo menos um pouco para guardá-los no refrigerador ou no freezer.

Abra a porta da geladeira o mínimo possível

Quanto mais a porta da geladeira é aberta, mais ela entra em contato com a temperatura do ambiente. Ou seja, cada abertura significa um esforço a mais da geladeira para voltar à temperatura interna ideal. Então é melhor não abri-la muitas vezes na sequência, nem deixar a porta aberta por muito tempo.

Não deixe a geladeira em locais muito quentes

Não é qualquer contato da parte externa da geladeira que pode ser significativo para que ela esquente e precise gastar mais energia para resfriar de novo. Mas se logo ao lago dela existir um forno embutido, por exemplo, que fique ligado por muito tempo, isso pode acontecer.

Da mesma forma, não é a melhor opção deixar a geladeira em um ponto da cozinha onde a luz do sol bata por muito tempo.

Cuidado com o espaço de ventilação da geladeira

Os espaços para ventilação ao redor da geladeira são sempre importantes para manter o aparelho funcionando bem. E também ajudam a economizar energia, já que a falta de ventilação a deixa superaquecida. Isso porque o papel da ventilação é eliminar o ar quente que a própria geladeira produz para funcionar. Veja então mais detalhes sobre as medidas necessárias para ventilação da geladeira.

Escolha uma geladeira eficiente/econômica

Além de todos esses pontos, que valem para qualquer geladeira que já exista em casa, existe também a possibilidade de escolher geladeiras que gastem menos energia. Para isso, é importante consultar nas informações do aparelho qual é seu desempenho ou eficiência em termos de gasto de energia. O ideal (que gasta menos energia) é a classificação “A”, e em segundo lugar a “B”, e assim por diante.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *