TIPOS DE VASO SANITÁRIO

Os tipos de vaso sanitário mais conhecidos são os de caixa acoplada e o de válvula. Mas existem também outros tipos. Saiba então quais são, e as características de todos eles:

Vaso sanitário de válvula

O vaso de válvula é aquele que tem o botão de descarga na parede. Nesse modelo, não existe uma caixa atrás do vaso, apenas a área do assento. Então é a opção que se encaixa mais facilmente em espaços muito pequenos. Sua descarga tende a ser bem forte, mas consequentemente o gasto de água é maior. Por outro lado, é possível regular a pressão de água na válvula da parede.

vaso sanitario com valvula de parede

E a manutenção do vaso sanitário com válvula na parede não é a mais fácil, já que a tubulação fica toda embutida. Em caso de vazamento, por exemplo, é preciso quebrar a parede para conseguir mexer nas peças.

tipo de vaso sanitário

Vaso sanitário com caixa acoplada

O vaso com caixa acoplada tem um reservatório de água na sua parte de trás, onde fica o botão de descarga. Atualmente esse tipo de vaso costuma ter o botão duplo, para descargas mais longas ou mais curtas. Então ele permite um pouco mais de economia no uso de água. Seu único inconveniente é o tamanho maior, que pode não caber direito em alguns ambientes. (Saiba mais sobre as diferenças entre a caixa acoplada e o vaso com descarga de parede aqui).

Vaso sanitário suspenso

A bacia suspensa é na verdade um dos tipos de vaso com acionamento por válvula. Mas nesse caso a peça fica presa na parede, ao invés de apoiada no chão. Isso faz seu visual ser bem moderno e arrojado, além de ocupar pouco espaço. E em contrapartida seu preço aumenta também, pelo menos em relação aos modelos convencionais mais simples.

vaso sanitario suspenso

Vaso sanitário a vácuo

O vaso sanitário a vácuo também é mais caro do que os de válvula ou caixa acoplada, mas sua vantagem é a economia de água, nesse caso. Ele funciona com bem menos água do que os demais, pois os dejetos são empurrados para o esgoto com a ajuda do ar. Então é uma opção com apelo sustentável. Mas sua instalação precisa ser feita por uma equipe especializada.

Vaso sanitário portátil

Mais utilizado em campings e motor homes do que em casas, o vaso sanitário não precisa ficar ligado a nenhuma tubulação. Ele tem seu próprio reservatório de água, e também um reservatório para onde vão os dejetos. Então ele pode ficar em qualquer lugar, e também ser levado de um lugar para o outro. Seu inconveniente, porém, é que os dejetos precisam periodicamente ser descartados em algum vaso fixo ou ponto de esgoto. Mas enquanto está em uso, o mau cheiro do vaso é evitado por produtos químicos que, misturados aos dejetos, os fazem virar líquidos e bloqueiam possíveis odores.

Vaso sanitário de compostagem

O vaso de compostagem é totalmente seco (sem uso de água), natural e ecológico. Isso porque os dejetos ficam abaixo do assento, misturados com serragem, e transformam-se em adubo. Esse adubo pode então ser utilizado em plantações. Ou seja, sem nenhum gasto de água e sem acúmulo de detritos.

(Veja também: Medidas ideais do banheiro)

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *