COMO INSTALAR TOMADAS E INTERRUPTORES

As tomadas e interruptores são apenas um detalhe da decoração, mas é um detalhe que faz muita diferença. Então é bom saber como trocá-los.

Quando trocar as tomadas e interruptores

Às vezes o modelo das tomadas é muito antigo, e acaba destoando do restante da decoração, se ela for mais atual. E isso faz com que ela seja toda desvalorizada, pois as tomadas e interruptores acabam chamando atenção. São peças pequenas, mas que estão presentes no ambiente em grande quantidade, e normalmente no meio da parede vazia.

quando trocar as tomadas

Outra situação em que pode ser preciso trocar as tomadas é no caso de atualizações de formato. Aparelhos mais recentes têm formas de encaixe na tomada diferentes dos formatos antigos. Nesse caso é preciso usar adaptadores ou então trocar as tomadas logo de uma vez.

Partes da tomada

Cada tomada ou interruptor é formado por uma caixa que fica embutida na parede, a parte do miolo, que é onde fica a tomada ou o interruptor propriamente dito, e um espelho, que é a peça de acabamento, que fecha a tomada.

partes da tomada

Se a intenção for modernizar a decoração, é preciso trocas os miolos/botões e também os espelhos. Mas se for apenas para atualizar as tomadas de acordo com os novos padrões existentes nos aparelhos, pode ser trocado apenas o miolo.

Como escolher as tomadas e interruptores

Além da cor e do acabamento das tomadas, que devem seguir a linha do projeto, é essencial que elas tenham o tamanho adequado. As caixas, ou seja, o tamanho total da tomada, pode ser quadrado (4×2) ou então um retângulo da metade do tamanho desse quadrado (2×2). O tamanho certo é definido pela caixa que estiver instalada na parede, onde será instalada a tomada.

Também é preciso verificar a quantidade de botões que a peça precisa ter. Nas caixinhas retangulares, cabem até 3 botões. E nos quadrados cabe o dobro. Uma mesma peça pode ter tomadas e interruptores misturados, basta escolher a quantidade certa para encaixar nos espelhos escolhidos.

Como trocar as tomadas e interruptores

Antes de mexer em qualquer tomada ou interruptor, é importante desligar a energia elétrica, para não tomar choque. Para isso basta desligar o disjuntor do circuito dessas tomadas, no quadro de força.

Os materiais necessários para trocar as tomas e interruptores são:

  • Chaves de fenda
  • Chave teste, para checar se a eletricidade está ligada ou desligada
  • Alicate para cortar os fios

Em seguida basta seguir esses passos:

  • Passo 1 – Remova a peça antiga

Se existir uma peça antiga no local, basta retirar a placa de proteção (espelho), que pode ser parafusada ou encaixada, e desparafusar o miolo.

como trocar as tomadas

  • Passo 2 – Verifique a fiação

Já que se está mexendo na fiação, é uma boa hora para checar o estado dos fios. Pontas danificadas devem ser cortadas com o alicate, e no final cerca de 5mm de fio deve ficar desencapado.

  • Passo 3 – Identifique e teste os fios

Esse é o momento de checar quais são os fios que saem da parede. Se estiver tudo feito corretamente, os fios que estarão saindo da parede no caso do interruptor serão o retorno (branco ou preto) e o fase (vermelho). Na tomada, os fios devem ser o terra (verde ou amarelo), o neutro (azul) e o fase (vermelho). Mas pode acontecer das cores estarem trocadas, então é importante checar com a chave teste. Para isso é preciso ligar a energia, fazer o teste e então desligar o disjuntor novamente.

como trocar as tomadas

  • Passo 4 – Conecte os fios

Cada miolo da tomada ou interruptor tem 3 pinos na parte de trás. No interruptor, basta ligar o fio fase no pino do meio, e o retorno em um dos outros dois. Na tomada, o fio terra deve ficar no pino do meio, e o fase e o neutro nos pinos das pontas. Para encaixar os fios nos pinos é só passá-los por dentro e então parafusar o pino, para que o fio fique preso.

como instalar tomadas

  • Passo 5 – Acabamento

Para finalizar, só falta parafusar o miolo da tomada ou interruptor, e em seguida encaixar ou parafusar o espelho de acabamento. Então o disjuntor pode ser religado na caixa de força, e pronto, tudo deve estar funcionando.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *