COMO MISTURAR ESTAMPAS NA DECORAÇÃO

Existem algumas supostas regras na decoração, mas elas nem sempre precisam ser regras absolutas. Um exemplo é a regra de nunca misturar estampas.

Essa dica faz sentido até certo ponto, porque a mistura de estampas, ou seja, tecidos ou materiais com desenhos, e não lisos, pode mesmo ficar bem ruim, deixando o visual poluído. Isso acontece quando a mistura de estampas embaralha nossa visão, dando a sensação de caos visual.

Mas existem formas de misturar estampas sem criar esse efeito desagradável. É só tomar 3 cuidados básicos. Veja então quais são eles:

Não exagere na mistura de estampas

A primeira dica é que mesmo sendo possível misturar estampas, existe um limite para ficar legal. Qual é esse limite depende de cada situação, mas o mínimo para ter algum tipo de equilíbrio é ter pelo menos a metade das peças de um ambiente lisos, e a outra metade estampada. Ou seja, deixar mais da metade dos elementos com acabamento estampado é sempre um excesso, independente de tomar os cuidados necessários.

Alterne estampas de tipos diferentes

Outra dica importante ao misturar estampas é que elas ficam melhor quando são bem diferentes entre si. Isso quer dizer que uma peça com listras grandes combina melhor com uma outra com listras bem pequenas, por exemplo, ou que nem seja listrada, e sim florida ou com bolinhas, e por aí vai. Assim elas tendem a se embaralhar menos, causando então menos confusão visual.

Isso não significa que todas as estampas do ambiente precisem ser muito diferentes umas das outras, mas pelo menos as que estiverem bem próximas, ou, principalmente, se estiverem encostadas.

Deixe as estampas separadas umas das outras

Além disso, outro truque para misturar estampas de um jeito legal é alternar estampas com desenhos lisos. Ou seja, deixar as peças estampadas desencostadas umas das outras.

como misturar estampas - dicas da arquiteta

Então se for criar uma composição de estampas em um conjunto de 3 almofadas, por exemplo, é só colocar uma almofada lisa entre duas com estampa. Ou então fazer uma parede com estampa mas deixar pelo menos as duas que fazem divisa com ela lisas. Também significa não colocar quadros cheios de informação sobre uma parede estampada, por exemplo. Essa é outra forma de impedir que a vista embaralhe, deixando assim a mistura de estampas mais agradável, e valorizando cada uma das estampas.

Ajude o site

Veja também:

2 comentários em “COMO MISTURAR ESTAMPAS NA DECORAÇÃO”

  1. Oi tudo bem?
    Excelente seu Blog e todas as dicas de decoração. Eu vejo a importância de uma boa decoração, por mais simples que seja na hora de tirar fotos pra vender um imóvel. Sempre falo com os clientes sobre isso, as fotos ficam bem mais apresentáveis quando a decoração ajuda e consequente a venda sai mais rápido, vou indicar seu blog pra nossos clientes.
    Abç

    1. Olá, Gislene! Sim, é verdade, a situação dos ambientes interfere muito no impacto que gera nos possíveis compradores. Que bom que gostou das dicas, seja sempre bem vinda, e obrigada pelas indicações que fizer! Abraços e tudo de bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *