COMO PINTAR GRANITO COM TINTA EPÓXI

A tinta epóxi ou resina epóxi é tão resistente e versátil que pode servir para pintar granito, mármore ou bancadas de qualquer material.

Para isso é preciso tomar alguns cuidados no preparo da tinta. E também é importante saber a quantidade de demãos, o tempo para secar e cuidados no manuseio.

Tinta epóxi na bancada

Para renovar a pia de granito, deixando o visual mais uniforme, com uma cor só, não é preciso trocar a pedra inteira. É mais fácil pintar a bancada. Mas para isso não pode ser usada qualquer tinta. É preciso usar a tinta certa para garantir que a bancada não fique descascando facilmente. E isso vale para pias de cozinha ou pias de banheiro.

pintar granito com tinta epóxi

O motivo pela qual a tinta epóxi pode ser usada para pintar bancadas é que ela é muito aderente. Ela gruda facilmente no granito, no metal, e praticamente em qualquer material. Por isso ela é inclusive usada para cobrir azulejos (Veja dicas para pintar azulejos aqui). Então é importante tomar cuidados ao manusear a tinta, como usar luvas e proteger as bordas da pia com fita crepe. Senão fica muito difícil de tirar a tinta dos materiais depois.

E no caso da bancada, que precisa ficar especialmente resistente a umidade, é importante usar tinta epóxi à base de solvente, e acrescentar um catalisador. Devem ser misturadas 3 partes de tinta com cada parte de catalisador. E existem dois tipos de catalisador para tinta epóxi:

  • Catalisador amida: Faz a tinta ficar mais resistente a água.
  • Catalisador amina: Faz a tinta ter mais resistência química.

Por isso no caso de bancadas de granito ou qualquer material, que ficam em contato direto com a água, é melhor usar a amida.

Outra dica é que para aplicar o epóxi na bancada o ideal é usar um rolo, pois o pincel pode deixar algumas marcas.

Demãos e secagem da tinta epóxi

Nessa composição feita para pintar a bancada, a tinta epóxi fica com cheiro bastante forte. Por isso é melhor esperar longe do local até que ela seque completamente. Isso demora de 12 a 48 horas, a cada demão. E são necessárias pelo menos duas demãos, para cobrir a bancada completamente. Nenhuma parte do granito de baixo deve ficar visível.

Passo a passo da pintura da pia

O vídeo abaixo mostra o antes e depois de uma pia de granito que recebeu tinta epóxi, e mostra também todo o processo de pintura. Veja então o passo a passo:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

8 comentários em “COMO PINTAR GRANITO COM TINTA EPÓXI”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *