quarto com luz amarela

LUZ AMARELA OU LUZ BRANCA, QUAL ESCOLHER

Luz amarela e luz branca é o mesmo que se costuma chamar de luz quente e luz fria. Entenda o que significam esses termos e saiba quando usar cada uma delas:

Diferenças entre luz amarela e luz branca

A luz amarela, também chamada de luz quente, é, como o nome diz, mais amarelada do que a luz branca ou luz fria. Esse efeito visual faz com que elas deixem os ambientes mais aconchegantes, já que os objetos ficam menos nítidos. Essa falta de nitidez é inclusive representada por um índice conhecido como IRC, ou “Índice de Reprodução de Cores”, que é menor na luz amarela do que na luz branca. Ou seja, a luz branca deixa os objetos mais nítidos, com suas cores menos distorcidas.

quarto com luz amarela

O que não existe é uma diferença de temperatura propriamente dita entre elas. A luz amarela não esquenta de fato o ambiente mais do que a luz fria. Isso depende mais do tipo de lâmpada usado, independente da sua cor. Lâmpadas dicróicas, por exemplo, deixam os ambientes com a temperatura mais alta do que as lâmpadas led, que não esquentam. (Ver também: “Tipos de Lâmpadas“). Mas existem lâmpadas led amarelas e brancas, e isso não faz diferença nesse sentido. A diferença entre a luz quente e luz fria é apenas uma questão de efeito visual e psicológico.

Onde usar luz amarela e luz branca

As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. Já na sala e nos quartos a recomendação é usar luz quente, para deixar a ambientação mais acolhedora.

No entanto, isso não é uma regra absoluta. Por isso, se a intenção for deixar a cozinha ou o lavabo mais acolhedor, por exemplo, a luz amarela pode ser usada. No final depende apenas do efeito desejado realmente, e também do gosto de cada um.

sala com luz branca

E para amenizar o impacto da luz branca nas salas e quartos, pode ser feita iluminação indireta. Assim as lâmpadas não ficam visíveis, deixando a ambientação mais intimista e confortável mesmo com a cor de luz mais fria. (Veja mais sobre a iluminação indireta aqui).

Pode misturar luz branca e amarela?

Se a intenção for dosar e equilibrar os efeitos da luz branca e da amarela, elas podem ser misturadas no ambiente. Mas para fazer isso e ficar legal é preciso que as luzes estejam bem integradas. Ou seja, não fica bom deixar um canto todo branco e outra parte toda amarela, pois elas acabam ficando muito desconectadas. A mistura da luz branca com a luz amarela pode então ser feita, mas de maneira intercalada.

misturar luz branca e luz amarela

Vídeo sobre luzes brancas e luzes amarelas

Veja no vídeo abaixo vários exemplos de ambientes com luzes brancas ou luzes amarelas, e inspire-se:

Mais vídeos do canal Dicas de Arquitetura aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

2 comentários em “LUZ AMARELA OU LUZ BRANCA, QUAL ESCOLHER”

  1. Parabéns pela matéria! Eu fui pesquisar sobre as sensações e efeitos que a temperatura de cor da luz pode nos despertar. O texto confirmou a impressão que tive ao experimentar luz amarelada, pois senti uma perda de contraste na cor e na nitidez dos objetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *