COMO SABER QUAL É A INCLINAÇÃO DE UM TERRENO

Antes de fazer qualquer projeto, é essencial saber qual a inclinação de um terreno, caso ele seja em aclive ou declive.

Normalmente, quando compramos um terreno, as medidas que temos são a largura e a profundidade do lote. Se ele for plano, tudo bem. Mas se for inclinado, é preciso descobrir qual é essa inclinação. Caso contrário não é possível saber como pode ser feita a construção.

Como descobrir a inclinação de um terreno pela planta

Quando o terreno fica em algum loteamento ou condomínio, é comum que o empreendimento disponibilize a planta do terreno. E nessa planta existem algumas linhas chamadas “curvas de nível”. Essas são na verdade linhas que mostram a altura de cada parte do terreno, por isso elas mostram sua inclinação. Então, para saber que inclinação é essa, basta olhar qual o número que aparece na primeira linha, em uma ponta do terreno, e também qual o número mostrado na última linha, na outra ponta do terreno. A diferença entre esses dois números é a quantidade de metros que o terreno sobe ou desce.

como descobrir a

Com essa medida, já é possível fazer um desenho do terreno visto de lado, e assim o projeto pode ser feito.

Como calcular a inclinação do terreno em porcentagem

Algumas vezes é preciso, além de só saber qual a medida do perfil, calcular qual a inclinação do terreno em porcentagem. Isso é preciso para saber se pode ser feita uma rampa de pedestres ou de carros, por exemplo, que têm inclinação máxima permitida.

Esse cálculo é feito da seguinte forma: Basta saber quanto o terreno sobe a cada metro de comprimento. Ou seja, se em 1 metro de comprimento ele tiver subido ou descido 20cm, significa então que sua inclinação é de 20% (porque 20cm são 20% de 100cm ou 1 metro). O valor da altura a cada metro de comprimento será então sempre igual ao valor da porcentagem. Por exemplo, se a altura mudar 80cm a cada metro, a inclinação é de 80%. Se a altura variar 43cm, a inclinação é de 43%.

inclinação do terreno

E para saber qual a variação da altura a cada metro, é só dividir a altura total do terreno (a diferença de altura entre a parte mais alta e a parte mais baixa) e dividir pela medida de comprimento. O Valor resultante dessa divisão é a altura a cada metro, que é também o valor da porcentagem da inclinação do terreno.

Como descobrir a inclinação de um terreno sem planta

Se não tivermos uma planta do nosso terreno, que é o que costuma acontecer quando o terreno não fica em loteamentos ou condomínios, significa então que não temos as curvas de nível para sabermos quanto ele desce ou sobe. Como fazer nessa situação?

Existem três formas de descobrir a inclinação de um terreno sem nenhuma referência ou medida em mãos:

1. Contratando alguém para medir o terreno

Essa é a solução mais prática, mais segura e também mais cara. Ao contratar um topógrafo para medir o terreno, ele informa todos os detalhes do terreno, inclusive a inclinação. E nesse caso ele mostra a inclinação de cada parte do lote, não só sua inclinação total. Além disso, a análise topográfica mostra onde ficam as árvores, se houver, e pode fazer também uma sondagem do solo, para que o projetista saiba calcular a fundação da estrutura com segurança.

topografia - medindo a inclinação de um terreno

Para situações em que seja preciso saber todos os detalhes, ou quando o terreno é muito recortado e irregular, contratar um topógrafo é essencial.

2. Medindo o terreno você mesmo

Também é possível a um leigo medir a inclinação de um terreno, mas dá trabalho, a precisão é menor e mesmo assim é preciso fazer um certo investimento, pois são necessárias algumas ferramentas.

Os principais instrumentos para medir um terreno é preciso ter uma mangueira de nível, algumas estacas de madeira e uma trena bem grande. De maneira resumida, a inclinação do terreno é descoberta da seguinte forma:

  • As estacas de madeira são colocadas nas duas pontas do terreno, ou então coloca-se várias estacas ao longo do terreno, se ele for muito grande;
  • A mangueira de nível é enchida com água, e esticada de uma estaca até a outra. Dessa forma ela mostra quando dois pontos estão no mesmo nível, pois a água fica no mesmo nível nas duas pontas da mangueira
  • Marca-se nas duas estacas esses pontos, que estão portanto na mesma altura
  • É medida então a distância que sobra desses pontos até o terreno, em cada estaca. Assim se descobre quanto essa altura mudou de uma estaca até a outra.
  • Fazendo isso da primeira até a última estaca, basta somar todas essas diferenças de altura, para saber a altura total.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo para medir o desnível de um terreno você mesmo:

3. Descobrindo a inclinação do terreno pela internet

Outra forma de saber a inclinação de um terreno, talvez a mais fácil de todas, é pela internet, através do Google Earth Pro. O Google Earth existe em uma versão simples, que pode ser acessada por qualquer computador ou celular, no navegador. Mas tem também uma versão para baixar no computador, mais completa e ainda assim gratuita. Essa versão, que é o Google Earth Pro, tem um jeito fácil de descobrir a inclinação de qualquer terreno. Basta seguir os seguintes passos:

  • Instalar o Google Earth Pro no computador.
  • Abrir o programa e localizar o terreno, através do endereço. É só digitar o endereço na barra com uma lupa.
  • Clicar na régua no menu superior, e traçar uma linha do começo do terreno até o final, ou no trecho que se quiser medir.
  • Na caixinha que aparece na tela ao traçar essa linha, clicar na opção “Exibir perfil de elevação”. Ao fazer isso, imediatamente aparecem as informações de inclinação do terreno na parte de baixo da tela, citando a diferença de altura e também a inclinação em porcentagem.
como saber a inclinação do terreno pela internet

Quando a porcentagem é pequena ela pode aparecer como zero (0,0%). Mas nesse caso é só calcular como explicado anteriormente, pela altura que o terreno sobe ou desce a cada metro. Essa medida de altura é o que sempre aparece no Google Earth Pro.

como saber a inclinação de um terreno sem medir

Esse é portanto um dos meios mais fáceis de saber a inclinação de um terreno, e não custa nada.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *